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Buyer Personas aumentam o ROI de sua empresa – saiba como!

Buyer Personas aumentam o ROI de sua empresa – este é um dos motivos pelos quais é tão importante que sua empresa tenha estes perfis bem definidos.

Se a sua empresa investe em Inbound Marketing, você certamente já esbarrou nesse conceito e sabe que essa definição é importante para a sua estratégia.

Tanto que algumas empresas chegam a investir até US$ 120 mil na construção de suas Buyer Personas – então mensure o retorno que elas devem obter com isso.

Então veja a seguir como definir as Buyer Personas corretamente aumenta o ROI de sua empresa.

Por que as buyer personas são importantes?

Não custa repetir: desenvolver buyer personas é uma tarefa essencial para estabelecer uma estratégia de inbound marketing bem-sucedida.

Pois as personas do comprador fornecem uma série de insights diferentes sobre seus clientes que ajudarão você a entender melhor seu público-alvo.

Geram insights

As buyer personas informam onde seu público busca informações e gasta seu tempo.

Então isso ajuda sua empresa a segmentar onde compartilhar seu conteúdo, como canais sociais, por e-mail, em seu blog e muito mais.

Fornecem informações demográficas

Informações demográficas, como localização, faixa etária e nível de educação, ajudam seu time de marketing (ou sua agência de marketing digital) a entender melhor seu público principal.

Dessa forma, é mais fácil fornecer conteúdo apropriado de maneira mais eficaz. Lembre-se, é tudo sobre o conteúdo certo no momento certo.

Revelam pontos problemáticos

As buyer personas são particularmente úteis para definir pontos problemáticos e desafios específicos para os quais seu público está procurando ajuda.

Assim, você pode se posicionar à frente do jogo e fornecer melhores soluções para os problemas do seu público.

Esclarecem pontos de hesitação

As buyer personas aumentam o ROI porque também trazem à tona objeções e hesitações comuns que os clientes em potencial podem experimentar.

Leia também: Pesquisar objeções Como contornar objeções de vendas e converter mais

Então ao considerar essas questões ao analisar suas personas, você estará melhor preparado para abordá-las com clientes reais.

Apontam detalhes objetivamente

Entender os objetivos de longo e curto prazo do seu público ajudará você a preencher melhor suas necessidades agora e no futuro.

Pois ao entender o que seus clientes querem alcançar, você pode moldar suas soluções para ajudá-los a chegar lá.

As Buyer Personas aumentam o ROI  – e alavancam números positivamente

Recentemente vimos o case de uma empresa de gestão de dados – um bom exemplo de como Buyer Personas aumentam o ROI quando são bem definidas.

Leia também: Como criar Buyer Personas e gerar mais negócios para sua empresa

Seus investimentos em uma definição bem fundamentada de Buyer Personas – e o bom uso em ações de inbound marketing – trouxeram resultados altamente positivos, como o aumento de:

E o que gerou estes números tão expressivos?

Certamente o conhecimento gerado pelas Buyers Personas garantiu um nível de pertinência nas abordagens que conquistou cada lead.

E é justamente essa junção sobre falar a coisa certa para a pessoa certa que contribuiu para que os leads se convertessem em clientes.

Sem um conteúdo relevante, construído com base nas motivações por trás do comportamento de compra, seria só mais um e-mail marketing – a caminho da caixa de spam.

A importância das Buyer Personas a cada fase da jornada de compras

Se estamos falando sobre como Buyer Personas aumentam o ROI de sua empresa, precisamos mencionar sua influência em cada etapa da jornada de compras.

Cada Buyer Persona traz uma série de percepções sobre seus leads potenciais.

Tudo isso pode ser obtido através da definição correta das Buyer Personas – e é justamente esse conhecimento que dá à sua empresa uma vantagem competitiva frente à concorrência.

Isso porque quando sua empresa mostra que consegue resolver problemas específicos de um lead potencial, cria engajamento sustentável.

Essa é uma das grandes vantagens das Buyer Personas: quando você “conhece” sua persona, pode personalizar seu conteúdo para mostrar aos potenciais leads porque sua empresa é a melhor opção para resolver os seus problemas.

Onde sua empresa vê o ROI

O crescimento de um negócio de sucesso depende fortemente do estabelecimento de um retorno sobre o investimento (ROI) sustentável.

Por isso, definir suas buyer personas é essencial: isso economiza uma enorme quantidade de recursos para sua equipe de marketing e vendas.

Escrever conteúdo com as buyer personas em mente ajuda seu time a entregar a um público específico. Além de produzir material de maior qualidade que fornece mais valor ao longo de toda a jornada do comprador.

Usar buyer personas para entender os pontos problemáticos do seu público permite que você direcione esses problemas em seu conteúdo e forneça informações valiosas como soluções.

Dessa forma, seus clientes ideais sempre recorrem ao seu site quando estão procurando respostas.

Além disso, entender as buyer personas permite que você otimize melhor os caminhos de conversão de várias maneiras, como:

Então a familiaridade com os objetivos e motivações das buyer personas pode ajudar sua equipe a moldar estratégias de vendas mais eficazes para públicos específicos.

Pois se você sabe o que motiva seus leads e prospects, pode descobrir como movê-los de forma eficiente através do seu funil de vendas.

O desenvolvimento da buyer persona unifica o foco das equipes de marketing e vendas, para que elas saibam exatamente para quem direcionar seus esforços e como fazê-lo de forma eficaz.

Pois usar buyer personas faz com que essas duas equipes podem trabalhar juntas para desenvolver uma única estratégia central para atender às metas de crescimento do seu negócio.

Buyer Personas aumentam o ROI – porque são sobretudo pessoas

A transformação digital trouxe consigo uma grande valorização das abordagens personalizadas. Pois, mais do que nunca, as empresas precisam mostrar aos clientes que estão sempre atentas às suas dores, momentos e necessidades.

E as Buyer Personas são um grande auxílio para sua empresa fazer um bom trabalho nesse sentido.

Por que? Basicamente porque através delas sua empresa consegue trabalhar um amplo universo de leads potenciais e trabalhar os conteúdos e abordagens a cada etapa do funil de vendas de uma forma simplificada.

É possível oferecer uma abordagem personalizada – mas sem a necessidade de um contato direto com cada lead a cada momento.

Isso otimiza o tempo de sua equipe, que pode investir seus esforços nos leads certos e atuar de forma precisa no momento de decisão de compra.

Esse conhecimento, quando aplicado dentro de uma estratégia de inbound marketing, pode gerar resultados únicos. Pode impulsionar o ROI de sua empresa.

E tudo isso vem quando toda essa estratégia vem de uma base sólida: Buyer Personas bem definidas.

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