Quando fazer um site novo não é a solução para sua empresa

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Problemas com o site de sua empresa e problemas com a sua marca podem apresentar os mesmos sintomas. Embora ambos estejam ligados de forma permanente, fazer um site novo não irá corrigir o que há de errado a sua marca – e vice-versa.
Mas, nesses momentos, muitas empresas optam por fazer um site novo ao invés de parar para analisar minuciosamente a sua marca. E esta é uma decisão que pode se mostrar totalmente errada se não for feita através de um bom estudo de cenário, marca e necessidades da empresa.
É importante salientar que este tipo de tomada de decisão nem sempre é feita de uma forma consciente. É muito comum que a correria do dia a dia faça com que uma análise mais superficial dê a impressão de que o diagnóstico correto foi alcançado.
Por isso listamos aqui três problemas que parecem ser no seu site, mas indicam questões que precisam ser resolvidas em sua marca:

1) Não há coerência em sua identidade visual

Uma crise de identidade pode jogar seus esforços de marketing ladeira abaixo.
Se o projeto do website de sua empresa gira em função de uma reformulação do seu logotipo ou não está de acordo com os padrões da sua marca, é hora de conversar com seu time de marketing e verificar onde está o gap de informação.
Cheque o que está causando essa inconsistência. É o crescimento por meio de aquisições que vem pouco a pouco descaracterizando a marca? As divisões de produtos de mercado foram realizadas de forma independente e com isso elas perderam o caráter de unidade?
Evite a tentação de tomar decisões precipitadas de forma a unificar tudo e fazer um novo site. Neste ponto, um estrategista de marca – e não um designer – é quem deve fundamentar os desafios da identidade visual de sua empresa.

2) O website de sua empresa não mostra seu core

Seu site deve representar quem sua empresa é para o mundo.
Esse é um dos canais que sua empresa tem para se diferenciar no mercado e mostrar para seus clientes potenciais porque você – e não a concorrência – os entende e possui a solução certa para sua dor.
Por isso, sua marca não será convincente se ela se comportar como uma marca que atende a todo tipo de público. Seu discurso, sua aparência, todo o seu conteúdo tem que se mostrar realmente significativo para o seu público-alvo.
Para isso, realize um bom trabalho de reconhecimento dos seus clientes com suas equipes de vendas e de marketing.
Olhe para as buyer personas que sua empresa utiliza – e as valide constantemente, converse com os clientes que já fazem parte de sua carteira e escute suas equipes.
Afinal, seus funcionários dizem muito a respeito do que sua empresa é e entrega para seus clientes, fornecedores, parceiros e para o mercado no geral.
Com tudo isso alinhado, aí sim pode ser o momento de partir para o momento de fazer um novo site

3) Fazer um site novo é necessário para gerar leads mais qualificados

Uma geração de leads eficaz envolve um complexo sistema de estratégias de marketing e táticas que trabalham juntos – como uma máquina bem ajustada.
O site de sua empresa é a porta de entrada para seus leads dentro do ambiente digital – mas seus clientes não vão procurar só nele as razões para fechar negócio. Logo, não coloque sobre ele toda a responsabilidade pela geração de leads pobres.
A tecnologia mudou muito a forma como as pessoas interagem e conhecem as marcas. Por isso sua empresa precisa unificar suas equipes internas em torno de um mesmo objetivo, sob uma liderança qualificada.
Desta forma, todos os pontos de contato dentro do ambiente digital, e não apenas o site, estarão contribuindo para conduzir os leads através do funil de vendas.

Vale frisar que problemas de marca não significam necessariamente que sua empresa precisa de um rebranding.
Dependendo da gravidade e da área do problema, esforços localizados podem reverter o quadro e colocar sua empresa de volta no eixo certo.
Lembre-se que toda marca tem um caráter autêntico e aspiracional, por isso requer a captura de uma perspectiva de fora para dentro para atacar (e manter) esse equilíbrio.
Uma vez que a marca está funcionando de forma equilibrada, é possível analisar com clareza se há ou não a necessidade de fazer um novo site.

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