2017 foi um ano interessante para o setor de marketing digital e para as empresas que souberam tirar proveito disso. O próximo passo é começar a planejar seu orçamento de marketing para o próximo ano.
Sua empresa precisa decidir quanto investir em marketing digital, quais canais deve otimizar e quais novas tecnologias deve apostar. Tudo isso mantendo o orçamento alocado para o exercício financeiro.
Para ajudar nessa tarefa, preparamos esse artigo: aqui você vai ver como planejar estrategicamente seu orçamento de marketing para 2018.
Descubra o que deve ser incluído no seu plano de marketing, com um checklist que abrange os itens que deverão ser concluídos à medida que o próximo ano avança. Então siga na leitura e aproveite as dicas!
Como dimensionar o orçamento de marketing de sua empresa
Os orçamentos de marketing variam por empresa e sua indústria de atuação. Mas seja qual for o caso da sua, a regra é uma só: ter um orçamento de marketing, independentemente do seu tamanho, é fundamental.
A maioria das empresas não tem um orçamento adequado para investir totalmente em todos os aspectos do marketing digital.
Existe uma luta contínua para otimizar os gastos entre a realidade prática da gestão de um negócio e uma ampla gama de opções de marketing.
O objetivo final é entregar o conteúdo certo para o usuário certo no momento certo. A utilização das etapas para atingir esse objetivo ajudará você e sua empresa a alocar seu orçamento de marketing digital de forma mais eficaz.
Determinar o valor depende mais dos resultados pretendidos do que da dimensão do seu negócio. De acordo com a Gartner CMO Survey, as empresas maiores (mais de R$ 16 bilhões de receita anual) estão reservando 13% da receita, enquanto as empresas menores (R$ 800 milhões a R$ 1,6 bilhão) vão investir cerca de 10%.
O gasto também varia de acordo com a indústria. Empresas de tecnologia em crescimento investem mais alto, à medida que buscam aceleração na penetração e adoção no mercado.
Apenas lembre-se de que uma perspectiva orçamentária deve começar com os objetivos de sua empresa. No início, é preciso decidir o que é mais importante:
- Você está tentando gerar mais receita?
- Seu foco está principalmente nas aquisições de clientes?
- Deseja manter ou aumentar sua marca?
- Pretender consolidar a marca ou gerar bons relacionamentos entre clientes e marca?
Além disso, criar seu orçamento de marketing para 2018 deve contemplar dados sociais e financeiros que lhe permitirão:
- Identificar buracos ou “falhas” em campanhas de marketing anteriores;
- Identificar a receita bruta de 2017 para prever ganhos de 2018;
- Refletir sobre quais áreas (social, conteúdo, SEO) estão estáveis ou precisando de um reforço;
- Identificar quais áreas de sua empresa precisam de atenção e maiores investimentos.
Orçamento de marketing para novas, pequenas e grandes empresas
Empresas com menos de um ano de idade provavelmente contam com um orçamento de marketing muito enxuto. A dica é aproveitar plataformas de mídia social predominantemente gratuitas ou que proporcionem investimentos bem pequenos – como o Facebook e Instagram.
As empresas com um a cinco anos devem dedicar uma porcentagem saudável em ações de marketing digital: aprimoramento do site, desenvolvimento de blogs e ações de inbound marketing. Um orçamento de marketing maior ajudará a conscientizar e aumentar a familiaridade entre os clientes novos.
Já as empresas presentes no mercado há mais de cinco anos e com um sólido orçamento devem alocar uma quantidade substancial de sua receita bruta para brand marketing: e-mail marketing, PPC e campanhas de mídia social / conteúdo.
Se o mercado de atuação de sua empresa é extremamente competitivo, vale apostar em gerenciamento de reputação de marca, além do monitoramento de cada novo serviço ou produto.
Alocando seu orçamento de marketing
Branding
Embora toda marca se alimente de SEO, redes sociais, conteúdo e integração de sites, a maioria delas começa no estúdio de design.
Se o seu negócio envolver a produção de materiais impressos, design de estandes de feiras ou precisa de um logotipo completo e revisão de marca, seu orçamento de marketing deve ser direcionado para elementos de design de marca, bem como a integração desses projetos em cada item de sua presença digital.
Gestão de SEO
Se o objetivo de sua empresa é gerar mais leads de qualidade, reconhecimento aprimorado e maior visibilidade nos motores de busca como o Google, é essencial investir no gerenciamento de SEO de qualidade e consistente, bem como em publicidade PPC.
No entanto, o SEO depende muito do conteúdo de qualidade para classificar e executar de forma ideal. Portanto, se sua empresa precisa de SEO, também precisa de novos e melhores conteúdos – auditados, identificados e estrategicamente aprimorados em todo o seu site.
O marketing de conteúdo faz mais do que apenas listar detalhes sobre um produto e dizer-lhe por que é ótimo.
Ele desenvolve estrategicamente um discurso que irá falar diretamente em um mercado direcionado, aproveitar suas preocupações e interesses, apoiar SEO e gerar objetivos de conversão específicos. Este marketing direcionado também é eficaz para transmissões de marketing por e-mail.
Marketing de mídia social
Empresas que procuram melhorar o reconhecimento da marca e interagir com seus clientes devem investir principalmente em engajamento, gerenciamento e desenvolvimento de redes sociais.
É preciso considerar a publicidade em redes sociais: assim é possível converter o envolvimento obtido com as postagens em uma venda potencial de um produto ou serviço. Ao alocar o restante do seu orçamento para desenvolvimento de conteúdo e gerenciamento de SEO, seu perfil online continuará a crescer.
Design do site
Site desatualizado e difícil de navegar – especialmente no mobile – não está servindo à finalidade que deveria. Então é hora de ir a fundo e investir em SEO, conteúdo, mídia social e design web.
Unindo essas frentes, sua empresa vai gerar reconhecimento, liderança e sucesso da marca para sua empresa.
Análise de dados na tomada de decisões
Obter e analisar dados também deve ser uma questão prevista em seu orçamento de marketing.
Mensuração das ações já elaboradas e das que estão por vir, leitura do Analytics, acompanhamento em tempo real das campanhas no Google Ads e redes sociais – tudo isso deve ser acompanhado por uma equipe de especialistas, revertendo em estratégias mais eficazes para sua empresa.
Se você não tem uma equipe interna para isso, pode solicitar o suporte de uma agência de marketing digital.