Dicas para aprimorar suas equipes de marketing e vendas

Dicas para aprimorar suas equipes de marketing e vendas

Aprimorar suas equipes de marketing e vendas deve ser um compromisso constante em seus negócios. Afinal, ambas desempenham papéis vitais no crescimento e na lucratividade de qualquer organização.

No entanto, a forma como executam suas funções é o que difere. Por isso, trouxemos este artigo: para ajudar sua empresa a encontrar formas efetivas de aprimorar suas equipes de marketing e vendas.

Quer ver já como tornar suas equipes de vendas e marketing mais efetivas? Então fale com um Especialista em Estratégia Digital da UP2Place!

Assim você pode garantir resultados cada vez mais expressivos. Então vamos lá!

Para aprimorar suas equipes de marketing e vendas, antes é preciso entender os conceitos

Como os departamentos de marketing e vendas são vistos em sua empresa? Você sabe a real diferença entre os dois? Pode parecer óbvio – mas a prática é um pouco mais complexa.

Para tornar essa etapa mais fácil, vamos dividir essas duas palavras e explicar cada uma delas de forma diferente. Assim você terá a base certa para prosseguirmos para o tópico principal deste artigo.

Entendendo o departamento de Vendas

Então vamos lá: Vendas refere-se a um departamento que foca no contato direto. Então aqui o representante comercial envolve o lead em uma abordagem. Tudo para motivar e incentivar a realizar uma compra.

Isso pode ser presencial ou através de uma série de canais digitais que são (ou deveriam ser) explorados por sua empresa:

  • Por telefonema
  • E-mails
  • Redes sociais
  • Chatbots e muito mais

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Como o processo de venda B2B pode ser longo, cada etapa importa. Assim, enquanto se discute em diferentes momentos e dias, seu representante de vendas aprende sobre seu cliente potencial.

Então esse tempo pode ser explorado para conhecer os comportamentos dos clientes, suas preferências, interesses e gostos. Com isso, fica mais fácil entregar os conteúdos certos na hora certa.

Dessa forma, sua empresa pode nutrir esses leads e mostrar-lhes como seu produto é a solução certa para atender às suas necessidades.

Por dentro do Marketing

Já o Marketing é projetado para aumentar a conscientização de uma marca ou produto para os consumidores-alvo ou indivíduos. Por isso, este setor não costuma lidar com pessoas ou clientes diretamente.

Ao invés disso, estes profissionais empregam táticas e métodos que alcançam o maior número possível de pessoas.

Então essa é a grande diferença: Vendas lida diretamente com quem o Marketing se esforçou para trazer. Por isso é tão importante que estes departamentos trabalhem em total sinergia.

Smarketing: o segredo para obter ganhos mais expressivos

Mas nem sempre as equipes de marketing e vendas não trabalham juntas. Em muitas empresas, estes setores operam de forma independente.

Essa atuação gera uma série de obstáculos para quem quer obter resultados expressivos – como:

  • Dados compartilhados imprecisos sobre contas e clientes potenciais
  • Má comunicação entre as duas equipes
  • Diferenças nas métricas utilizadas
  • Inadimplência nos processos
  • Má prestação de contas
  • Diferenças nos relatórios

Por isso, se a sua empresa quer alcançar números realmente expressivos, precisa aprimorar suas equipes de marketing e vendas com foco em uma atuação unificada.

Saiba mais: Aplique o Smarketing e aumente a receita da sua empresa

Inclusive, de acordo com uma pesquisa do setor, o alinhamento adequado entre vendas e marketing pode levar a um salto impressionante de 208% na receita de marketing.

Bem como taxas de sucesso 38% maiores. E uma retenção de clientes 36% melhor.

Certo. Então como posso aprimorar suas equipes de marketing e vendas na prática?

Certamente você deve estar se perguntando isso. Então vamos direto para as dicas:

Reunião de contato

Normalmente, quando as pessoas se conhecem, fica mais fácil colaborar e trabalhar em conjunto. Assim, promover reuniões casuais ajuda a explicar para ambas as equipes por que você está tentando uni-las para trabalhar juntas.

Bem como o que a empresa espera que elas alcancem como resultado do trabalho em conjunto e colaboração. E como isso será implementado.

Assim você lhes dará uma sensação de valor, reconhecimento, sentimento positivo sobre o que está acontecendo. Além de mais empolgação com as oportunidades.

Compartilhamento de objetivos

Fazer boas vendas beneficia os times de vendedores e de marketing, já que isso mostra que seu trabalho também foi bem-sucedido

Então se as equipes de vendas e marketing encontrarem um terreno comum para trabalhar juntas, será mais fácil atraírem mais leads, aumentarem o reconhecimento da marca e obter um faturamento cada vez maior.

Feedbacks efetivos

É importante criar uma política de feedbacks contínuos para aprimorar suas equipes de marketing e vendas.

É importante que o time de Vendas passe qualquer informação sobre como os clientes em potencial estão recebendo as mensagens elaboradas por seu time ou agência de marketing digital.

Pois isso ajuda a criar abordagens que contornam as objeções de vendas.

Saiba mais: Como contornar objeções de vendas e converter mais

Assim, quando a mensagem ressoa positivamente no prospect, ele estará muito mais aquecido e aberto à conversão quando encontrar a equipe de vendas. Então é benéfico para todos os lados.

Estratégias guiadas por dados

É mais fácil para o seu time de vendas fechar um negócio se o cliente-alvo foi bem nutrido. Pois é justamente o conteúdo de marketing é o que atrai clientes e potenciais compradores, além de fazer essa nutrição.

Então esse conteúdo muitas vezes é o primeiro ponto de contato, muito antes de um vendedor intervir. Por isso, é importante aprimorar suas equipes de marketing e vendas, para reforçar sua credibilidade e sua autoridade junto ao mercado:

Saiba mais: Como gerar autoridade de marca em 5 passos

Mas, sem dúvidas, seus vendedores podem contribuir muito com esses insights. Pois passam boa parte do seu tempo interagindo com o cliente, aprendendo quais desafios eles enfrentam e o que eles querem de seus produtos/serviços.

Usando essas informações, seu marketing (ou sua agência) podem criar estratégias mais personalizadas, que direcionem esses problemas e mostrem como sua empresa pode resolvê-los.

Ao segmentar seus principais desejos/necessidades e oferecer soluções para seus desafios neste estágio inicial, você descobrirá que mais leads são gerados por meio de esforços de marketing.

Leia também: Segmentação de clientes: técnicas eficazes para seu negócio

É hora de aprimorar suas equipes de marketing e vendas

Quando suas duas equipes estão unidas em torno de uma meta em comum, ela é alcançada de forma mais expressiva.

Para isso, você pode contar com o suporte da UP2Place. Temos um time de especialistas que ajuda a simplificar tudo: geração de leads até novos negócios.

Comece já ir além de aprimorar suas equipes de marketing e vendas: otimize suas conversões, seu crescimento e a força de sua empresa no mercado.

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