A data deixou de ser uma exclusividade do varejo pode trazer oportunidades para seu negócio - então saiba como aproveitar a Black Friday B2B!

Black Friday B2B: boas oportunidades para o seu negócio

Você já pensou em promover uma Black Friday B2B em sua empresa? Pois deveria. Afinal, há muito que a data deixou de ser uma exclusividade do varejo.

Por isso, preparamos um artigo com o que você precisa saber para aproveitar ao máximo a maior oportunidade de vendas do ano, o quanto antes.

Como é uma Black Friday B2B?

Você já conhece a Black Friday explorada pelo varejo. Pois este é um dos dias de compras mais movimentados do ano.

A data começou nos Estados Unidos – mas logo conquistou o mundo todo. Além disso, ganhou desdobramentos, como a Cyber Monday e a Cyber Weekend.

Dessa forma, deixou de ter um foco exclusivo no varejo e passou a incluir a alta demanda de pesquisa e compras online também no B2B.

Mas a informação mais importante que você precisa saber sobre a Black Friday B2B é: em 2020 a data mobilizou um faturamento de R$ 5,1 bilhões.

Números que mostram a importância de conhecer bem o seu consumidor e explorar a data como uma grande oportunidade de negócios para a sua empresa.

Por que a Black Friday B2B é importante para as empresas do setor?

A Black Friday sempre foi um grande dia para compras no varejo. Mas muitas empresas B2B descobriram como isso também poderia impactar positivamente suas vendas e receitas.

Então, como a Black Friday B2B pode trazer bons resultados para empresas como a sua? Aqui estão quatro bons motivos para fazer isso acontecer:

1) Grandes oportunidades de vendas

O natal não costuma ter um apelo muito comercial no setor B2B. Por outro lado, janeiro costuma ser um mês delicado para a maioria das empresas, em termos fiscais.

Por isso, a Black Friday B2B pode ser uma boa oportunidade para as empresas B2B obterem um aumento substancial de novos leads e clientes.

Oferecer um desconto durante a Black Friday (ou até por um período maior) podem fazer sua empresa vender significativamente mais do que aquelas que não oferecem. Especialistas apontam um volume que pode chegar a uma receita seis vezes maior.

2) Data com alta atenção por parte da mídia e do consumidor

Atualmente, a Black Friday e o Cyber Weekend já fazem parte do calendário promocional anual.

Assim, sua empresa não precisa investir rios de dinheiro para promover a data. Afinal, já há uma reputação estabelecida e tudo o que sua empresa precisa fazer é promover a oferta certa com as mensagens certas.

Por isso, é essencial ter uma estratégia de marketing digital integrado sob medida para o período. Aqui estão algumas sugestões de ações:

  • Mídias sociais: além dos posts, considere fazer parcerias com influenciadores em sua área para ajudar a promover suas ofertas;
  • Publicidade de exibição: aposte na rede de display do Google para divulgar sua Black Friday B2B em portais e sites especializados, o que pode atrair audiência mais qualificada;
  • E-mail marketing: aposte na da segmentação para garantir que seus clientes estejam recebendo conteúdo relevante para eles;
  • Programas de fidelidade: considere a ideia de oferecer recompensas, como pré-visualizações de venda VIP ou vendas estendidas para manter seus clientes atuais felizes.

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3) Potencial expansão da sua base de clientes

Nós sempre dizemos isso, mas é verdade: quem não ama um desconto? Pois essa é uma tática comprovada.

Por conta da popularidade dessa estratégia, a Black Friday B2B tem um alto potencial de impacto positivo no crescimento da receita de novos clientes.

Essa é uma oportunidade de aumentar o faturamento em um curto espaço de tempo. Além disso, também permite expandir sua base de clientes a longo prazo. Lembre-se: retenção é a chave.

4) Maior valor de vida do cliente

Falando em retenção de clientes, os clientes da Black Friday B2B podem se sentir mais inclinados a se tornarem clientes fiéis. Especialmente se sua empresa oferecer um bom negócio para o seu produto ou serviço.

Além disso, eles provavelmente estarão menos propensos a cancelamentos, para evitar o risco de não obter o mesmo nível de desconto novamente. Isso amplia o Ciclo de Vida dos seus clientes, trazendo diversos benefícios.

Como se preparar para a Black Friday B2B

Certo, então o que isso significa para negócios B2B como o seu? Bem, agora você sabe os benefícios claros de explorar a data. Então, é hora de elaborar um plano para agir.

Por isso, listamos aqui nossas principais dicas e táticas sobre como se preparar para a Black Friday B2B:

Segmente seu público

É importante ter em mente que sua base de clientes não pode ser colocada sob o mesmo guarda-chuva.

Então personalize seus descontos para perfis específicos de cliente. Assim você potencializa suas chances de obter mais receita,

O ideal é dividir seus clientes em segmentos, com base em seus status dentro da jornada do cliente. Por exemplo:

  • Testaram seu produto, mas nunca compraram;
  • Entraram no checkout mas não efetivaram a compra;
  • Estão estacionados em ciclos de vendas longos;
  • Clientes existentes;
  • Novos clientes.

Para colocar isso em prática, você pode criar fluxos automatizados de e-mail marketing para cada segmento. Assim como fazer anúncios e/ou landing pages diferentes.

Considere diferentes estilos de campanhas

Este é seu primeiro ano na Black Friday B2B? Ou seu negócio é recém-lançado? Nesses casos, talvez você não saiba ao certo o que vai funcionar ou não.

Por isso, vale apostar na experimentação. Então, além de criar campanhas variadas para diferentes segmentos de clientes, experimente diferentes estilos de campanhas também.

Por exemplo, a duração da sua campanha. Você pode estender sua Black Friday por uma semana ou um mês.

Crie landing pages específicas para a Black Friday B2B

Estas páginas devem ser altamente visuais, com chamadas para ação que enfatizam que o desconto que sua empresa está oferecendo é uma oportunidade única no ano.

Além disso, explore isso em suas redes sociais e promoções do Google Ad. Assim seus clientes estarão “aquecidos” sobre o que esperar de sua empresa na data.

Outra dica principal: coloque uma contagem regressiva na landing page. Assim você cria um senso de antecipação e urgência mais próximo do tempo.

Retenha clientes – antigos e novos

No final do dia, o desconto perfeito – Black Friday B2B ou não – se resume a entender seus clientes. Assim como o que sua empresa representa para eles e a vontade de fazerem negócios com você.

Isso conta para capturar clientes potenciais e clientes existentes. Isso mesmo: enquanto a Black Friday é tipicamente conhecida como um meio de adquirir novos clientes, você precisa garantir que seus clientes existentes se sintam valorizados também.

Aqui estão três ideias para fazer exatamente isso:

  1. Ofereça descontos para upgrades ou complementos: uma maneira fácil de incentivar seus clientes existentes a atualizar seus contratos atuais;
  2. Considere onde aplicar seu desconto: algumas empresas B2B oferecem descontos da Black Friday B2B em cobranças de renovação subsequentes, bem como para o checkout;
  3. Crie uma janela de tempo maior para clientes: oferecer uma condição exclusiva para clientes existentes ou novas inscrições de e-mail é uma forma de recompensar a lealdade antes da data em si.

Prepare-se para fazer a mágica da Black Friday B2B acontecer

É essencial garantir que seu processo de pagamento e faturamento estejam em pleno funcionamento nesta data, assim como sua página na internet esteja preparada.

Afinal, a última coisa que você precisa é de cupons de descontos que não são aceitos, equipe mal treinada para negociar ou um site fora do ar.

Além disso, a UP2Place Digital pode ajudar sua empresa a elaborar estas e outras ações de curto prazo para fazer sua empresa vender mais, crescer mais e ter resultados cada vez mais expressivos.

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