Descubra como as landing pages geram leads para sua empresa – e comece já!
Muito tráfego para pouca conversão: eis aí um problema comum para muitas empresas que negligenciam e esquecem que as landing pages geram leads – desde que sejam estratégicamente produzidas.
Muitas vezes, as empresas testam suas LPs, tentando provocar um aumento nas taxas de conversão, mas se perdem nas pequenas coisas – como testar cores e posicionamento de botões. Mas landing pages geram leads quando contam com alguns elementos-chave – como uma boa call to action e uma proposta de valor efetivo.
As landing pages voltadas para a geração de lead são apenas o começo (ou e-mail, falando de jornada do consumidor) do caminho rumo à conversão.
Quando seus ciclos de vendas são mais longos, a última coisa com a qual você quer se preocupar é se suas landing pages geram leads – já há trabalho suficiente a ser feito quando um novo contato entra no sistema.
Por isso listamos aqui quatro melhorias inteligentes nas suas landing pages para uma boa geração de leads – veja a seguir.
1) Use formulários curtos e gentis
Uma breve análise dos formulários mais vistos em landing pages pedem mais informações do cliente em potencial do que o necessário.
Mesmo que este não seja o caso em sua empresa, dedique algum tempo (ou peça à sua agência de marketing digital para fazer isso por você) na avaliação dos formulários e ponderando quais informações são realmente necessárias para levar seus leads à próxima fase do funil de compra.
As pessoas não gostam de dar mais informações do que precisam – é demorado e pode soar invasivo. As chances de perder um lead qualificado no meio do formulário aumentam à medida que cada novo campo é adicionado. Reduzir o número de campos para quatro pode aumentar suas conversões em até 120%.
2) Seja consistente nas mensagens
Landing pages geram leads quando você estabelece uma relação de confiança entre seu lead e sua empresa. Por isso sempre entregue o que sua empresa prometeu. Isso vai além de prometer uma demonstração e entregar um white paper, engloba também as mensagens aplicadas para atrair as pessoas a visita à sua página.
Isso é ainda mais importante quando sua estratégia está gerando tráfego para suas LPs por meio de pesquisa paga – usar palavras-chave e anúncios que não refletem sua landing pode ser mais fácil do que parece.
Use mensagens consistentes em toda a sua campanha de PPC, desde as palavras-chave em que está fazendo lances até a landing page. Se a sua mensagem difere à medida que seus leads se movem da SERP (Search Engine Results Page) para a landing page, eles se sentirão confusos ou enganados e sairão.
3) Forneça validação de clientes reais ou reconhecidos no mercado
A prova social é o tipo de marketing que toda empresa busca: o endosso gratuito de um cliente já convertido, falando para possíveis novos clientes que sua solução é eficaz e que sua empresa sabe o que faz.
Você pode incluir depoimentos de clientes convertidos ou até mencionar empresas de destaque com as quais sua organização já fez negócios.
Isso não apenas fornece legitimidade à sua marca, mas aumenta a confiança – landing pages geram leads com uma estratégia persuasiva e essa faz toda a diferença!
4) Remova todas as distrações
Falamos muito que landing pages geram leads quando possuem alguns detalhes essenciais. Mas e o que se deve deixar de fora?
A resposta é: qualquer coisa que sirva de distração! Cerca de 48% das landing pages possuem múltiplos estímulos, o que reduz a eficácia da ação na geração de leads. Pode ser tentador vincular outros conteúdos do seu site, mas esse erro geralmente leva os visitantes a se distraírem e se distanciarem do objetivo de preencher o formulário.
Livre-se da navegação na parte superior da página, não vincule em outro lugar na cópia da página e remova todas as distrações desnecessárias para manter seus leads focados no objetivo final com um call to action claro e direto.