Como identificar o público-alvo certo do seu negócio

Descubra como identificar seu público-alvo e como alcançá-lo com as dicas de nossos especialistas neste artigo.

Saber como identificar o público-alvo certo do seu negócio é essencial: permite que você concentre seus esforços de marketing e minimize as chances de sua campanha de marketing falhar.

Mas como identificar seu público-alvo? Como alcançá-lo? Foi para responder estas e outras perguntas que nossos especialistas prepararam este artigo. Então siga na leitura e saiba mais.

Público-alvo: definição e prática

Público-alvo é como chamamos um grupo de consumidores que seu negócio deve segmentar, através de campanhas de marketing, para gerar vendas para um determinado produto ou serviço.

Por isso, deve representar com precisão os consumidores que são mais propensos a comprar esse produto ou serviço específico.

Para isso, você deve explorar dados como dados demográficos, interesses e histórico de compras. Além disso, pode ainda incluir localização, idade, emprego, nível de educação, nível de renda anual, entre outros.

As empresas também usam o “público-alvo” para definir suas personas ou clientes ideais. No entanto, um perfil ideal de cliente ou público-alvo é ainda mais específico do que o público-alvo.

Saiba mais: Perfil de cliente ideal (ICP) – qual é o certo para sua empresa?

Benefícios de identificar o público-alvo certo do seu negócio

Agora que nos aprofundamos sobre o que é um público-alvo, vamos ver por que é importante encontrá-lo e identificá-lo.

Um dos principais motivos de identificar seu público-alvo é saber onde executar e colocar suas campanhas de marketing para ver os melhores resultados.

Por exemplo: se você sabe que seu público-alvo passa a maior parte do tempo no LinkedIn, não faz sentido perder tempo no Twitter.

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Outro ponto estratégico: conhecer seu público-alvo simplifica sua busca por palavras-chave mais eficazes.

Como já falamos aqui em nosso blog, a pesquisa de palavras-chave é crucial para criar conteúdo e quaisquer campanhas de publicidade paga que você usará para promover suas ofertas.

Isso também permite otimizar seu marketing de conteúdo, fundamental para converter visitantes e seguidores em clientes fiéis e recorrentes.

Além de ajudar a refinar suas ofertas atuais e desenvolver ofertas futuras que coincidam com os interesses do seu público.

Como identificar o público-alvo certo do seu negócio

Confira a seguir seis etapas essenciais para ajudar a determinar seu público-alvo – e garantir mais sucesso para sua estratégia de marketing digital integrado:

1) Segmente seu público

O primeiro passo para identificar o público-alvo certo do seu negócio é segmentá-lo em diferentes grupos específicos – como hábitos de compra, por exemplo.

Você também agrupá-lo com base em dados demográficos e psicográficos do público-alvo.

Leia mais: Segmentação de clientes – técnicas eficazes para seu negócio

2) Faça pesquisa de mercado

Dessa forma, você terá uma imagem melhor de quantos concorrentes seu negócio tem e os concorrentes mais fortes. Além de ajudar a identificar quais são as lacunas existentes no mercado.

Dessa forma, você pode obter insights estratégicos para encontrar uma proposta de venda única para sua oferta e moldar sua posição no mercado.

3) Realize uma boa análise da concorrência

O próximo passo para identificar o público-alvo certo do seu negócio é analisar o que seus concorrentes estão fazendo.

Aproveite para observar o que está faltando no marketing deles enquanto faz isso, quais lacunas estão em aberto.

Assim, sua agência de marketing digital pode criar ações e campanhas centradas na lacuna existente e em como seu produto resolve isso.

Vá além: Contratar IA ou uma agência de marketing digital? Saiba a resposta

4) Analise as tendências do setor

Além de também ajudar a identificar lacunas que seu produto ou serviço pode preencher e aprimorar o valor exclusivo de seu produto, essa análise pode contribuir na hora de determinar flutuações nas oportunidades de negócios.

Assim fica mais assertivo ajustar suas estratégias de marketing de acordo. Por exemplo, se você tiver um produto sazonal popular na época do Natal, poderá começar a lançar suas campanhas de marketing por volta da Black Friday.

5) Fale com seu público

Colete mais dados – mas como? É fácil: converse com seu público atual – seja nas mídias sociais ou com seus assinantes de e-mail.

A maneira mais fácil é pedir que eles preencham uma pesquisa para ajudá-lo a saber mais sobre eles e seus interesses. Como um breve questionário no Google Forms no link dos seus Stories ou enviado por e-mail.

Mas também é possível identificar o público-alvo certo do seu negócio simplesmente acompanhando suas postagens e comentários em seu perfil. Isso pode revelar muito sobre o que motiva suas decisões de compra.

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Mas vá além: use a escuta social para monitorar diferentes plataformas de mídia social em busca de menções à sua marca, seus produtos, concorrentes e muito mais.

6) Interprete os dados

Depois de fazer toda essa pesquisa, você terá muitos dados na ponta dos dedos. Então o que fazer com tudo isso?

Leia mais: Marketing de performance e o uso de dados para converter mais

Explore estas informações estratégicas para obter uma imagem clara do seu público-alvo, suas preferências, hábitos, informações demográficas e dados psicográficos. Com isso sua empresa poderá:

  • Identificar padrões para segmentar ainda mais seu público
  • Criar campanhas de marketing altamente direcionadas
  • Desenvolver personas
  • Determinar propostas de valor

Como alcançar o público-alvo certo do seu negócio?

Então você descobriu como identificar o público-alvo certo do seu negócio. Agora precisa saber como alcançá-lo. Para isso, explore diferentes mídias e plataformas, como:

  • Redes Sociais: concentre-se nas plataformas de mídia social que você sabe que seu público está usando. A maioria delas já permite veicular anúncios segmentados com base em vários dados demográficos e interesses.
  • Marketing de Conteúdo: explore o recurso para estabelecer autoridade e credibilidade. Além de melhorar seu SEO e alcançar públicos que estão na fase de pesquisa de sua jornada de compra.
  • E-mail marketing: campanhas de e-mail podem oferecer um retorno significativo sobre seu investimento à medida que você está comercializando sua oferta para um público quente – pessoas que se envolveram com seu conteúdo e entregaram suas informações de contato para que possam ouvir mais de seus produtos e serviços.

Identificar o público-alvo certo do seu negócio: com a UP2Place isso fica mais fácil

Como você pode ver, conhecer seu público-alvo é o primeiro passo para criar campanhas de marketing que alcancem as pessoas certas no momento certo.

Agora é hora de agir e implementar essas dicas na prática. Para isso, você pode contar com o suporte da UP2Place Digital.

Nossos especialistas estão a postos para identificar as melhores oportunidades de negócios e os melhores caminhos para concretizar isso em resultados expressivos.

Dê o primeiro passo já: fale com nossos especialistas!

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