Dicas para aprimorar suas equipes de marketing e vendas

Dicas para aprimorar suas equipes de marketing e vendas

Aprimorar suas equipes de marketing e vendas deve ser um compromisso constante em seus negócios. Afinal, ambas desempenham papéis vitais no crescimento e na lucratividade de qualquer organização.

No entanto, a forma como executam suas funções é o que difere. Por isso, trouxemos este artigo: para ajudar sua empresa a encontrar formas efetivas de aprimorar suas equipes de marketing e vendas.

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Assim você pode garantir resultados cada vez mais expressivos. Então vamos lá!

Para aprimorar suas equipes de marketing e vendas, antes é preciso entender os conceitos

Como os departamentos de marketing e vendas são vistos em sua empresa? Você sabe a real diferença entre os dois? Pode parecer óbvio – mas a prática é um pouco mais complexa.

Para tornar essa etapa mais fácil, vamos dividir essas duas palavras e explicar cada uma delas de forma diferente. Assim você terá a base certa para prosseguirmos para o tópico principal deste artigo.

Entendendo o departamento de Vendas

Então vamos lá: Vendas refere-se a um departamento que foca no contato direto. Então aqui o representante comercial envolve o lead em uma abordagem. Tudo para motivar e incentivar a realizar uma compra.

Isso pode ser presencial ou através de uma série de canais digitais que são (ou deveriam ser) explorados por sua empresa:

  • Por telefonema
  • E-mails
  • Redes sociais
  • Chatbots e muito mais

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Como o processo de venda B2B pode ser longo, cada etapa importa. Assim, enquanto se discute em diferentes momentos e dias, seu representante de vendas aprende sobre seu cliente potencial.

Então esse tempo pode ser explorado para conhecer os comportamentos dos clientes, suas preferências, interesses e gostos. Com isso, fica mais fácil entregar os conteúdos certos na hora certa.

Dessa forma, sua empresa pode nutrir esses leads e mostrar-lhes como seu produto é a solução certa para atender às suas necessidades.

Por dentro do Marketing

Já o Marketing é projetado para aumentar a conscientização de uma marca ou produto para os consumidores-alvo ou indivíduos. Por isso, este setor não costuma lidar com pessoas ou clientes diretamente.

Ao invés disso, estes profissionais empregam táticas e métodos que alcançam o maior número possível de pessoas.

Então essa é a grande diferença: Vendas lida diretamente com quem o Marketing se esforçou para trazer. Por isso é tão importante que estes departamentos trabalhem em total sinergia.

Smarketing: o segredo para obter ganhos mais expressivos

Mas nem sempre as equipes de marketing e vendas não trabalham juntas. Em muitas empresas, estes setores operam de forma independente.

Essa atuação gera uma série de obstáculos para quem quer obter resultados expressivos – como:

  • Dados compartilhados imprecisos sobre contas e clientes potenciais
  • Má comunicação entre as duas equipes
  • Diferenças nas métricas utilizadas
  • Inadimplência nos processos
  • Má prestação de contas
  • Diferenças nos relatórios

Por isso, se a sua empresa quer alcançar números realmente expressivos, precisa aprimorar suas equipes de marketing e vendas com foco em uma atuação unificada.

Saiba mais: Aplique o Smarketing e aumente a receita da sua empresa

Inclusive, de acordo com uma pesquisa do setor, o alinhamento adequado entre vendas e marketing pode levar a um salto impressionante de 208% na receita de marketing.

Bem como taxas de sucesso 38% maiores. E uma retenção de clientes 36% melhor.

Certo. Então como posso aprimorar suas equipes de marketing e vendas na prática?

Certamente você deve estar se perguntando isso. Então vamos direto para as dicas:

Reunião de contato

Normalmente, quando as pessoas se conhecem, fica mais fácil colaborar e trabalhar em conjunto. Assim, promover reuniões casuais ajuda a explicar para ambas as equipes por que você está tentando uni-las para trabalhar juntas.

Bem como o que a empresa espera que elas alcancem como resultado do trabalho em conjunto e colaboração. E como isso será implementado.

Assim você lhes dará uma sensação de valor, reconhecimento, sentimento positivo sobre o que está acontecendo. Além de mais empolgação com as oportunidades.

Compartilhamento de objetivos

Fazer boas vendas beneficia os times de vendedores e de marketing, já que isso mostra que seu trabalho também foi bem-sucedido

Então se as equipes de vendas e marketing encontrarem um terreno comum para trabalhar juntas, será mais fácil atraírem mais leads, aumentarem o reconhecimento da marca e obter um faturamento cada vez maior.

Feedbacks efetivos

É importante criar uma política de feedbacks contínuos para aprimorar suas equipes de marketing e vendas.

É importante que o time de Vendas passe qualquer informação sobre como os clientes em potencial estão recebendo as mensagens elaboradas por seu time ou agência de marketing digital.

Pois isso ajuda a criar abordagens que contornam as objeções de vendas.

Saiba mais: Como contornar objeções de vendas e converter mais

Assim, quando a mensagem ressoa positivamente no prospect, ele estará muito mais aquecido e aberto à conversão quando encontrar a equipe de vendas. Então é benéfico para todos os lados.

Estratégias guiadas por dados

É mais fácil para o seu time de vendas fechar um negócio se o cliente-alvo foi bem nutrido. Pois é justamente o conteúdo de marketing é o que atrai clientes e potenciais compradores, além de fazer essa nutrição.

Então esse conteúdo muitas vezes é o primeiro ponto de contato, muito antes de um vendedor intervir. Por isso, é importante aprimorar suas equipes de marketing e vendas, para reforçar sua credibilidade e sua autoridade junto ao mercado:

Saiba mais: Como gerar autoridade de marca em 5 passos

Mas, sem dúvidas, seus vendedores podem contribuir muito com esses insights. Pois passam boa parte do seu tempo interagindo com o cliente, aprendendo quais desafios eles enfrentam e o que eles querem de seus produtos/serviços.

Usando essas informações, seu marketing (ou sua agência) podem criar estratégias mais personalizadas, que direcionem esses problemas e mostrem como sua empresa pode resolvê-los.

Ao segmentar seus principais desejos/necessidades e oferecer soluções para seus desafios neste estágio inicial, você descobrirá que mais leads são gerados por meio de esforços de marketing.

Leia também: Segmentação de clientes: técnicas eficazes para seu negócio

É hora de aprimorar suas equipes de marketing e vendas

Quando suas duas equipes estão unidas em torno de uma meta em comum, ela é alcançada de forma mais expressiva.

Para isso, você pode contar com o suporte da UP2Place. Temos um time de especialistas que ajuda a simplificar tudo: geração de leads até novos negócios.

Comece já ir além de aprimorar suas equipes de marketing e vendas: otimize suas conversões, seu crescimento e a força de sua empresa no mercado.

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