Conversão de tráfego em leads: comece já

Atualmente, garantir a conversão de tráfego em leads tem sido um desafio para as mais diversas empresas.

Pois não é para menos: a concorrência é imensa – estima-se que o mundo possua cerca de 1,2 bilhão de sites. Mais precisamente 1.295.973.827. Um número imenso, considerando que eram 255 milhões há cerca de 10 anos atrás.

Por isso, atrair tráfego – e depois convertê-lo em leads bem qualificados pode ser uma tarefa complexa. Mas não impossível. Então siga na leitura e descubra como sair na frente na busca por mais tráfego e mais leads.

Como garantir a conversão de tráfego em leads?

O tráfego do site é importante. Então, obviamente, quanto mais, melhor. Mas não é só porque alguém acessa seu site que ele automaticamente se tornará um lead.

Pois o grande desafio é que nem todos que visitam o site da sua empresa hoje estão prontos para comprar. Se você permitir que estes usuários saiam do site sem coletar as informações de contato, talvez nunca mais os veja. Então é aqui que entra a captura de leads.

Pois é partir daí que sua empresa leva prospects o seu funil de vendas, fornecendo mais informações sobre o que eles estão procurando. Além de oferecer a eles a oportunidade de enxergar seu produto como solução eficaz para as suas dores.

Além disso, a captura de e-mails ou números de telefone permite contatá-los mais tarde, com ofertas especiais e novos produtos.

Por isso, a captura de leads garante que um lead potencial permaneça em seu radar e acessível. Até que esteja pronto para tomar sua decisão de compra.

Então como obter mais visitantes e leads através da conversão do tráfego?

Para garantir que os visitantes do site da sua empresa convertam, é preciso que sua estratégia prepare e ponha em prática o direcionamento sobre qual ação você deseja que os visitantes realizem. Além de instruí-los (ou atraí-los) a fazê-lo.

Se o objetivo é fazer com que eles entrem em contato por telefone, verifique se o número de telefone está:

  • Na parte superior do site,
  • Facilmente visível para o visitante do site ver ou clicar.

A próxima etapa é usar uma linguagem direta: o que seu lead deve esperar ao executar a ação proposta?

Então sua empresa quer que ele entre em contato? Ou quer os dados para contatá-lo? O que vai acontecer quando ele preencher o formulário de sua landing page?

Outro erro fatal é quando o site que está configurado apenas para vender. Pois aqueles que ainda não estão prontos para comprar tendem a sair sem muito engajamento.

Assim sua empresa perde a chance de obter suas informações e incentivar sua conversão quando realmente estiverem prontos. Além disso, algumas outras questões que ajudam ampliar a conversão de tráfego em leads incluem:

  • Site com boa navegabilidade, pensado com base em UX;
  • Mobile-friendly e com mecanismos de chat que estejam alinhados ao perfil do público-alvo;
  • CTAs claros e transparentes com relação aos benefícios que o usuário terá ao compartilhar seus dados.

Dicas de iscas para atrair a conversão de tráfego em leads

Há uma variedade de produtos e serviços que sua empresa pode usar como ofertas em seus esforços de geração de leads. Então veja algumas delas a seguir:

Cursos rápidos e gratuitos

Promova cursos de curtíssima duração, que forneçam conhecimento relevante aos participantes. Assim eles acessarão o conteúdo através da entrega de seus dados de contato.

Então ao final do curso, sua empresa pode oferecer o registro para uma versão paga mais aprofundada.

Vídeos produzidos com base nas necessidades de seus leads

Pegue as principais dores e necessidades de seus clientes ideais e produza vídeos curtos sobre possíveis soluções.

Leia também: Como usar a dor do cliente para vender mais

A partir daí, complemente oferecendo a metodologia certa, com todas as táticas, em um webinar – acessível em troca dos dados do usuário.

Questionários ou quizzes

Ofereça trechos de uma avaliação maior, checklists e outras ações do tipo onde os usuários devem inserir seus contatos para terem acesso aos resultados.

Materiais ricos

Crie materiais como um eBook, uma avaliação personalizada, um código para descontos, conteúdo para download – como guias e white papers.

Além destas dicas para ampliar a conversão de tráfego em leads, temos ainda muitas informações estratégicas para ajudar no sucesso de seus negócios.

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