Você abre sua caixa de e-mails toda manhã e provavelmente encontra um punhado de e-mails de Inbound Marketing.
Alguns deles você sequer se lembra de ter se inscrito, não quer e nem pretende ler. Dependendo do seu humor ou agenda do dia, esses e-mails podem ser excluídos instantaneamente, marcados como spam ou respondidos com uma nota sarcástica.
Agora você já pensou que os e-mails de Inbound Marketing de sua empresa podem ter esse mesmo destino? Isso pode colocar sua estratégia – e suas metas anuais – em risco.
Por isso confira a seguir 10 motivos pelos quais os e-mails de sua empresa podem não estar obtendo os resultados esperados.
O assunto do seu e-mail é sem graça ou muito vago
Como é a primeira coisa que os destinatários veem, o assunto pode ser a diferença entre um clique em abrir ou em “marcar como spam” antes mesmo de ser aberto.
Então certifique-se de que ele:
- Agarra a atenção dos leitores,
- Apoia a mensagem,
- Oferece aos leitores uma razão para abrir o e-mail,
- Cria uma sensação de urgência.
Isso quer dizer que abordagens como “Abra agora” são provavelmente menos eficazes do que algo como “Faltam apenas 2 dias até …”.
EVITE USAR CAPSLOCK e muitos pontos de exclamação!!! – Estes dois detalhes podem matar a credibilidade de sua mensagem em menos de um segundo.
Os e-mails de Inbound Marketing não são pessoais
As pessoas são mais propensas a ler seus e-mails se acharem que estão lendo algo escrito por uma pessoa real e não por um robô.
Então garanta o “calor” das mensagens: faça perguntas, use “você” e dirija-se aos destinatários pelo nome já na saudação.
Se o mailing oferece também o nome da empresa onde o destinatário atua, pode ser interessante incluir esta informação também.
Suas mensagens não passam confiança
Garanta que o nome do remetente que os destinatários vão ver em seus e-mails seja de alguém em quem eles confiariam.
Nossa dica é usar sempre o contato que seja (ou se pareça) com o de uma pessoa real – como ana.dantas@suaempresa.com.br, e não algo como time@suaempresa.com.br
Os horários de envio também merecem uma atenção especial: e-mails de Inbound Marketing que chegam à caixa no meio da madrugada certamente parecerão ser enviados por robôs. Converse com seu time ou agência de marketing digital sobre os horários que oferecem números melhores de cliques e conversões.
Sua empresa não está falando com as pessoas certas
Sair enviando o mesmo e-mail para todo o mailing da empresa não é o caminho certo a seguir.
Como falamos mais acima, uma abordagem pessoal faz toda a diferença – e isso inclui também as preferências de cada pessoa ou público.
Bons e-mails de Inbound Marketing não fazem parte de uma estratégia que envia grandes quantidades de material, mas sim conteúdos selecionados.
Trata-se de enviar mensagens específicas e de qualidade para as pessoas que realmente querem lê-las.
Analise a natureza de suas operações e encontre a melhor forma de abordar estas pessoas:
- Compradores recorrentes podem se sentir mais atraídos pelos últimos lançamentos,
- Pessoas que estão no meio do funil podem gostar de um e-book que explique a melhor forma de usar o produto,
- Leads que já foram abordados por sua equipe de vendas podem ser convertidos se receberem um cupom de desconto.
Os layouts dos e-mails não são esteticamente atraentes
Layouts pobres, uma combinação de cores pouco atraentes e imagens com baixa resolução ou fora do perfil do público podem levar os e-mails de sua empresa direto para a lixeira.
Opte por layouts cleans, que valorizem o conteúdo, use textos simples e diretos. E verifique se o e-mail abre corretamente em diferentes navegadores e sistemas operacionais.
Lembre-se: as pessoas estão habituadas a consumir informação do Facebook e do Instagram. Por isso uma boa imagem faz toda a diferença.
Conteúdos pouco relevantes
Se sua equipe de criativos já se sente entediada quando cria o e-mail, é provável que o leitor tenha a mesma sensação.
Os e-mails de Inbound Marketing precisam ser relevantes, por isso a estratégia deve apostar em textos leves e diretos, com o suporte de uma boa imagem.
Dica extra: se sua empresa tem um perfil mais descontraído, use GIFs. Eles estão em total evidência e tornam a comunicação mais dinâmica e divertida.
A mensagem contém erros
Erros de concordância, ortográficos e de digitação podem transformar os e-mails de sua empresa em uma piada – das ruins.
Erros desse tipo e links quebrados (que não levam a lugar algum) não passam credibilidade, geram uma imagem negativa sobre sua empresa e certamente não contribuem para a conversão.
Por isso tenha sempre uma ou duas pessoas em sua equipe preparadas para checar tudo o que for criado pela agência ou time de Marketing antes do envio.
Falta de objetivo claro nos e-mails
Se sua estratégia não define exatamente qual é a função daquele e-mail, como saber se ele está funcionando?
É fundamental definir uma meta para seus e-mails de Inbound Marketing, incluindo uma taxa de clique designada e respostas ao call to action usado.
Em seguida, peça uma análise dos e-mails para ver o que funcionou ou não. Lembre-se: cada e-mail que sua empresa envia deve fazer parte do seu plano global de Inbound Marketing.
Mensagens muito longas
As pessoas estão cada vez mais ocupadas, o que diminui os períodos de atenção a poucos minutos no dia.
Por isso prefira restrinja o volume de texto dos e-mails para até 200 palavras. Uma mensagem direta ao ponto, com uma imagem que conquiste a atenção do seu lead, levando-o ao CTA. Ponto.
Evitar esses erros, que infelizmente são bem comuns em e-mails de Inbound Marketing, podem manter suas mensagens longe da lixeira e listas de spam.
Dessa forma, sua empresa vai aumentar as chances de ter seus e-mails abertos, lidos e até mesmo respondidos pelas pessoas que responderam ao call to action e se envolveram com sua marca.