Ícone do site UP2Place Digital

Conheça os pais do Marketing Moderno

Conheça os pais do Marketing Moderno

Os pais do Marketing Moderno: Já falamos muitas vezes aqui como o Marketing Moderno vem cada vez mais substituindo o marketing tradicional e oferecendo novos recursos e resultados mais precisos para empresas dispostas em abraçar o marketing digital. Mas você sabe onde tudo isso conheceu e quem são os pais desse marketing moderno?

Foi pensando nisso que o time de especialistas da UP2Place Digital se juntou e trouxe, em homenagem a este próximo Dia dos Pais, quem são os principais criadores destes novos conceitos, que têm revolucionado a forma como empresas e consumidores se relacionam e fazem negócios.

Siga na leitura e vamos conhecer os pais do Marketing Moderno!

Philip Kotler – o grande pai do Marketing Moderno

Mesmo que você esteja apenas começando a conhecer o marketing, muito provavelmente já tenha ouvido falar sobre aquele que é carinhosamente conhecido como o pai do marketing moderno: o professor Philip Kotler.

Graças a ele, as universidades de todo o mundo passaram a incluir o Marketing em seus programas acadêmicos. Nascido em Chicago, Illinois, este renomado autor tem sido o titular da cadeira de Marketing Internacional na Northwestern University desde 1988, um dos mais importantes centros de estudo de negócios do mundo.

Kotler afirma que o Marketing Moderno – ou Marketing 4.0 – “é uma abordagem de marketing que combina interação online e offline entre empresas e clientes.”

Neste cenário corporativo atual, fortemente influenciado pela transformação digital, é preciso ir além das interações digitais. As empresas precisam ser mais flexíveis e adaptáveis ​​devido às rápidas tendências tecnológicas, mas suas relações com o público devem ser mais autênticas do que nunca. Um bom exemplo disso é o Nubank e suas ações junto aos clientes, com o envio de pequenos brindes que dialogam com as necessidades de cada cliente e criam bons cases.

Lester Wunderman – o pai do Marketing Direto

Muito antes de alguém ter ouvido falar de vendas pela Internet ou comunicações interativas, Lester Wunderman, presidente emérito e co-fundador daquela que se tornou a maior agência de publicidade de marketing direto do mundo, foi amplamente reconhecido por cunhar o termo “marketing direto”.

Pioneiro nas técnicas modernas de marketing direto de enorme sucesso, Lester criou campanhas de venda dirigidas a potenciais clientes em suas casas e voltadas para seus interesses ou características.

Durante décadas, Lester defendeu uma indústria que enviava anúncios personalizados a pessoas pré-selecionadas para produtos e serviços que eles poderiam realmente querer comprar, em oposição à abordagem dispersa da publicidade geral para o grande público de publicações impressas e de mídia de difusão.

Usando CEPs e bancos de dados de pesquisa para identificar clientes prováveis, as equipes da Wunderman chegaram a eles em casa com correspondências, cartas promocionais, telefonemas e inserções de jornais e revistas.

As vendas aumentaram drasticamente com seus incentivos: números de telefone gratuitos para pedidos, cartões de assinatura com pagamento pago, ofertas de compra sem custo, programas de “recompensa de fidelidade” para compradores de marcas que voltaram a fazer compras.

Muitos dos conceitos criados e aplicado por Lester Wunderman permanecem atuais dentro do Marketing Moderno – como a segmentação e o uso de Data Base.

Tim Berners-Lee – o pai da Internet

Berners-Lee trabalhava na Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) até que, em 1989, surgiu a ideia do que eventualmente se tornou a web.

Inicialmente, a inovação de Berners-Lee pretendia ajudar os cientistas a compartilhar dados em uma plataforma obscura chamada Internet, uma versão que o governo dos EUA vinha usando desde a década de 1960.

Mas, devido à sua decisão de liberar o código-fonte de graça – com o objetivo de tornar a Web uma plataforma aberta e democrática para todos –, sua ideia rapidamente adquiriu vida própria.

A vida de Berners-Lee mudou irrevogavelmente também: considerado o pai da internet, ele foi nomeado uma das figuras mais importantes do século XX pela Revista Time, recebeu o Prêmio Turing (batizado com o renomado decodificador de código) por conquistas nas ciências da computação, foi homenageado nas Olimpíadas e condecorado pela rainha.

O mundo do Marketing Moderno também mudou: a consolidação do marketing digital trouxe uma série de novos recursos para as empresas, como o inbound marketing, permitindo investimentos com maior eficiência econômica para falar a coisa certa, na hora certa, para as pessoas com chances efetivas de se tornarem consumidores.

Este artigo foi pensado também como uma homenagem para aqueles que também mudam o mundo com bons exemplos, boas ações, boas histórias e um bom suporte. Feliz Dia dos Pais!

Sair da versão mobile