As empresas estão cada vez mais explorando seus canais de redes sociais para se relacionarem com seus clientes – e a tendência é que isso continue a crescer ainda mais. Por isso é importante conhecer quais são as melhores redes sociais B2B para o se planejamento.
Falando em números: em 2017, 71% de toda a audiência da Internet utilizava redes sociais. Já em 2021, a previsão é que o número total de usuários de redes sociais alcance 3,02 bilhões – e muitos deles são ou podem ser potenciais clientes de sua empresa.
As empresas precisam usar plataformas de redes sociais para entender seus clientes em potencial. Isso ajuda a direcionar seus esforços para as pessoas certas no momento certo.
No entanto, cada plataforma de mídia social é muito diferente e serve a propósitos distintos. Por isso, é preciso entender quais são as melhores redes sociais B2B para auxiliar no crescimento e expansão dos seus negócios.
Listamos a seguir as cinco principais redes para empresas que buscam otimizar suas estratégias de marketing digital integrado e alavancar sua maturidade digital – confira:
1) Facebook
Desde a sua criação, o Facebook evoluiu imensamente suas aplicações para o mercado B2B, com uma série de recursos interessantes – como a segmentação nos anúncios e a possibilidade de fazer anúncios diferentes para públicos distintos.
Só no Brasil, o Facebook alcançou mais de 127 milhões de usuários ativos em 2018. Isso significa que há um forte tráfego de possíveis clientes na rede – e sua empresa precisa estar onde seu público está. Então estes números são um forte argumento para posicioná-lo como uma das melhores redes sociais B2B para fazer negócios.
Tanto que 42% dos profissionais de marketing do setor afirmam que o Facebook é a plataforma de rede social B2B mais eficaz para suas empresas. Isso se deve especialmente à sua maior eficiência econômica em investimentos, a geração de tráfego para o site de sua empresa e os canais de relacionamento contidos na plataforma.
2) LinkedIn
O LinkedIn é uma das melhores redes sociais B2B para as empresas do setor na atualidade. Seu objetivo é proporcionar aos profissionais a oportunidade de se conectarem com outros colegas de seu setor para aprender e crescer juntos – podendo até servir como alavanca para novas oportunidades no mercado.
Para as empresas B2b, é a ferramenta que ajuda a encontrar e atrair exatamente quem corresponde à sua buyer persona, garantindo uma comunicação mais ágil e efetiva – mais de 95% das empresas B2B usam o LinkedIn para fazer marketing de conteúdo.
3) SlideShare
O SlideShare é uma plataforma que permite compartilhar documentos e apresentações e está disponível como recurso dentro do LinkedIn.
Isso permite às empresas B2B utilizarem a plataforma para divulgar suas estratégias de marketing digital integrado através do compartilhamento de infográficos, vídeos, documentos e apresentações.
Hoje o SlideShare concentra mais de 80 milhões de usuários, qualificando-se como uma das melhores redes sociais B2B.
4) Twitter
Com mais de 300 milhões de usuários ativos mensais, o Twitter é uma das melhores redes sociais B2B para acompanhar (e aproveitar) as oportunidades trazidas por acontecimentos e temas que mobilizam as pessoas.
Especialmente porque com a consolidação dos dispositivos mobile como segunda tela, o Twitter concentra a maior parte do tráfego de usuários em eventos com perfil de alta mobilização: episódios de realities, finais de campeonatos, momentos-chave na política nacional e mundial, entre outros.
É por isso que 87% das empresas B2B usam o Twitter para suas ações de marketing de conteúdo. Para que o esforço seja efetivo, é preciso apostar em hashtags relevantes e um amplo número de atualizações para aumentar a visibilidade e a conscientização de sua marca junto ao seu público.
5) Instagram
Com recursos como vídeo ao vivo, marcação de locais e hashtags, as empresas B2B podem aproveitar inúmeras oportunidades de expandir seus negócios com a ajuda do Instagram.
Ele pode não ser uma das melhores redes sociais B2B para a conversão direta de leads, mas pode ajudar a gera-los.
Além disso, é uma poderosa ferramenta de relacionamento com o cliente por permitir mostrar o lado humano da empresa.
As melhores redes sociais B2B são aquelas onde seu público está
Quando utilizadas corretamente, essas plataformas de redes sociais B2B podem impulsionar os negócios de sua empresa e aumentar a visibilidade de sua marca.
Essa é de fato uma das melhores maneiras de conquistar a confiança dos clientes e construir relacionamentos no cenário atual.
Mas para todos os esforços serem efetivos, é preciso contemplar que:
- Sua empresa precisa identificar por onde seu público trafega: não adianta investir tempo e dinheiro em uma rede que não concentra clientes potenciais. Isso significa também que é importante concentrar esforços – não adianta ser atuante em todas as redes, mas replicando o mesmo conteúdo;
- Sua empresa deve trabalhar o tipo certo de conteúdo nas plataformas corretas: cada plataforma tem um perfil de conteúdo que é mais atraente – não adianta replicar apresentações do SlideShare no Instagram, por exemplo.
Produza o conteúdo adequado à mídia para angariar engajamento e resultados em geração de leads.
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