A popularidade do conteúdo interativo entre as ações de marketing digital é maior a cada dia que passa.
Afinal, o conteúdo estático está se tornando uma coisa do passado. Especialmente à medida que o público se envolve mais e mais com o conteúdo com o qual interage. Construindo assim suas próprias experiências digitais.
Por isso, é preciso ter em mente que, em um ambiente digital, as marcas não competem apenas entre si. Competem também com todos os tipos de conteúdo que seu público pode consumir e prestar atenção.
Então quando esse conteúdo se torna interativo, as marcas de todos os setores precisam reagir. Pois é preciso garantir que seu conteúdo seja tão interativo e envolvente quanto aqueles que disputam espaço na timeline do seu cliente ideal.
É claro que essa pode ser uma proposta desafiadora. Especialmente em indústrias que ainda não adotaram uma presença digital forte. Ou que se movem de maneira mais conservadora.
Mas é preciso entender exatamente o que torna o conteúdo interativo tão bem-sucedido. Assim como o que sua empresa pode aprender com os vários tipos de conteúdo que seu público gravita. E aplicar em prol de seus negócios.
Então entenda a seguir o que é e quais são os principais benefícios do conteúdo interativo. E como tudo isso pode ajudar sua empresa a vender mais.
O que é conteúdo interativo?
Muito do conteúdo que está online hoje em dia simplesmente transmite uma mensagem para um espectador.
Mas o aumento das possibilidades de fazer conteúdo interativo permitiu aos usuários fazer muito mais do que isso. Atualmente, é possível realmente se envolver com o conteúdo. Seja respondendo uma enquete, preenchendo um questionário ou até reproduzindo uma coreografia, por exemplo.
O fato é que isso permite ao público usar o conteúdo para personalizar sua experiência. Pois ao responder e reagir, os leads são nutridos e entretidos sobre o tema em questão. Afinal:
- Mais engajamento significa mais visualizações,
- O que proporciona mais consciência da marca,
- Isso eventualmente se traduz em mais clientes.
Benefícios do Marketing de Conteúdo Interativo
O conteúdo interativo tem sucesso especificamente porque o público gosta deste tipo de mecânica.
Isso acontece, porque a interatividade digital oferece quatro benefícios distintos. Algo com que o conteúdo mais estático simplesmente não pode competir. Saiba mais a seguir:
1) Experiências mais envolventes graças ao conteúdo interativo
Como mencionado acima, o conteúdo interativo funciona porque faz um trabalho melhor de engajar seu público. O que, por sua vez, é vital para construir interações de marca e lealdade.
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Começando com os millennials, mas passando por quase todas as faixas etárias, os consumidores hoje preferem amplamente experiências que contribuam positivamente em seu dia a dia.
Isso também se estende especialmente ao marketing digital. Afinal, o conteúdo interativo aumenta significativamente o tempo que seu público passa circulando em sua presença digital:
- Site,
- Redes sociais,
- Blogs,
- Apps,
- Sites de resenha e prova social, entre outros.
Então incentivar e até mesmo exigir que o usuário atue – em vez de ser apenas um espectador passivo – os instiga a se engajar. Porque assim eles mergulham mais fundo nas experiências que sua empresa oferece.
2) Menos cliques desnecessários
No seu melhor, o conteúdo interativo também minimiza o número de cliques que seu público precisa gastar para chegar onde quer ir.
Afinal, a interatividade digital naturalmente agiliza o acesso às informações que eles estão buscando no processo da experiência. Em vez de procurá-lo ativamente, eles encontram-no ali mesmo, no seu site.
Isso significa menos tempo e esforço gastos navegando pelo local ou conteúdo certo. E mais tempo realmente se envolvendo com esse conteúdo.
Especialmente em indústrias com ampla concorrência, onde cada segundo de engajamento conta, minimizar o tempo gasto pesquisando naturalmente leva a mais interações de marca e satisfação do público.
3) Respostas certas — e obtidas rapidamente
Outro reflexo de minimizar o número de cliques desnecessários para o seu público: garantir que eles obtenham a resposta que estão procurando. Sempre da forma mais rápida e ágil possível.
Quer um bom exemplo? Um quiz interativo. Responder algumas perguntas dá ao seu público exatamente qual resposta eles precisam. Ao invés de fazê-los buscar, o que exige um tempo significativo de navegação.
Ser gentil com o tempo de seus leads é algo extremamente positivo. Pois a capacidade de fornecer a resposta certa rapidamente torna-se uma vantagem significativa em sua estratégia de marketing digital.
4) Melhora no SEO através do conteúdo interativo
Existem dois fatores importantes que podem ajudar sua empresa a se classificar mais alto nos mecanismos de busca: usabilidade e experiência do usuário.
Criar a melhor experiência do usuário desempenha um papel importante no ranking de sites. Por isso, apostar no conteúdo interativo é tão importante. Pois ele ajuda a tornar a experiência do usuário melhor em seu site.
Ao fornecer conteúdo envolvente, faz com que os usuários passem mais tempo em seu site. Além disso, eles compartilham seu conteúdo e retornam a ele mais tarde.
Assim o conteúdo interativo pode impactar o SEO e também os rankings de pesquisa em qualquer plataforma do site. O Google Web Stories é um bom exemplo disso.
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Também é importante que seu site seja responsivo e voltado para aplicações mobile. Afinal, ter um conteúdo, como um white papers, que é fácil de ser lido dispositivos móveis pode frustrar os usuários.
Então é essencial criar conteúdo interativo que funcione bem mesmo em telas mobile. Lembre-se: o foco em tornar seu conteúdo interativo também proporciona aos usuários uma melhor experiência.
Pois à medida que os usuários confiam no seu site e gastam mais tempo nele, isso impacta positivamente na autoridade e na confiabilidade do seu site.
5) Mais lealdade à marca
A maioria das pessoas está na internet procurando informações. Eles querem encontrar dados precisos e reais, que sejam fáceis de consumir.
Então cair na página errada ou ser confrontado com páginas de muito texto pode ser frustrante. É por isso que o conteúdo interativo pode ser muito gratificante, já que ele:
- Beneficia seu público com mais agilidade,
- Disponibiliza informações em formatos menores e atraentes,
- Ajuda a obter informações e serviços personalizados.
Dessa forma, sua empresa cria uma boa impressão nos leads. Pois assim receberão algo de valor e isso ajuda a fidelizar a marca. Lembre-se: a lealdade à marca é essencial. Especialmente porque isso pode levar as pessoas a recomendar seu produto.
6) Destaque da concorrência
Hoje em dia, o mercado tem apresentado uma concorrência bem acirrada. Então como sua empresa se destaca? Através do conteúdo interativo.
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Assim você leva seu conteúdo a outro nível. Além de torná-lo em algo com o que os usuários podem jogar, tornando-se memorável. Assim sua marca fica instantaneamente associada a um bom conteúdo.
Quando você tem um ótimo conteúdo interativo, também aumenta o tráfego que pode se transformar em leads.
Pois esse tipo de conteúdo o diferencia de seus concorrentes. Faz sua marca parecer mais profissional e especialista em conhecimento em sua área.
Por isso, certifique-se de criar um blog que apoie seu site. Afinal, este é o lugar certo para concentrar tópicos que ajudam seus clientes. Você pode incluir conteúdo interativo usando:
- Formulários de wordpress,
- Quizzes,
- Enquetes,
- Infográficos,
- Vídeos e muito mais.
Tudo isso ajudará a interligar o conteúdo em seu site e melhorar o SEO.
7) Mais receita para o seu negócio com conteúdo interativo
O uso de conteúdo interativo proporciona vários benefícios para o seu negócio:
- Você vai criar valor para os clientes,
- Vai entendê-los melhor,
- Também terá mais tráfego chegando,
- O que pode atrair mais leads qualificados.
Tudo isso pode levar a maiores conversões e mais vendas. Inclusive, o conteúdo interativo pode, em última análise, levar a um aumento na receita do seu negócio. Segundo a Demand Metric, 96% dos profissionais do setor acreditam que a interatividade impacta nas decisões de compra.
É hora de otimizar sua estratégia de conteúdo interativo para 2022!
Você já deve ter notados que as tendências de consumo digital mudam rapidamente. Hoje, mais do que nunca, as marcas precisam ajustar sua estratégia de conteúdo digital com uma frequência cada vez maior.
Por isso, nossa dica é avaliar seu conteúdo estático já produzido. Analise como reaproveita-los em novos conteúdos, que tenham um perfil mais interativo.
Pesquisas, quizzes, Q&A e infográficos clicáveis são alguns dos formatos de conteúdo que mais conquistam engajamento do usuário. Assim como ROIs mais altos em uma campanha de marketing de conteúdo.
Se você precisar de ajuda com isso, conte com a gente. A UP2Place Digital tem um time de especialistas preparados para obter o máximo de seu conteúdo.