Uma das principais vantagens de apostar no marketing digital é a possibilidade de aumentar a geração de leads – e as mídias sociais, quando bem exploradas, podem ser uma excelente ferramenta para isso.
As mídias sociais estão dominando nossos hábitos de informação. Seja o Twitter, Facebook, Instagram ou LinkedIn, as elas são decisivas não só para nossa vida social, mas também para os negócios.
Muitas empresas já perceberam o quanto é importante ter uma presença frequente nas mídias sociais. Não só para vender seus produtos e serviços, mas como um poderoso canal para o relacionamento com clientes.
É por isso que esse artigo traz sete dicas que vão ajudar sua empresa a ter uma presença forte nas mídias sociais e, com isso, aumentar a geração de leads – e de bons negócios:
1) Mantenha-se próximo de quem fala bem de sua empresa nas redes sociais
Ter um perfil ativo e atualizado nas redes sociais é praticamente obrigatório nos dias atuais.
É através dessas plataformas que você pode conhecer as pessoas que compartilham seus posts, mencionam seus produtos – e saber o que estão falando dele.
A dica é agradecer os comentários positivos e acompanhar com atenção os negativos. Observe o tipo de reclamação, o perfil das pessoas que deixam esse tipo de comentário. Todo feedback é válido e pode contribuir para a melhora de seus produtos ou serviços.
2) Estabeleça conexões reais com seus clientes
A principal vantagem de saber o que seus clientes andam falando de sua empresa é a oportunidade de criar e manter um relacionamento estreito e cuidado com eles.
Procure manter a política da boa vizinhança mesmo nos momentos mais complicados, quando há críticas e reclamações.
Tenha em mente que sua principal função ali é a geração de leads, para vender mais e fidelizar esse cliente.
3) Descubra quais são as redes sociais preferidas do seu público
Hoje em dia há opções de sobra e para todos os gostos quando o assunto é rede social.
Mas isso não significa que sua empresa deva atuar em todas elas. O segredo do sucesso aqui é investir mais esforço naquelas que seus clientes realmente estão.
Por exemplo: se o seu foco é fazer negócios B2B, pode obter mais resultados focando no LinkedIn do que no Instagram.
Para descobrir essa informação, aposte em pesquisas – seja pelo Google Forms, nos comentários de uma postagem ou até em um bate papo com clientes já convertidos.
Dessa forma, sua empresa pode criar o conteúdo certo, assim como oferecer produtos e preços mais competitivos.
4) Monitore as mídias sociais constantemente para saber o que estão falando de sua empresa
Agora que você já sabe onde seus clientes potenciais estão, é hora de entender como é o hábito de consumo deles. E como você pode se tornar mais atrativo frente à concorrência.
Faça um monitoramento assíduo e fique de olho: existem muitas oportunidades de geração de leads e negócios que precisam apenas de uma breve intervenção sua para acontecerem!
5) Responda o mais rápido possível as mensagens recebidas
As redes sociais aproximam o consumidor das empresas – para o bem e para o mal.
Se antes as pessoas só podiam ser ouvidas através de ligações para o SAC, hoje em dia é possível falar com as empresas pelos múltiplos canais disponíveis nas redes sociais – e elas querem ser ouvidas.
Por isso seja rápido no retorno: tenha uma equipe sempre atenta às redes sociais de sua empresa – seja do seu próprio time ou de sua agência de marketing digital.
Use os chatbots com sabedoria: eles podem agilizar o processo de comunicação enquanto sua força de trabalho humana atua diretamente na solução do problema.
6) Criatividade no retorno pode ajudar na geração de leads
Em tempos de memes e de “mitar”, uma resposta criativa pode fazer sua empresa expandir sua presença digital a um novo patamar.
Um bom exemplo disso é o Nubank: o time de pessoas que faz atendimento aos clientes é reconhecido pelo bom humor, pelo contato mais próximo e por algumas ações especiais que não só aumentaram a geração de leads – mas também a fidelização à marca.
7) Resolva os problemas de seus clientes ASAP
Como mencionamos acima, o Nubank resolveu o problema de sue cliente da melhor forma possível: enviou um novo cartão e um brinquedo para evitar que a cachorrinha comece outros cartões.
Esse deve ser o foco de sua empresa: solucionar as questões e os problemas que seus clientes compartilharem em suas redes sociais.
Posts plasticamente perfeitos e excelentes call to actions podem rapidamente perder o efeito quando há comentários sem retorno nos perfis.
É preciso dar atenção ao seu cliente: interaja com as postagens, responda suas perguntas, dê atenção às sugestões e críticas de forma ágil e atenciosa.
Dê atenção a cada cliente e crie um banco de críticas. Dessa forma sua empresa pode verificar se existem pontos que recebem críticas mais constantes (e, com isso em mãos, crie soluções para sanar problemas futuros), assim como clientes mais participativos.
Converse com estas pessoas, entenda as suas dores e encontre uma solução que funcione para todos os lados da questão.