À medida que a importância do meio online cresce com o tempo, as organizações precisam adotar uma gestão eficaz de marketing digital.
Inclusive, a estimativa global do setor é de um aporte de US$ 786,2 bilhões até 2026. Um bom indicativo de que o marketing digital é essencial para empresas de todos os tamanhos.
Então seja através de uma equipe interna ou com o suporte de uma agência especializada, fato é que elas precisam de profissionais experientes para executar suas campanhas de marketing e lidar com suas marcas on-line.
Afinal, criar, executar e monitorar uma estratégia de marketing digital abrangente é a chave para manter sua empresa na vanguarda do mundo dos negócios.
E esse artigo pode prepará-lo para criar, analisar e explorar estratégias e tendências de marketing digital. Então vamos lá!
O que é uma gestão eficaz de Marketing Digital?
A gestão eficaz de marketing digital é a administração e acompanhamento de campanhas de marketing online.
Simplificando, é uma técnica de medição e avaliação de desempenho usada para determinar a eficácia de uma campanha de marketing digital.
Por exemplo, envolve processos como a avaliação de várias táticas de marketing digital, como Search Engine Optimization (SEO), publicidade Pay-Per-Click (PPC) e marketing de conteúdo.
Assim, seu principal objetivo é garantir que as empresas como a sua se envolvam com potenciais clientes de forma eficaz e eficiente.
Por que a gestão eficaz de Marketing Digital é importante?
Com o gerenciamento de marketing digital, empresas como a sua podem rastrear facilmente a eficácia de toda campanha e ação online.
Além disso, essa gestão mais precisa pode ajudar a corrigir problemas em suas campanhas de marketing
Sua agência ou time digital podem usar a gestão eficaz de marketing digital para identificar a persona e refinar as estratégias de marketing.
Leia também – Buyer Personas aumentam o ROI de sua empresa: saiba como!
Isso porque uma boa gestão de marketing digital avalia diferentes aspectos de uma campanha digital para medir seu desempenho.
Nesse processo, eles extraem insights profundos sobre o público-alvo das empresas e suas preferências. Saiba mais a seguir.
Como medir a gestão eficaz de Marketing Digital para sua empresa
Existem muitos indicadores-chave de desempenho (KPIs) para medir o sucesso de sua estratégia de marketing digital. Estes incluem:
Tráfego do site
Você e seu time podem prever o sucesso de uma campanha de marketing rastreando o número de usuários que visitam seu site antes, durante e depois da campanha.
Saiba mais – Blog para empresas: uma forma efetiva de gerar tráfego e vendas
No entanto, lembre-se de estabelecer uma linha de base antes de avaliar o tráfego do site para obter resultados precisos.
Considere os dados qualitativos
Há muitos objetivos de marketing que são difíceis de quantificar. Portanto, é importante aplicar dados qualitativos para medir o sucesso de uma campanha.
Por exemplo, se sua organização deseja relançar seus produtos ou serviços em um mercado, o principal objetivo de sua campanha será mudar as perspectivas dos consumidores em relação à sua empresa e suas ofertas.
Para avaliar a eficácia de sua campanha de marketing, vale medir mudanças de percepção entre seu público-alvo. Isso pode ser feito por meio de métodos qualitativos de medição, como grupos focais e análise sentimental.
Taxa de Conversão
É a porcentagem de pessoas que se envolvem e interagem com um anúncio.
Relacionado – Conversão de tráfego em leads: comece já
É possível medir facilmente a taxa de conversão de uma campanha avaliando o número de pessoas que preencheram um formulário de consulta ou fizeram contato por meio de diferentes canais on-line.
Modelos de Atribuição de Marketing Digital
Os modelos de atribuição de marketing digital analisam os canais de marketing ou pontos de contato que atraem mais clientes.
Relacionado – As melhores redes sociais B2B para alavancar seus negócios
Além disso, a atribuição de marketing digital permite que as empresas identifiquem quais estratégias são mais eficazes para gerar conversões.
Então sua organização pode usar modelos de atribuição de marketing digital para determinar o desempenho de seus ativos digitais.
Além disso, esses dados podem ser usados para determinar a melhor plataforma para seus esforços de marketing. Portanto, fica mais fácil fazer ajustes na campanha de marketing geral de acordo.
Taxa de cliques (CTR) e taxa de engajamento
CTR é a porcentagem de pessoas que clicam em um anúncio. Por outro lado, a taxa de engajamento mede o nível de interação do público-alvo com o material promocional.
Hoje o consenso de mercado envolve a análise de curtidas, compartilhamentos e comentários para determinar a taxa de engajamento.
Leia também – Métricas de vaidade e sua importância nos seus negócios
2024 pede uma gestão eficaz de Marketing Digital: comece já!
Como você pode ver, uma gestão bem-sucedida pode colocar seus negócios no caminho certo do sucesso. Especialmente quando você conta com o suporte de especialistas com expertise real em garantir resultados expressivos para seus clientes – como é o caso da UP2Place.