A gestão de marketing digital é cada vez mais (ou deveria ser) uma das principais prioridades de toda empresa.
Afinal, a chegada da transformação digital e as mudanças no hábito de consumo das pessoas são ótimos exemplos desse novo cenário.
Pois os consumidores estão sempre conectados – e a empresa que pretende se tornar competitiva no mercado precisa dominar o marketing digital.
Por isso listamos a seguir as sete regras de ouro de uma boa gestão de marketing digital, para que sua empresa possa colocar em prática o quanto antes!
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1ª regra: Defina objetivos eficazes
O ponto de partida de toda estratégia digital bem-sucedida é a formulação de metas claras, apoiadas em métricas.
Saiba mais: 35 métricas de marketing digital para acompanhar já
Por isso, sua empresa fará uma gestão de marketing digital eficaz se começar estabelecendo desde já objetivos que sejam:
- Específicos
- Mensuráveis
- Atingíveis
- Relevantes
- Oportunos
Então que tal um exemplo de objetivo eficaz? Pense em algo como “aumentar as visitas ao site da empresa em 80% nos próximos seis meses”.
2ª regra: Identifique o público com o qual deseja se conectar
Definidas as metas a serem alcançadas, é hora de identificar o público-alvo com o qual sua empresa deseja fazer negócios.
Nesta etapa, a definição das buyer personas é fundamental. Assim sua empresa vai conhecer (e entender) cada perfil de pessoa que faz parte do seu público-alvo.
Além disso, vai poder coletar as informações pessoais e profissionais, metas e desafios, medos, valores e potenciais objeções.
Pois são estes dados que ajudarão a formatar a base de sua campanha:
- Os hábitos de consumo de informação vão direcionar o investimento em anúncios nos canais digitais
- As dores vão definir o tipo de argumento a ser usado nos conteúdos
- Informações sobre cargo e função dentro do processo de decisão ajudarão a otimizar o tempo de sua equipe de vendas
Resumindo: as buyers personas ajudam sua empresa a falar a coisa certa para a pessoa certa, na hora certa.
3ª regra: Crie e otimize seus ativos digitais
Os ativos digitais são parte da presença digital de sua empresa – e podem ter as mais variadas aplicações.
Mas com certeza a mais comum (e eficaz), com relação a uma boa gestão de marketing digital, é a landing page.
Isso porque ela oferece a sua empresa a oportunidade de captar dados e informações úteis sobre seus leads potenciais.
Saiba mais: Dados em Marketing Digital: descubra o que faz sua estratégia ser bem-sucedida
Pois estes dados são uma arma poderosa nas mãos de sua equipe de vendas, ávida para fechar negócios e gerar receita para sua empresa.
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Mas seja qual for o formato de seu ativo digital (landing pages, canais de redes sociais, blog, entre outros), tenha em mente duas regras:
- Ofereça conteúdo personalizado e pertinente
- Certifique-se que seja 100% mobile-first
4ª regra: Trabalhe a favor de sua própria visibilidade
Você já estabeleceu as metas da sua empresa, sabe exatamente o tipo de público a ser abordado e já cria bons conteúdos. Agora é hora de contar isso para o mundo.
Então para garantir visibilidade para seus esforços em marketing, recorra a técnicas comprovadas, como:
- Marketing de conteúdo
- Mídia social
- SEO
- Publicidade em canais digitais
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Pois isso vai ajudar a gerar tráfego para seu site e seguidores para suas redes sociais, garantindo que suas soluções sejam conhecidas por seus leads.
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5ª regra: Transforme tráfego em leads
Uma boa maneira de gerar leads é oferecer um conteúdo de qualidade.
Saiba mais: Marketing de conteúdo gera leads para sua empresa? Descubra!
Por isso aposte na produção de e-books, white papers, webinars, artigos no blog e infográficos. Pois assim você pode mostrar que sua empresa está disposta a ajudá-los.
E que também tem a solução certa, para ofertar-lhes assim que estiverem prontos para fazer negócio.
Vale também fazer testes A / B para determinar quais formatos de conteúdo encontram uma recepção melhor junto ao público.
Como você pode implementar isso em prática?
BAIXE JÁ: Guia de ofertas para uma geração eficaz de leads.
6ª regra: Alimente seus leads
Agora que seus clientes potenciais fizeram a transição para leads, é hora de conduzi-los através de sua jornada de compras.
Por isso, invista em uma gestão de marketing digital eficiente através de e-mails marketing pertinentes, com call to actions claros e personalizados.
Leia também: CTAs que funcionam: 7 dicas para revolucionar seus negócios
Vale desde lembretes sobre o produto buscado anteriormente, convites para conferir os últimos artigos do blog, entre outros.
7ª regra: Transforme leads em clientes.
O objetivo final do inbound marketing é converter potenciais clientes em clientes reais.
Isso significa não deixar que seus leads levem seu dinheiro para outro lugar – a temida concorrência.
Então esse é o momento em que sua equipe de vendas deve trabalhar a pleno vapor: reuniões de apresentação, propostas, descontos para fechar negócio. Tudo o que estiver ao alcance e que faça o negócio ser fechado (valendo a pena!).