Ícone do site UP2Place Digital

Contratar IA ou uma agência de marketing digital? Saiba a resposta

Muitas empresas ficam em dúvida sobre apostar na IA ou uma agência de marketing digital - descubra já a melhor opção.

Com todo o avanço atual, você certamente já deve ter se perguntado: “afinal, IA ou uma agência de marketing digital?”.

Afinal, o mundo todo está fervilhando com conversas sobre inteligência artificial e como ela está revolucionando a indústria.

Porém, isso tem feito com que as estratégias de marketing fiquem cada vez mais saturadas de táticas alimentadas por IA. Além de homogeneizadas – já que sair do padrão com a IA pode ser um desafio.

Com isso, as empresas que apostam em especialistas para elaborar estratégias personalizadas podem prosperar em um ambiente onde todos parecem estar usando a mesma tecnologia para criar conteúdo semelhante?

Encontre esta e outras respostas no artigo a seguir. Vamos juntos explorar os desafios apresentados pela ascensão da IA no marketing.

Além disso, você ainda pode encontrar algumas dicas sobre como entregar conteúdo de alta qualidade em escala – mas que não depende totalmente da automação.

IA no Marketing: entenda o buzz

Atualmente, grande parte das empresas – independentemente de seu tamanho – tem buscado maneiras de aproveitar o poder da IA.

Primeiramente, há o fator FOMO: as pessoas (e as empresas) têm necessidade de abraçar o novo, explorar as tendências e mostrar sua relevância através do que é atual no momento.

Mas é inegável que a IA traz uma série de benefícios. Pois a automação pode agilizar processos, personalizar as experiências do cliente e otimizar campanhas de marketing.

BAIXE JÁ: Guia Definitivo da Automação de Marketing

Porém, todo excesso de automação através da IA pode trazer um risco sério para as empresas: o fim da identidade da marca.

Afinal, se todos estão usando ferramentas idênticas da mesma forma, isso produz conteúdo e mensagens quase idênticos. Assim, nenhuma marca se vai se destacar da outra. E quem não quer se destacar da concorrência?

IA ou uma agência de marketing digital: como recuperar a identidade da sua marca novamente

Diferenciar sua marca nos dias de hoje é quase como montar um quebra-cabeça: cada peça tenha sua própria forma e design, distinta das demais.

Assim como essas peças únicas do quebra-cabeça, sua marca deve se esforçar para ser aquela que se encaixa perfeitamente em um nicho específico, destacando-se das demais.

Relacionado: Marketing de nicho e sua importância na estratégia digital

Um movimento bastante contrário ao que a IA no marketing vem promovendo agora.

Pois essa corrida pela IA como alternativa de baixo custo e prática está fazendo com que muitas marcas digam as mesmas coisas. Destaquem os mesmos argumentos de venda. Façam copy ou artigos de blog praticamente iguais às de todos os outros.

Essa não é a melhor estratégia para o seu negócio.

A chave para o marketing digital eficaz é tornar seu conteúdo relacionável e único – algo que está crescendo significativamente este ano.

Porém, é difícil confiar em ferramentas de IA como o ChatGPT quando sua escrita gerada por IA não ressoa com os usuários.

Pois embora a IA possa produzir conteúdo rapidamente, destacar-se da concorrência é como você gerará leads. Então a melhor maneira de fazer isso é criando conteúdo exclusivo, de alta qualidade e de marca.

Veja no próximo tópico como você pode fazer isso, com dicas de nossos especialistas.

Vamos dar uma olhada em algumas estratégias a serem consideradas.

Dicas para uma estratégia de marketing digital imbatível

Até aqui abordamos o papel da IA no marketing – e qual é o seu potencial para otimizar ou atrapalhar seu negócio.

Agora responder o que vai funcionar melhor para seu negócio – IA ou uma agência de marketing digital, vamos olhar para as estratégias pensadas por nossos especialistas para trazer resultados expressivos para o seu negócio:

Traga de volta o toque criativo e humano

Como mencionamos acima, ferramentas como o ChatGPT fizeram com que as marcas adotassem rapidamente a IA – com um certo excesso.

Embora a IA possa ajudar na criação de conteúdo, a criatividade humana permanece insubstituível. Então deixe a IA para automatizar processos e deixe a parte criativa nas mãos de profissionais qualificados.

Lembre-se: o toque humano pode proporcionar mais personalidade, emoção e autenticidade para sua presença digital. Fazendo com que seu público encontre um toque especial em seu conteúdo. Aquilo que o diferencia dos outros.

Portanto, entre IA ou uma agência de marketing digital, uma boa jogada aqui é contar com especialistas que saibam explorar a IA para gerar os resultados certos para a sua empresa.

Leia também: Agência especialista em tecnologia – por que contratar uma?

Personalize de forma orientada a dados

Uma das vantagens da IA é sua capacidade de analisar grandes quantidades de dados para personalizar os esforços de marketing.

Então aproveite para ir além dos aspectos demográficos, considere os aspectos emocionais e psicológicos do seu público.

Assim é possível personalize suas mensagens para ressoar em um nível mais profundo com seus clientes-alvo.

Saiba mais: Hiperpersonalização – será esse o segredo do sucesso nos negócios?

Invista em conteúdo de qualidade que mantenha a consistência da marca

O conteúdo gerado por IA pode ser rápido. Mas muitas vezes não tem a profundidade da mente humana – uma das questões da escolha entre IA ou uma agência de marketing digital.

Para se destacar de verdade, invista em conteúdo de alta qualidade produzido por especialistas qualificados.

Pois o marketing de conteúdo eficaz promove confiança e credibilidade com seu público. Além de ajudar a estabelecer sua marca como influenciadora em seu espaço.

Entenda: Como gerar autoridade de marca em 5 passos

Além disso, certifique-se de que suas mensagens e marca permaneçam coerentes em todos os canais. Lembre-se: a consistência constrói o reconhecimento da marca e a confiança ao longo do tempo.

IA ou uma agência de marketing digital: faça a escolha certa

Quando usada corretamente, a IA no marketing pode aumentar a eficiência da sua campanha. Mas, à medida que mais empresas adotam a IA, sua marca corre o risco de criar o tipo de conteúdo que se mistura com a concorrência.

Aproveite este momento para criar conteúdo único e criativo. Ao equilibrar a IA e o toque humano, sua empresa pode entregar conteúdo que ressoa profundamente com seu público-alvo.

Se você quer se destacar e ir além do mercado, os especialistas da UP2Place estão prontos para te ajudar – é só clicar a seguir.

FALE COM A UP2PLACE HOJE MESMO

Sair da versão mobile