Evitar o bad data pode garantir inúmeros benefícios para sua empresa - e o aumento nas vendas é o principal deles.

Bad data: como reduzir isso e aumentar as vendas

Bad data pode ser um pesadelo para empresas que vivem em um mundo cada vez mais orientado para dados. Afinal, a qualidade dos dados tem um impacto profundo no sucesso de uma empresa.

Pois dados imprecisos, incompletos ou desatualizados podem prejudicar os esforços de vendas, dificultando a aquisição, retenção e crescimento geral da receita e de clientes.

Comece já: clique e fale com os especialistas em estratégias digitais da UP2Place!

Por isso, este artigo veio para alertar sobre os perigos de bad data e oferecer dicas para manter os dados de sua empresa cada vez mais acionáveis. Então siga na leitura para saber mais.

Bad data: o que é e por que é tão prejudicial para o seu negócio

O termo refere-se a informações imprecisas, incompletas ou enganosas dentro de um conjunto de dados ou banco de dados. Um problema que pode surgir devido a vários fatores, como:

  • Falha humana ou no sistema
  • Erros de entrada de dados
  • Problemas técnicos
  • Processos de coleta de dados pouco eficientes

Então mesmo que seus dados sejam de alta qualidade no ponto de captura, podem perder a qualidade com o tempo.

Relacionado: Dados em Marketing Digital: descubra o que faz sua estratégia ser bem-sucedida

Então essa queda, que acontece dentro do seu CRM, pode prejudicar o seu banco de dados e tornar os esforços da sua equipe de vendas ineficazes.

Consequências do bad data

  • Oportunidades perdidas: um estudo do setor apontou que o impacto financeiro médio de bad data nas organizações é de R$ 62,5 milhões por ano. Além disso, dados ruins ainda aumentam leads de baixa qualidade, trazem baixas taxas de conversão, reduzem a satisfação do cliente, geram alta rotatividade de funcionários e perda de receita
  • Reputação prejudicada: escrever nomes incorretamente em e-mails, abordar clientes potenciais com nomes errados, oferecer produtos ou serviços irrelevantes e deixar de reconhecer interações passadas devido a dados corrompidos podem irritar ou ofender clientes potenciais ou existentes. Isso quebra a confiança e diminui a fidelidade do cliente
  • Eficiência reduzida: verificar dados, corrigir erros, eliminar a duplicação de entradas, atualizar informações de contato ou procurar informações ausentes pode tirar tempo das atividades de venda
  • Tomada de decisão ineficiente: bad data podem levar a processos de tomada de decisão falhos, pois são baseados em informações imprecisas ou incompletas. Isso pode resultar em estratégias de vendas equivocadas, segmentação ineficaz e oportunidades perdidas de engajar clientes em potencial.

Então como evitar esses cenários? Saiba mais a seguir.

No bad data: dicas para um banco de dados acionável

Siga as dicas a seguir para manter os dados armazenados por sua empresa cada vez mais estratégicos e acionáveis para gerar mais vendas e resultados expressivos:

Defina padrões de qualidade de dados

O primeiro passo é estabelecer critérios claros e consistentes para o que constitui dados bons e bad data. Para isso, determine:

  • Campos obrigatórios
  • Formatos aceitáveis
  • Fontes confiáveis
  • Regras aplicáveis para entrada e atualização de dados

Audite suas fontes de dados

Identifique de onde vêm seus dados, como eles são coletados, armazenados e atualizados e quem é responsável por eles.

Além disso, você também deve avaliar a qualidade e a relevância de suas fontes de dados. Bem como eliminar informações desatualizadas, não confiáveis ou redundantes.

Relacionado: Marketing de performance e o uso de dados para converter mais

Tornar mais fácil para seus clientes em potencial compartilhar seus dados com você também é importante. Então não os sobrecarregue com muitas solicitações e campos para preencher.

Quanto mais simples forem seus formulários de captura de dados, mais fácil será para seus clientes em potencial compartilharem suas informações. E maior a probabilidade de que eles façam isso e permaneçam por perto.

Segmente seus dados

Ter dados limpos é crucial, mas segmenta-los permitirá que você aproveite ao máximo. Para isso, vale agrupar seus dados em categorias significativas com base em critérios como:

Treine e eduque sua equipe de vendas

Forneça treinamento abrangente para sua equipe de vendas e eduque-os sobre a importância da qualidade dos dados. Também é essencial mostrar-lhes como inserir, atualizar e usar dados de forma correta e consistente.

Leia também: Dicas para aprimorar suas equipes de marketing e vendas

Você também deve incentivar a tomada de decisão baseada em dados, treinando sua equipe de vendas para aproveitar os insights de dados para prospecção, qualificação, apresentação e fechamento de negócios.

No bad data, yes sucess

Dados de qualidade não são um luxo, mas uma necessidade para qualquer equipe de vendas que queira atingir e superar as metas de vendas.

Pois a qualidade dos dados pode impulsionar as vendas, melhorar a geração de leads, a gestão de pessoas, o cross-selling e a precificação.

Leia também: Aumente a receita de sua empresa com Cross Selling e Inbound Marketing

Ao seguir essas etapas aqui descritas, sua empresa pode liberar o poder da análise de dados e impulsionar uma melhor tomada de decisões que levam ao crescimento, eficiência e eficácia em vendas.

Gostou deste artigo? Então você também pode gostar destas publicações:

Pesquisar

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

BAIXE O SEU GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS

O Guia Definitivo da Automação de Marketing

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes

Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

Guia de Mídia Paga

Ebook Marketing Digital para Indústrias

Representante de Vendas – Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Posts Relacionados