Inbound marketing B2B e B2C: conheça os benefícios e venda mais

Estratégias diferentes de inbound marketing B2B e B2C são fundamentais para o sucesso de suas estratégias de marketing, vendas e faturamento.

Atualmente, o inbound marketing B2B e B2C é uma das grandes apostas entre empresas que buscam alternativas para fazer mais por menos.

Além disso, a transformação digital também tem uma grande participação nessa mudança na forma de fazer marketing.

Afinal, os canais digitais geraram novas formas de interagir e negociar com revendedores e intermediários. Assim como a forma de se relacionar com os clientes, fazendo com que o inbound marketing B2B e B2C ganhe cada vez mais espaço.

Inclusive, especialistas apontam que até 2025, 80% das interações de vendas B2B vão acontecer através de canais digitais.

Ou seja: se você quer que sua empresa seja bem-sucedida em suas estratégias de marketing, precisa entender e colocar em prática esses dois conceitos.

Por isso preparamos esse artigo: justamente para oferecer suporte nisso. Então siga na leitura e descubra o que significa B2B e B2C. O que mudou neste novo cenário mundial e como sua empresa pode obter os melhores resultados.

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B2B e B2C: conceito e aplicações

Antes de entender exatamente como o inbound marketing B2B e B2C pode transformar seus negócios, é importante que você entenda os conceitos separadamente.

O inbound marketing é hoje um dos principais canais de geração de negócios. Fundamentado no ambiente digital, permite captar leads e concretizar vendas de uma forma mais rápida, descomplicada e mais barata.

Leia também: Inbound marketing de sucesso – saiba o que funciona a curto e longo prazo

Já B2B é o conceito usado para definir relações comerciais entre empresas, (tanto que a tradução do termo é Business to Business).

Por isso, falamos em B2B quando o foco da sua empresa é fazer negócios com outras empresas. Ou seja: venda de serviços e produtos que ajudam outros negócios a obter resultados melhores.

E usamos o termo B2C quando sua empresa é focada em fazer negócios com o público final. Tanto que a sigla tem duas leituras: Business to Commerce ou Business to Customer.

Um exemplo rápido, para esclarecer a questão: sua empresa fabrica palitos de sorvete. Ela faz negócios B2B ao vende-los para uma fábrica de picolés. E a fábrica faz B2C quando vende os picolés em seus carrinhos na praia.

Inbound marketing B2B e B2C: mesma base, estratégias diferentes

A base nos dois cenários é a mesma, a aplicação é diferente: as relações comerciais entre os públicos B2B e B2C possuem motivações e apelos únicos.

Por isso as estratégias de comunicação e vendas precisam estar alinhadas conforme o caminho e o público a ser trabalhado. Isso vale para a estratégia de inbound marketing como um todo: os canais de comunicação e persuasão podem ser os mesmos.

Já os apelos nas redes sociais, conteúdos de e-mail marketing, artigos em blogs, entre outros, devem ser planejados e trabalhados para atender os pontos de dor de cada público.

Saiba mais: Como usar a dor do cliente para vender mais

Estratégias B2B podem obter resultados melhores ao trabalhar temas ligados ao universo corporativo:

  • Geração de leads
  • Estratégias de venda e serviços
  • Rentabilização de budgets
  • Estratégias de sucesso e lucro

E as abordagens voltadas para o público B2C se beneficiam de conteúdos relevantes no dia a dia do seu lead potencial:

  • Informações sobre os produtos e serviços ofertados
  • Melhores formas de uso
  • Resultados obtidos
  • Promoções e lançamentos

Também é um bom caminho promover ações de relacionamento com a marca e todos os argumentos que facilitem o processo de decisão de compra.

Foco do inbound marketing B2B e B2C

De forma reduzida, podemos dizer que o apelo do conteúdo B2B deve ser mais racional, enquanto o B2C pode ter bons resultados usando um apelo mais emotivo.

Isso porque o Business to Business tem como objetivo principal a geração de lucro e o crescimento da empresa. As relações tendem a ser mais duradouras e com garantias de fornecimento e prazo, devido ao modelo de compra.

Já no Business to Commerce trabalha muito mais na compra de ocasião, já que a jornada de compra envolve menos etapas e menos pessoas.

Saiba mais: Jornada de compra – use as estratégias certas e garanta a conversão

Mas seja qual for o seu segmento de atuação, é fundamental mostrar que sua empresa tem soluções que facilitam e geram mais resultados para o cliente.

Pois assim é possível aumentar as chances de recompra e ampliar o ciclo de vida do cliente.

Diferencial do inbound marketing B2B e B2C nos negócios

Considerado a revolução do marketing tradicional, o inbound marketing tem gerado resultados ainda mais expressivos, tanto no B2B quanto no B2C. Especialmente quando você aplica o Funil de Vendas em Y – CLIQUE E SAIBA MAIS.

Especialmente quando comparamos as vantagens do inbound marketing com as estratégias tradicionais de marketing. Veja a seguir:

Custo menor

As estratégias de inbound marketing podem ser até 47% mais baratas que o outbound marketing.

Retorno mais rápido

O inbound marketing permite que sua empresa consiga visualizar o ROI de maneira mais assertiva e rápida. Dependendo do tipo de ação ou estratégia, sua empresa pode ver o resultado em poucos dias ou semanas.

Facilidade na mensuração

Ao contrário do marketing tradicional, o inbound marketing é facilmente mensurável. Existe uma série de ferramentas disponíveis no mercado que permitem:

  • Manter um acompanhamento bem próximo da geração de leads;
  • Acesso a dados precisos de crescimento do negócio;
  • Pontos de atenção que necessitam de ajustes durante a operação.

Agora que você já conhece as vantagens do inbound marketing, B2B e B2C, é hora de colocar em prática tudo isso em seu negócio.

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