Contar com uma equipe de marketing digital eficaz é essencial para garantir o sucesso de suas estratégias e também dos seus negócios.

Equipe de marketing digital eficaz faz a diferença – saiba mais

Estruturar uma equipe de marketing digital eficaz pode ser um grande desafio.

Afinal, depende de uma série de fatores, como o plano e estratégia de crescimento de sua empresa. Além disso, é preciso pensar no tipo de indústria, concorrentes e o tamanho da organização.

Além disso, é preciso também pensar no budget disponível para estas contratações. Bem como nos investimentos em encargos, treinamentos e muito mais.

No entanto, quando falamos de marketing digital de resultados, é essencial lembrar que algumas posições e habilidades essenciais são necessárias para garantir bons resultados.

Por isso, listamos aqui os principais recursos que sua empresa precisa ter à disposição se quiser ser bem-sucedida em suas estratégias de comunicação. Confira a seguir.

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Perfis de profissionais para uma equipe de marketing digital eficaz

A importância do marketing dentro das empresas não é uma novidade no setor corporativo. Mas a diversidade de conhecimentos que os profissionais precisam alcançar hoje está mudando os perfis no mercado.

Com a transformação digital, as empresas precisaram rever sua forma de fazer marketing. Além de aprender a explorar novos canais de comunicação – como a internet e as redes sociais.

Saiba mais: As melhores redes sociais B2B para alavancar seus negócios

Tanto que 75% dos profissionais de marketing acredita que sua falta de especialização está impactando a receita de sua empresa de alguma forma. Então contar com especialistas é essencial para o sucesso de todo planejamento.

Por isso veja a seguir os perfis de profissional que sua empresa precisa. Especialmente se quiser obter bons resultados com suas estratégias de marketing:

Um líder visionário

Dentro do Inbound Marketing há a figura do Diretor de Projetos. Este é o profissional responsável por todo o projeto e por seus resultados.

Mas mesmo que seja uma posição gerencial, quem a ocupa precisa ter um alto conhecimento em marketing digital.

Leia também: Marketing 2.0: quais as competências do novo profissional?

Então para preencher essa posição, seu departamento de RH deve ter em mente que está procurando por um especialista em tecnologia e marketing. Mas com habilidades de liderança para guiar sua equipe em direção às metas.

Um concatenador de ideias

O inbound se direciona principalmente através do conteúdo. Conteúdo para atrair consumidores potenciais, para nutrir leads, para gerar conversões e recompras.

Portanto, o produtor de conteúdo (ou Community Manager) de uma equipe de marketing digital eficaz tem um peso importante na rotina de todos no departamento.

Sendo assim, sua empresa deve buscar um profissional capaz de conceituar e produzir conteúdo de alta qualidade e pertinência. Sempre focado nas necessidades do seu público.

Um profissional com habilidades de escrita e pesquisa é a indicação ideal para esta posição.

Então nosso conselho é contratar alguém que seja dedicado ao projeto e que saiba ser um entusiasta do produto, serviço ou causa de sua empresa.

Um tradutor de conceitos em imagens gráficas

O perfil ideal do profissional para a vaga de designer de conteúdo é o resultado da mistura entre um designer gráfico e um editor de vídeo / motion graphics.

Exceto se sua empresa tiver demanda suficiente para justificar dois funcionários responsáveis ​​pela área visual dentro de uma equipe de marketing digital eficaz.

Embora um designer gráfico cumpra a grande parte das necessidades de seu plano de marketing, é importante também ter noção de produção de vídeos.

Afinal, hoje o conteúdo on-line precisa ser distribuído em diferentes formatos – saiba mais.

Um expert em números

Também conhecido como gerente de performance, esse profissional é responsável por integrar diferentes plataformas para trabalhar sem problemas.

Ele também é responsável por cuidar dos aspectos mais técnicos de todo o projeto. Incluindo o SEO e a mensuração de dados e resultados de Ads.

Leia também: SEO Marketing e seu papel no sucesso dos seus negócios

Como encontrar especialistas em marketing digital

Caso sua empresa tenha optado por construir sua própria equipe, esse é o momento em que o verdadeiro trabalho começa.

Pois o budget ocupa uma parte importante desta etapa: processos seletivos demandam tempo e investimento.

Sem contar a questão da remuneração desta equipe. Assim como as ferramentas necessárias para realizarem um bom trabalho e todos os aspectos burocráticos envolvidos em admissões.

Hoje, os melhores lugares para encontrar candidatos com estes perfis são comunidades online focadas no tema. Pois são o ambiente ideal para encontrar alguém ativo em marketing digital.

Seu time de RH pode começar a busca no LinkedIn, sessão em fóruns, redes sociais e blogs ligados ao tema.

Leia também: Melhores práticas do LinkedIn para empresas B2B

Em seu processo de seleção, questione a experiência dos candidatos com a sua área de atuação. Bem como projetos que tenham pontos em comuns com as metas de sua organização.

Além disso, considere a experiência com as ferramentas necessárias na rotina do profissional. E o tipo de empresas por onde o profissional construiu sua carreira e os desafios que o levaram até sua empresa.

Além da experiência profissional, lembre-se também de observar das habilidades emocionais de cada entrevistado.

Lembre-se: você pode ensinar muitas coisas sobre sua indústria e produtos. Mas dificilmente conseguirá fazer o mesmo com valores como honestidade, espírito de equipe, liderança e transparência.

Equipe de marketing digital terceirizada é opção rápida e eficaz

Quanto maiores forem as suas expectativas sobre os resultados que sua empresa deve obter, mais necessário será ter um grupo de profissionais.

Pois como você pode ver, ter uma solução interna para uma equipe de marketing digital eficaz demanda tempo e investimentos robustos.

Você já sabe a importância de contar com uma equipe de marketing digital eficaz. Mas como colocar isso em prática?

Considere contratar uma agência de marketing digital. Pois isso pode inclusive funcionar como um upgrade de expertise para os profissionais de seu time atual.

Uma agência já possui uma equipe de marketing digital eficaz e experiente. Assim, sua comunicação vai ganhar mais agilidade de ação, criatividade, experiência.

Além disso, os especialistas estão atualizados com as tendências e ferramentas de uma indústria em rápida e constante evolução.

Dessa forma, sua empresa economizará tempo e dinheiro. Contando com uma solução pronta para trazer os melhores resultados desde já.

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