Dicas de Inbound Marketing para o seu próximo planejamento

Confira as melhores dicas de inbound marketing e prepare-se para criar um planejamento bem-sucedido para o próximo ano ou campanha.

Que tal algumas dicas de inbound marketing para fazer o próximo planejamento de sua empresa? Pois seja para uma nova campanha ou um novo período, estes insights podem ajudar a trazer bons resultados.

Atualmente, as coisas mudam o tempo todo. Os hábitos de consumo se adequam às mudanças vividas pela sociedade. Os algoritmos também se atualizam no mesmo ritmo.

Então é sempre bom ter em mãos algumas dicas de inbound marketing. Assim é possível definir de forma mais precisa o que sua empresa vai fazer. Assim como o orçamento para tudo isso.

No cenário atual, a explosão do uso das mídias sociais tornou-se regra. Além disso, os influenciadores estão desempenhando um papel cada vez mais estratégico na persuasão dos consumidores.

Por outro lado, o vídeo tem atraído os holofotes na produção de conteúdo. Pois é o que realmente tem atraído engajamento – e bons números.

Estes foram alguns dos destaques observados para este ano. Mas que certamente já estão marcados como itens obrigatórios para o planejamento do próximo ano.

Dicas de inbound marketing para o futuro

Cada novo ano traz certos conjuntos de desafios para as empresas e seus profissionais de marketing. A missão segue sendo a de aumentar os lucros e a participação das empresas. Tudo dentro de um mercado cada vez mais competitivo.

Além disso, a transformação digital ampliou horizontes. Hoje pessoas de qualquer parte do mundo podem se tornar consumidores de sua empresa. E em qualquer etapa do funil de vendas.

Leia também: Funil de vendas em Y: conheça os benefícios para sua empresa

Através do inbound marketing e da otimização de mecanismos de pesquisa, sua equipe ou agência de marketing digital pode resolver muitos desses desafios.

Por isso siga na leitura e conheça as principais estratégias e dicas de inbound marketing para os próximos meses:

Use influenciadores para construir links

Trabalhar com influenciadores segue sendo uma forte tendência dentro do marketing digital. Além disso, é uma das principais táticas em impulsionar suas campanhas de inbound marketing.

Mas o segredo agora é focar e escolher aqueles nomes que realmente têm aderência com o seu público. E observar as métricas certas para entender o que vai ou não funcionar em sua estratégia.

Saiba mais: Métricas de vaidade e sua importância nos seus negócios

Afinal, os influenciadores podem ou não ter grandes números de seguidores nas redes sociais. Mas certamente podem persuadir os consumidores a tomar decisões de compra. E este é um cenário que funciona tanto para o B2B quanto para o B2C.

Afinal, muitos consumidores tendem a bloquear anúncios. Porém, estão seguindo de bom grado os influenciadores nas plataformas de redes sociais.

Sendo assim, estes usuários estão mais propensos a confiar nestas pessoas. Mesmo quando promovem um produto ou serviço.

Além disso, o que torna esta uma das melhores estratégias de marketing digital é a alta autoridade destes influenciadores sobre um nicho específico.

Isso pode também significar classificações mais altas nas páginas de resultados em mecanismos de pesquisa. Especialmente se eles utilizarem as palavras-chave escolhidas ao compartilhar o conteúdo criado por sua empresa.

Personalize o conteúdo para o seu público-alvo

A personalização segue como uma das principais dicas de inbound marketing atuais. Pois toda a tecnologia disponível torna este processo mais fácil e eficaz.

Atualmente, as empresas estão cada vez mais percebendo o significado do marketing personalizado. Assim como de seu impacto positivo na receita.

Leia também: Personalização de conteúdo no futuro do marketing B2B

Além disso, os consumidores estão mais abertos à ideia do uso de seus dados de compras. Especialmente se isso se traduzir em benefícios reais.

Um relatório recente revelou que três em quatro compradores afirmaram permitir o acesso aos dados de compra. Desde que para fins de personalização. Inclusive através de sites e dispositivos móveis.

Por isso, hoje o conceito de personalização hoje vai além de ofertas exclusivas. A personalização se expandiu para recomendações de compras. Então os resultados de pesquisa serão cruciais na criação de uma experiência de compra personalizada.

Para obter as informações necessárias para fornecer interações mais personalizadas, ofereça conteúdo ou uma promoção especial. Em troca, sua empresa obtém informações estratégicas inseridas em um formulário. Estas informações podem incluir:

  • Geolocalização,
  • Empresa ou ramo de atuação,
  • Título,
  • Interesses comerciais e muito mais.

Saiba mais: Métricas de marketing: o que fazer após coletar os dados?

Atraia consumidores com vídeos

Uma das melhores dicas de inbound marketing para sua empresa é a produção de um excelente conteúdo em vídeo.

Como já falamos sobre vídeo em outros artigos,  não vamos nos estender. Pois esses artigos a seguir seguem bem úteis como guia para a produção de conteúdo em vídeo:

Dica extra: garanta que os vídeos ajudem no SEO. Para isso, insira sempre uma transcrição na caixa de descrição do YouTube e do Facebook.

Além disso, faça também um texto na postagem para páginas com vídeos incorporados. Se possível, usando termos e tópicos de pesquisa relevantes.

Assim suas postagens darão os dados necessários aos motores de busca. Isso pode gerar resultados da página quando os consumidores procurarem palavras relacionadas aos seus produtos e serviços.

Leia também: O que é tráfego orgânico – e como ele pode ajudar seu negócio

Planeje a produção de conteúdos focando nos dispositivos móveis

As melhores dicas de inbound marketing para sua empresa não estarão completas sem mencionarmos a importância dos dispositivos móveis.

Embora esta seja uma tecla batida continuamente nos últimos tempos, sempre vale reforçar. Afinal, a pandemia mostrou que muitas empresas ainda insistem em deixar essa questão de lado. Perdendo assim negócios e clientes.

Além disso, toda a transformação digital promoveu uma mudança na forma como as pessoas estão consumindo conteúdo e anúncios.

Hoje em dia mais pessoas veem conteúdo e anúncios em seus dispositivos móveis do que em desktops. Ou em suas televisões.

Tanto que os anúncios para dispositivos móveis serão em breve a maior fonte de renda para mecanismos de busca.

Segundo o eMarketer, mais de 60% das receitas publicitárias do Google nos EUA deverão vir de investimentos no mobile neste próximo ano.

Então é preciso projetar o conteúdo para ser exibido corretamente em todos os tamanhos de tela. Mas sua empresa precisa entender também como estes usuários consomem e pesquisam conteúdo.

Então é essencial garantir que seu site exiba conteúdo amigável para dispositivos móveis. Como textos, imagens, endereços e mapas dos pontos de venda físicos.

Certifique-se também de permitir que os números de telefone possam ser clicados e discado nos smartphones. Dessa forma, seu cliente ou lead potencial pode fazer negócios com você de forma rápida e prática.

Analise os dados das campanhas de marketing atuais

O que faz uma campanha de inbound marketing ser bem-sucedida? Como sua empresa mede o ROI das ações?

A análise dos dados de marketing tem sido um tema recorrente. E certamente vai se tornar parte obrigatória das estratégias e dicas de inbound marketing para os próximos anos.

Pois é através disso que sua empresa terá uma resposta definitiva. Inclusive para questões como as que abriram esse tópico. Tudo isso avaliando indicadores de desempenho escolhidos e comparando-os com a concorrência.

Saiba mais: KPIs para empresas B2B: conheça os principais indicadores

Só assim será possível discernir quais são as melhores estratégias que funcionam para a sua empresa. Assim como quais deverão ser suprimidas de suas futuras campanhas.

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Todas estas estratégias e dicas de inbound marketing são apenas o começo. Mas já contribuem como norte para o planejamento do próximo ano.

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