Como o conteúdo social first pode ajudar a vender mais

Vender mais através do conteúdo social first. Descubra como empresas B2B podem tornar isso possível com as dicas a deste artigo.

A estratégia de uso de conteúdo social first têm ajudado muitas empresas B2B a se aproximarem de seu público. Pois, além de maximizar o engajamento nas plataformas, essa prática do marketing digital ajuda organizações a encontrarem insights poderosos. Tanto para seu marketing de conteúdo quanto para suas estratégias de vendas.

Além disso, o content first pode garantir que sua empresa se posicione como autoridade no mercado. Contudo, ainda vemos muitas empresas B2B que ainda insistem em não explorar o marketing de conteúdo. Seja para alcançar potenciais clientes ou fazer o processo de nutrição de leads.

Então vamos mergulhar no conceito, conhecer seus benefícios e descobrir como colocar em prática já? É só seguir na leitura deste artigo.

O que é uma estratégia de conteúdo social first?

Para muitas empresas B2B, mídias sociais são um reflexo secundário do marketing digital. Por exemplo: podemos usar as plataformas para promover um novo artigo no blog ou lançar um material rico.

Mas, considerando que o usuário fica cerca de 5h por dia nas redes sociais , elas precisam fazer parte da estratégia de marketing de conteúdo.

Todo o conteúdo social first é pensado já na fase de ideação e brainstorming do planejamento.  Além disso, deve incluir a definição das plataformas em todos os elementos do planejamento de campanhas. E não apenas depois que o conteúdo foi criado.

Dessa forma, o processo de design será pensado com base no conteúdo e o designer terá as informações necessárias para a criação. Assim, os resultados serão mais assertivos, diminuindo a necessidade de retrabalho.

Audiência em primeiro lugar

Esta é a chave para um conteúdo social first eficaz: criar campanhas de forma focada na audiência. Além disso, também é importante segmentar cuidadosamente o público para criar mensagens mais aprimoradas e relevantes.

Parece uma recomendação óbvia? Mas a questão é que ainda vemos uma série de marcas B2B pensando primeiro em falar de seu produto ou solução, sem adequar o discurso ao seu público.

Por isso, o primeiro passo é entender “quem” é o público que sua empresa está tentando alcançar. E só, então moldar o “o quê”, o “como”, o “porquê” e o “quando”.

Este é o processo para alcançar um engajamento consistente. E o sucesso de suas abordagens e campanhas.

Por que apostar em uma estratégia de conteúdo social first?

Vivemos a era das redes sociais e explorar adequadamente esses canais é essencial para impactar o público-alvo. Hoje, a maioria das empresas não constroem uma campanha a partir de um anúncio impresso, mídia exterior ou propaganda para TV.

Segundo matéria da Revista Meio & Mensagem, o investimento das marcas em mídias sociais cresceu 50,3% só no último trimestre de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. E, segundo os especialistas, continuará em crescimento, exatamente pelo interesse crescente do público pelas redes.

Porém, a mesma pandemia que ajudou a tornar as redes sociais ainda mais importantes, também impôs orçamentos mais enxutos. O que não muda o fato das empresas desejarem resultados expressivos.

Então, acertar seus alvos com os recursos que você tem significa maximizar o alcance. Como fazer isso? Criando um conteúdo que provoque a resposta desejada.

Por isso, um bom planejamento digital deve contemplar o conteúdo social first, considerando como as redes sociais podem reagir ao seu conteúdo.

E, por mais que o design seja crucial, o conteúdo traz contexto, orientações, informações e tudo mais que um usuário precisa para interagir. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e entenda como implementar o content first e garantir que conteúdo e design caminhem juntos.

Configuração de pesquisa e objetivos

Antes de fazer qualquer movimento, considere as metas de sua empresa. O que você quer alcançar a partir de sua estratégia de marketing de conteúdo?

Então o primeiro passo é buscar as respostas para as seguintes perguntas:

  • Qual é o seu objetivo? Seja específico aqui, ou seja: “criar mais vendas” ou “encontrar três defensores da marca”. E não apenas “aumentar o engajamento”,
  • Quem você está tentando alcançar?
  • O que seu público quer ver de você? Dica: provavelmente não é uma proposta de vendas logo de cara,
  • O que seu público acha de você? Você precisa mudar as percepções?
  • Qual é o processo típico de compra do seu produto/serviço?

Mas como você pode descobrir tudo isso? Aqui estão alguns caminhos possíveis:

Uma vez que você saiba tudo o que precisa saber sobre o seu público e o que quer alcançar, estará pronto para começar a planejar sua estratégia de content first.

Dicas para construir uma estratégia conteúdo social first

Confira a seguir algumas sugestões de ações podem ajudar a construir seu planejamento de conteúdo:

Escolha os canais sociais onde seu público está

Se você está mirando um público mais jovem, vá para o Tik Tok ou o Snapchat. Se deseja atingir um perfil demográfico de meia-idade, considere ir para o Facebook.

Agora se o seu objetivo é atingir diretamente possíveis leads, o LinkedIn segue como a rede social ideal.

Otimize o conteúdo para cada plataforma

As nuances de cada rede social são diversas. Há muito mais em jogo aqui do que os 280 caracteres disponíveis para o Twitter, por exemplo. Nos referimos ao comportamento do público naquela plataforma. Assim como o tipo de comportamento que você quer obter deles.

Por exemplo, use fotos e vídeos bem produzidos para o Instagram. Pense no tipo de formato e o público que você atingir. Já por bem produzido, entenda a parte da ideação e adequação à meta. Dessa forma, você não precisa de equipamento profissional para fazer uma live de seus especialistas tirando as principais dúvidas sobre seu produto mais popular.

Esse conteúdo ainda pode ser explorado em outras redes. Desde que sob a abordagem que melhor se encaixa na plataforma. Mas lembre-se: uma otimização preguiçosa das comunicações nas plataformas sociais pode gerar menos engajamento, menos resultados e até mesmo reação. Então pense bem antes de replicar automaticamente o mesmo conteúdo em todas a redes.

Construa uma página de site/landing responsiva para receber seu tráfego de conteúdo social first

Se alguém clicar no CTA a partir do seu conteúdo patrocinado no Facebook, a página acessada deve reforçar as mensagens vistas em sua postagem. Sempre otimizada para o dispositivo em que estão, para uma experiência perfeita de usuário.

Faça a curadoria do conteúdo original do seu público

As pessoas adoram quando as marcas respondem e interagem. Mais ainda quando compartilham seu conteúdo. É o que chamamos de prova social, um conteúdo altamente benéfico para sua marca.

Apenas lembre-se sempre de obter a permissão deles e dar crédito ao publicar estes materiais. Sobre isso, sugerimos a leitura de nosso conteúdo sobre LGPD e estratégia digital!

Garanta uma integração com o offline

Sua empresa ainda investe em ações outbound? Como enviar um comunicado à imprensa, produzir um anúncio para TV, participar de feiras e eventos? Assim como treinar representantes de atendimento ao cliente?

Então considere uma ação de conteúdo Social First nestas situações. Dessa forma, você saberá a percepção do público sobre sua campanha, suas ações e suas comunicações.

Então quando estiver no meio de ação de relações públicas, você estará preparado para todo tipo de reação nas redes sociais.

Conteúdo Social First é mais uma mudança

Estamos em transição contínua, em meio à transformação digital. Como especialistas, a UP2Place Digital está sempre buscando o novo.

Pode ser novidade para o mundo ou para nossos clientes. Nos novos algoritmos, nas novas redes que surgem, nas mudanças provocadas pelas transformações da sociedade.

Conteúdo social first é um reflexo disso. E sua empresa precisa acompanhar essa transformação.

Para manter-se atualizado, conte com a UP2Place Digital! Acompanhe nosso blog e acesse nossa área de materiais ricos para saber mais sobre marketing digital.

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