Aumentar a taxa de abertura de e-mails marketing é sempre um ponto de atenção dentro de toda estratégia de Inbound Marketing.
O e-mail marketing funciona como uma poderosa ferramenta de relacionamento e pode ser usada em praticamente todas as etapas do funil de vendas.
Isso porque o e-mail marketing é o tipo de ação totalmente direcionada ao seu público-alvo – por isso gera resultados com rapidez, agilidade e baixo custo.
Mas, para a mágica acontecer, é importante que seus e-mails marketing sejam abertos – ou sua mensagem não chega ao lead ou cliente. E sua estratégia vai por água abaixo.
E o volume de e-mails que as pessoas recebem nos dias de hoje é impressionante: estima-se que as pessoas passem, em média, 13 horas de sua semana de trabalho em suas caixas de entrada.
Então como fazer para se destacar no mar de e-mails que seus leads recebem diariamente – e leva-los por sua jornada de compra até à conversão?
Fique de olho nas dicas que listamos a seguir e divida esse material com seu time de marketing para garantir mais chances de aumentar a taxa de abertura de e-mails marketing de sua empresa.
Para aumentar a taxa de abertura de e-mails marketing de sua empresa, ofereça:
1) Um conteúdo simples e direto
Sua mensagem deve estar voltada para ação que você deseja que seu leitor tenha – sem maiores distrações.
Ofereça informações diretas e sucintas, não queira aproveitar aquele espaço para vender todos os produtos ou serviços do seu portfólio se o call to action daquele e-mail marketing é focado para vender apenas um. Ou você pode perdê-lo.
E comece já pelo assunto: sua empresa tem apenas de 3 a 4 segundos para conquistar a atenção do seu destinatário e fazê-lo abrir seu e-mail.
Dê atenção também ao formato: sua mensagem também precisa ser legível no mobile: hoje em dia cerca de 53% dos e-mails são abertos em dispositivos móveis.
2) Uma abordagem personalizada
A chegada da transformação digital mudou definitivamente a forma como as empresas devem se relacionar com seus clientes.
E, mais do que nunca, as pessoas esperam que as empresas ofereçam abordagens e soluções personalizadas.
Segundo a Aberdeen, os e-mails personalizados aumentam as taxas de clique em 14% e conversões em 10%.
Por isso aposte em listas de e-mails segmentadas, recomendações personalizadas e utilize o nome do destinatário no assunto: as taxas de abertura e cliques aumentam você faz isso, de acordo com HubSpot.
3) Um diferencial criativo
Fuja dos layouts e abordagens padrão: faça algo que se destaque das outras mensagens para aumentar a taxa de abertura de e-mails marketing de sua empresa.
Encontre o tom certo da mensagem de acordo com suas buyer personas (perfis mais formais pedem abordagens mais sóbrias, enquanto perfis mais descolados sugerem uma pegada mais divertida).
Mostre de uma forma diferenciada que sua empresa tem a solução certa para as dores do seu lead – mostrar o valor real do seu produto é a melhor forma de se destacar.
4) Consistência
Seja consistente em sua estratégia de e-mail marketing para garantir uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
Trabalhe as mesmas palavras-chave e mantenha a mesma voz ou persona utilizadas nas mensagens anteriores.
5) Uma frequência cuidadosa
Tão importante quanto a pertinência de suas mensagens é a quantidade de vezes que sua empresa envia e-mails marketing.
Pois uma das coisas que podem trabalhar contra quem quer aumentar a taxa de abertura de e-mails marketing é ser jogado para a caixa de spam.
Sabemos que você não pode (e nem deve) ficar muito tempo sem entrar em contato – no geral, o intervalo ideal é de seis a 45 dias.
Encontrar o período ideal depende da pertinência de sua mensagem – se é uma promoção pontual, que pode estar ligada a uma oportunidade sazonal, por exemplo.
Para acompanhar o sucesso de sua estratégia e checar se sua empresa está conseguindo aumentar a taxa de abertura de e-mails marketing, cheque as métricas.
Aprenda com elas e use-as para fazer todos os ajustes necessários em sua campanha atual ou para as próximas.