Confira aqui os principais exemplos de conteúdo interativo para ajudar sua empresa a engajar seu público e vender cada vez mais.

Exemplos de conteúdo interativo para sua empresa vender mais

Quer alavancar suas vendas? Então aposte nestes exemplos de conteúdo interativo para trazer resultados mais expressivos para seu negócio.

Afinal, o conteúdo interativo é uma maneira infalível de obter uma vantagem competitiva.

Antigamente, guias de formato longo, eBooks e vídeos eram o “santo graal” do conteúdo. Porém, hoje, todos esses formatos são comuns e seu uso é generalizado.

Assim, um bom conteúdo não é mais suficiente. Se você leva a sério a concorrência, precisa criar conteúdo que se destaque entre seus concorrentes. Como o conteúdo interativo, formato que gera duas vezes mais engajamento do que sua versão estática.

Neste artigo, vamos nos aprofundar neste tema e abordar exemplos de conteúdo interativo envolventes e que podem trazer ganhos expressivos para o seu negócio.

O que é marketing de conteúdo interativo?

Falamos aqui da criação de conteúdo que requer e incentiva a participação do usuário, em oposição à visualização passiva.

Por isso, o conteúdo interativo é altamente envolvente – as pessoas são levadas a interagir por causa da curiosidade natural. Seja respondendo perguntas, fazendo escolhas ou explorando cenários para ver o que acontece.

Com isso, bons exemplos de conteúdo interativo oferecem às pessoas uma experiência na qual elas podem fazer, dizer e sentir algo. Dessa forma, promove conexões poderosas entre consumidor e marca.

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Quando bem executado, seu público sentirá que está se conectando com alguém que entende seus desafios e quer ajudar a fornecer soluções.

Tipos de conteúdo interativo

O conteúdo interativo pode vir em muitas formas diferentes. De questionários e enquetes a vídeos de 360 graus e experiências de realidade virtual.

Mas vamos falar sobre os tipos de conteúdo interativo mais comumente encontrados em blogs (e com o maior ROI) que você provavelmente já viu – mas não tinha percebido como oportunidade de negócios:

  • Quizzes: ótimo para aumentar o envolvimento do usuário
  • Enquetes: bom para dar ao seu público um papel na sua marca
  • Calculadoras: úteis para solidificar sua autoridade no setor
  • Geradores: impactantes para atrair novos clientes
  • Guias: ótimos para mostrar a experiência da sua marca
  • Estatísticas: bom para adicionar credibilidade às mensagens da sua marca
  • Mapas: perfeito para promover serviços ou produtos baseados em localização de uma marca

5 exemplos de conteúdo interativo que podem ajudar seu negócio a vender mais

Agora que tal começar a pensar em como você pode usar o conteúdo interativo como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo?

SAIBA MAIS: Como o marketing de conteúdo B2B resolve problemas em sua empresa

O primeiro passo é considerar quais tipos de conteúdo interativo são os mais adequados para o seu público. Pois formatos que podem funcionar bem para engajar um público B2C geralmente são muito diferentes de um público B2B.

Saiba mais a seguir:

1) Testes

Talvez este seja o formato mais gerenciável entre os exemplos de conteúdo interativo que você pode criar – e com grande potencial para engajar seu público.

Afinal, os testes são eficazes pela simples razão de que são divertidos e muitas vezes altamente compartilháveis. Quem resiste aos testes do BuzzFeed, por exemplos?

Dessa forma, testes são um ponto de entrada fácil para a criação de conteúdo interativo.

Para isso, explore ferramentas como o Quiz Maker e o Survey Monkey. Ou os recursos disponíveis nos Stories, em seu perfil no Instagram.

2) Calculadoras e Ferramentas

Calculadoras e ferramentas on-line podem ser uma ótima maneira não apenas de gerar engajamento do seu público, mas também de gerar leads ou ajudar a construir links da imprensa com relações públicas digitais.

3) Infográficos interativos

Infográficos não são uma novidade dentro do marketing de conteúdo. Pois são um ótimo recurso para disponibilizar dados e também construir links de publicações relevantes.

4) Jogos

Este provavelmente é um dos exemplos de conteúdo interativo mais eficaz já encontrado no meio online.

São irresistíveis, com alto potencial de compartilhamento e pode gerar bastante tráfego para seu site.

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Além disso, podem ajudar sua empresa a ganhar links da imprensa, criar um buzz nas mídias sociais e obter dados relevantes do usuário.

Assim, é um dos poucos formatos que podem atingir vários objetivos com um único conteúdo.

5) Webinars interativos

Que tal criar uma experiência de vídeo interativa na forma de um webinar ao vivo?

Para isso, use serviços como Zoom ou GoToWebinar, além dos recursos de transmissão ao vivo no Instagram – como as já consolidadas live shops.

Principais dicas e considerações para criar conteúdo interativo

Sabemos que criar conteúdo interativo nem sempre é tão simples quanto criar conteúdo estático. Por isso listamos aqui nossas principais dicas e considerações para lançar algo que inspire:

Considere seu orçamento e recursos

Na maioria dos casos, o conteúdo interativo requer tempo e dinheiro. Por isso, é essencial conhecer seus limites antes de planejar conteúdos desse formato.

Afinal, você não precisa descartar imediatamente uma grande ideia por causa de restrições de recursos. Sua agência de marketing digital pode ajudar nessa decisão.

SAIBA MAIS: Por que sua empresa precisa de uma agência de marketing digital?

Considere os requisitos técnicos

Subir conteúdo estático envolve, geralmente, apenas carregar uma imagem através do seu CMS. Mas integrar conteúdo interativo pode ser muito mais complicado.

Então é essencial entender quaisquer restrições que estejam em vigor antes de desenvolver um ativo interativo. Mais uma vez, a agência de marketing digital certa pode ajudar nesta etapa.

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Conheça seu público

Públicos diferentes respondem a diferentes formatos de conteúdo interativo. Então você deve dedicar um tempo para entender o que está funcionando para outras pessoas em seu setor ou os tópicos mais amplos que poderiam se beneficiar do conteúdo interativo.

Exemplos de conteúdo interativo: qual é o próximo passo?

Esperamos que este artigo tenha inspirado a engajar seu público com algo novo!

Se você já usou conteúdo interativo antes ou está olhando para isso pela primeira vez, há vários formatos que podem ser explorados.

O fundamental, no entanto, é entender seu público e descobrir o que mais ressoa com ele. Para isso, conte com os especialistas da UP2Place. Juntos podemos criar uma abordagem personalizada para seus negócios – com exemplos de conteúdo interativo, estratégias comprovadas e muito mais!

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