Considere que ter ações focadas na marca e no relacionamento com os clientes é primordial atualmente. Então como será os 4 ps do marketing entram nessa história em se tratando do ambiente digital?
E se você quiser uma resposta rápida, é fácil:
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Cuidar do seu planejamento a partir do mix de marketing é importantíssimo. Pois você identificará o que vende, onde, a que custo e como o produto ou serviço será divulgado.
No entanto, as estratégias para atrair leads potenciais e gerar negócios têm se transformado a cada dia.
Sendo assim, preparamos este artigo a respeito do marketing digital nos 4 Ps do marketing. Confira!
Produto
Quando pensamos no futuro do marketing digital e, consequentemente, em buscar formas inovadoras para desenvolver produtos ou serviços que atraiam os clientes, nada melhor que propor uma boa experiência de consumo.
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Ou seja, no que diz respeito ao que você vende, os produtos “vestem uma roupagem digital” e transmitem novos valores para o público.
Tem sido absolutamente comum ver a ascensão das empresas de streaming, bancos digitais, serviços que contam com inteligência artificial. Além das demais ofertas inteiramente focadas no ambiente online.
Com isso, vale remodelar as suas estratégias. Assim como identificar possíveis pontos de conexão do seu produto com o cenário atual. Até mesmo para não perder fatia de mercado.
Preço
Sem sombra de dúvidas, o preço é uma grande arma competitiva para se estabelecer à frente de outros players.
No entanto, no mundo digital é preciso pensar muito além da questão monetária: é necessário agregar valor ao que é comercializado.
Então veja que é preciso entender o cliente e perceber que ele tem acesso a muito mais informações do que em outras épocas.
Pois as comparações de preços são feitas em minutos. Por isso, você deve sempre buscar alternativas para baratear o seu custo e conseguir um preço aceitável para competir de forma justa com outras empresas.
Com a lei de oferta e procura cada vez mais relativa, vence quem tem bons argumentos e um produto com potencial elevado.
Praça
Em outros tempos, o conceito de praça no marketing correspondia ao local físico onde você pretendia vender os seus produtos ou serviços, além dos processos de logística e canais de distribuição.
Todavia, o marketing digital expandiu esse conceito consideravelmente; afinal, se formos levar em conta o número de plataformas de e-commerce existentes, hoje são várias as oportunidades de venda.
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Entretanto, por mais que haja um espaço infinito para você posicionar o seu ponto de venda, nem todas as empresas ficam em evidência como gostariam.
Por isso é importante otimizar o SEO para ter um bom ranqueamento no Google e, naturalmente, aparecer para o público nos resultados de busca de forma orgânica.
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Promoção
Algo muito positivo na transformação digital foi a mudança das formas de divulgação de uma campanha.
Atualmente, elas permitem segmentar melhor o público e, assim, obter um bom retorno financeiro com pouco investimento.
Então não é mais preciso gastar horrores para ter um espaço no miolo de uma revista, em um comercial de TV ou em um outdoor, tendo em vista que a internet se encarrega disso com eficiência.
Visando melhorar a percepção da marca diante do mercado e aumentar o engajamento com a audiência, você pode muito bem investir em conteúdo, seja no blog corporativo, seja nas redes sociais.
Os vídeos, por exemplo, contam com um poder de alcance enorme, principalmente se o material for simples, objetivo e tenha um leve toque de humor — o suficiente para viralizar em pouco tempo.
Para finalizarmos, é importante ressaltar que, quando se trata de lidar com os 4 ps do marketing no contexto web, incluem-se mais 4 ps: o processo, o posicionamento, a performance e as pessoas, formando assim a estratégia dos 8 ps de marketing digital.