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Como as empresas podem reagir à crise com estratégias digitais

Como as empresas podem reagir à crise com estratégias digitais

Como as empresas podem reagir à crise com estratégias digitais: Você já sabe muito bem que a COVID-19 está transformando a nossas vidas e as empresas terão que adaptar a uma nova forma de atuação.

As mudanças afetam todos os setores da sociedade e todos os segmentos de negócios. É nesse cenário de incertezas as organizações precisam encontrar novas formas de relacionar com seu público e manter-se em pleno funcionamento.

Manter o relacionamento com seus clientes e os seus negócios operando não é tarefa corriqueira e demanda novas habilidades para toda sua empresa.

Reagir à crise com estratégias digitais: Como fazer?

Em época de COVID-19 o digital é o principal canal da sociedade

Em meio à transformação que estamos vivendo, o digital tem sido o principal canal da sociedade, seja para entretenimento, buscar informações, desenvolver novas habilidades, buscar alternativas para o dia a dia, manter o corpo em forma, se comunicar com a família e com colegas de trabalho, fazer negócios e muitas outras coisas que têm impactado nossa vida durante estes dias.

As empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes tiveram que mudar seu “mindset” e adotar medidas, processos e ferramentas que, até então, eram desconhecidas e pouco relevantes para a sobrevivência dos negócios.

O fato é que tudo mudou muito rapidamente e todos nós fomos pegos de surpresa e obrigados a nos adaptar a essa nova realidade!

Listamos abaixo 10 pontos que as empresas e as pessoas tiveram que se adaptar, praticamente do dia para noite:

  1. Trabalhar em home office
  2. Cuidar das crianças enquanto estamos trabalhando
  3. Lavar as mãos e utilizar álcool gel com mais frequência
  4. Lidar com um novo medo e ansiedade
  5. Fazer reuniões virtuais
  6. Ficar confinado dentro de casa
  7. Renegociar contratos e reduzir custos
  8. Comprar apenas o essencial
  9. Buscar novas forma de entretenimento
  10. Nova abordagem de relacionamento e vendas

Os gestores de empresas, na sua grande maioria, já implementaram muitas ações essenciais e já estão vendo que, apesar de tudo, podem acelerar a transformação digital em suas empresas – neste aspecto, o atendimento ao cliente online é essencial e precisa ser pensado para encantar o cliente.

Muitas organizações já estão considerando implementar o home office mesmo depois da crise. Fazer reuniões por videoconferência (call) já entrou para o dia a dia, discutir planos de ação com frequência e velocidade, implementar novas ferramentas de gestão, novas abordagens para o marketing e vendas são prioridades – isso para citar apenas algumas das muitas outras decisões que já estão sendo tomadas.

E a boa notícia é que com o uso adequado das tecnologias, como computação em nuvem, permitem a redução de custos, além das demais facilidades e benefícios oferecidos por uma estratégia digital personalizada e estruturada adequadamente.

Neste momento, as empresas que já possuem uma estrutura e presença digital atuante estão ajustando seu posicionamento, implementando ações com forte presença de marca, criando conteúdos de engajamento, gerando benefícios, ou seja, estão fortalecendo o relacionamento como seus clientes e prospects para que possam gerar vendas no curto e no médio prazo.

Empresas com pouquíssima ou nenhuma presença digital, estão discutindo como iniciar a transformação digital para o marketing e vendas – já que estas estão certamente passando por momentos mais complicados por não terem um canal digital para relacionar-se com seus clientes e prospects.

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Mas, afinal, quando sua empresa deve começar a presença digital?

A nossa posição como especialistas no digital é que a hora é agora -, pois quanto mais postergar a decisão mais difícil será!

Vamos lá, como reagir à crise com estratégias digitais?

Sabemos que existem diversos outros desafios nesse momento, desde o mais simples até os mais complexos – como não quebrar. Entretanto, existem ações que você pode implementar de forma mais rápida e simples e outras, mais estruturadas, que demandam uma estratégia de médio e longo prazo.

Listamos abaixo algumas ações que você pode implementar no curto prazo (hoje):

  1. Se possui um cadastro de emails dos seus clientes ou prospects utilize-o para enviar conteúdos (exclusivos) de relacionamento e informação;
  2. Habilite novos canais de comunicação, com ferramentas como WhatsApp, Chat Online, Messenger, Direct, etc. – seja para relacionamento ou vendas;
  3. Ofereça benefícios para seu público-alvo, sejam descontos ou ofertas que ajudem a decisão de compra, experimentações, possibilidade de primeiro contato com seu produto ou serviço, gere experiências e crie desejos;
  4. Discuta com sua equipe o que sua empresa pode fazer pelo seu público-alvo e crie empatia;
  5. E o que mais?

Além dessas ações de curto prazo, citadas acima, é importante iniciar estratégias digitais estruturadas que irão tratar ações de curto, médio e longo prazo, como:

Inbound Marketing
Eficiente estratégia para atrair e conquistar clientes, resgatar clientes inativos, bem como fortalecer sua marca.

Estratégia Funil de Vendas em Y
Integração das estratégias de Outbound e Inbound marketing.

Representante de Vendas Digital
Estratégia exclusiva para segmento B2B, seja para aumentar receita ou reduzir custos com vendas.

Account Based Marketing
Específica para atingir clientes pré-determinados, com conteúdos e campanhas personalizados.

Todas estas estratégias passam por estas 3 etapas:

Enfim, esperamos que este conteúdo tenha contribuído com este momento de enormes desafios – acesse outros conteúdos relevantes aqui. E se você entende que precisa dar o próximo passo fale com a gente!

Com ampla experiência em Transformação Digital para marketing e vendas nosso diferencial é o conhecimento em negócios, processos, tecnologias e estratégias digitais para melhorar os resultados de negócios da sua empresa.

Transformamos sua empresa com um consistente posicionamento digital, integração entre as áreas comercial e marketing através de tecnologias como RDStation, Pipedrive, Salesforce, HubSpot, SAP CRM, Oracle CRM, Totvs, Google, entre outras.

Por isso colocamo-nos à disposição para apoiar você e sua equipe na superação dos desafios de trabalhar em home office, mantendo o desempenho e sem comprometer os processos de marketing e vendas da empresa.

Para contribuir com sua empresa, é essencial uma avaliação da sua atual Estratégia Digital, quando será possível identificar a estratégia que melhor atenderá aos seus objetivos de negócio.

Agora que você sabe como as empresas podem reagir à crise com estratégias digitais. Quanto antes sua empresa traçar um plano personalizado, mais rapidamente atingirá os resultados desejados. Solicite uma análise gratuita e descubra quais as ações mais indicadas para seus negócios neste momento sensível. Fale com nossos especialistas e aumente suas vendas!

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