Clubhouse para empresas: um convite para fazer negócios

Descubra como explorar o Clubhouse para empresas como a sua e conheça todos os benefícios de apostar desde já nessa nova rede social.

Mal a rede social surgiu no horizonte e muita gente já se pergunta sobre a aplicação do Clubhouse para empresas e como isso pode ser um convite aos negócios.

Aliás, se o assunto é Clubhouse, você só tem três alternativas:

  • Você está nela,
  • Está procurando por um convite,
  • Você está em outro planeta.

Afinal, essa nova rede social, lançada em 2020 de uma forma bastante discreta, explodiu nas últimas semanas. Com todo o buzz ao redor, vem conquistando cada vez mais adeptos.

Então eis aí a grande questão: se a grande maioria das pessoas mal conseguiu entrar na rede social e sabe como operá-la, como saber os reais resultados de apostar no Clubhouse para empresas?

É por isso que preparamos este artigo. Aqui está o que você precisa saber sobre o Clubhouse. Siga na leitura e entenda como a rede pode ser relevante para sua empresa e para os seus clientes.

Clubhouse para empresa: como isso funciona?

Muitos encaram esta nova rede social como um concorrente do Twitter. Já outros o veem como um conceito totalmente diferente.

Mas o Clubhouse é um aplicativo de mídia social que tem uma proposta de valor exclusiva e atraente: estimular o diálogo entre pessoas (e empresas) em temas específicos de interesse.

Pense no Clubhouse como uma plataforma que une transmissão ao vivo e podcasts. Sendo assim, os usuários do aplicativo Clubhouse podem entrar ou criar salas de bate-papo com foco em uma ampla variedade de tópicos.

Todas as conversas são apenas em áudio, o que dispensa grandes aparatos técnicos. Dessa forma, é possível poupar tempo e a  preocupação com luzes e cenários que acontece ao fazer lives no Instagram – que segue sendo uma das grandes tendências do marketing digital.

O Clubhouse oferece um formato de evento virtual em grande escala: estima-se que a rede já conte com mais de 2 milhões de usuários ativos mensais.

FOMO + exclusividade: o segredo do sucesso do Clubhouse para empresas

A qualquer momento, existem alguns milhares de salas na plataforma. Nelas encontramos pessoas de todo o mundo conversando sobre diferentes assuntos, profissões e interesses. O elemento de voz do Clubhouse é semelhante aos podcasts, que são reproduzidos sob demanda.

Só que a natureza duradoura do conteúdo do Clubhouse para empresas atua no FOMO (“fear of missing out”ou algo como “medo de estar perdendo algo”). Afinal, as conversas do Clubhouse são ao vivo e não são gravadas para reprodução. Então, se você não está em uma sala do Clubhouse, vai perder o que está acontecendo.

Outra questão importante é o caráter de exclusividade da rede, por conta de dois pontos-chave:

  • No primeiro momento, a disponibilidade da rede manteve-se exclusivamente focada em usuários de iPhone;
  • Para ter acesso à rede, era preciso receber um convite ou ter alguém já inserido no Clubhouse para ser “puxado” para a rede.

Além disso, o Clubhouse torna mais fácil para as pessoas se encontrarem e se reunirem, tornando possível se conectar com pessoas que você ou sua marca não teriam a chance de encontrar ou falar.

Isso pode ser uma grande oportunidade para acessar leads estratégicos para sua empresa e falar sobre parcerias,  investimentos, influências e negócios. Vamos nos aprofundar nisso no próximo tópico.

Como explorar o Clubhouse para empresas como a sua?

Pegando o gancho deste último bloco: se você for convidado para o aplicativo Clubhouse, isso já pode ser uma grande vitória para o seu negócio. Mas existem alguns benefícios estratégicos de se tornar early adopter da rede – veja abaixo:

Ampliação de network

Um dos maiores atrativos do Clubhouse para empresas é a oportunidade de se conectar com alguns dos líderes empresariais e empreendedores mais proeminentes do seu setor.

Ao selecionar seus temas de maior interesse, você pode acessar salas com uma série de personalidades de sua indústria. Então basta apertar o botão com a mãozinha estendida: você pode interagir com este grupo seleto, causar uma boa impressão e estreitar laços. Tudo de uma forma mais prática e acessível do que uma abordagem pelo LinkedIn.

Com o Clubhouse, você e sua empresa podem criar novas conexões de negócios. O momento é muito propício: a plataforma é nova, por isso conta com baixa diluição e grande alcance. Lembre-se: investir tempo no Clubhouse para empresas agora é como ser uma das primeiras empresas listadas no Twitter ou Facebook.

Assim você será capaz de construir uma presença digital na rede que seus concorrentes simplesmente não conseguirão acompanhar.

Construção de autoridade com o suporte do Clubhouse para empresas

O Clubhouse também proporciona o espaço para você se posicionar como um líder inovador e autoridade no assunto. Além disso, é uma boa forma de colher insights para nortear sua estratégia de marketing de conteúdo.

Por isso, o ideal é começar este trabalho o quanto antes. Invista tempo e esforço se posicionando como um especialista desde já. Dessa forma, você vai começar a criar uma fanbase, que tende a aumentar cada vez mais, conforme mais pessoas conseguirem acesso à rede.

Humanização das marcas

Pensar no Clubhouse para empresas envolve também uma nova maneira de humanizar seu negócio para seu público.

O aspecto da nota de voz do Clubhouse torna as interações na plataforma mais pessoais e espontâneas. Afinal, a entonação, inflexão e emoção transmitidas pela voz permitem que captar nuances e formar conexões mais humanas e empáticas com o seu público.

Como você pode ver, existem muitas vantagens em explorar o Clubhouse para empresas. Vale lembrar que esta é só mais uma das ferramentas a ser explorada dentro do marketing digital. Existem muitos recursos que podem ajudar seu negócio a obter resultados expressivos em crescimento e vendas.

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