Inbound marketing de resultados e a importância do engajamento

Inbound marketing de resultados e a importância do engajamento

Vivemos em um mundo altamente conectado, por conta da Internet e das redes sociais. Isso traz muitas oportunidades para sua empresa alcançar potenciais clientes com a ajuda do inbound marketing de resultados.

Essa interação permite que consumidores exponham abertamente suas experiências com serviços e produtos. Já as empresas podem usar os feedbacks para ajustar e melhorar seus produtos e operações.

O que sua empresa tem feito para atrair e manter o engajamento de seu público? Confira a seguir nossas dicas para obter usuários comprometidos e quais indicadores ajudam a mensurar isso.

Usuários comprometidos: o valor agregado do inbound marketing de resultados

O engajamento é um elemento importante para o sucesso de toda estratégia de inbound – e também da sua empresa.

Como falamos em nosso artigo sobre a jornada de compra, o cliente “engajado” pode se tornar o melhor promotor de seus produtos e serviços.

Para alcançar esse nível de compromisso, sua empresa deve trabalhar por etapas. Ou seja, acompanhar um usuário através do funil de vendas até a sua conversão.

Para isso, é importante:

  • Interagir com o conteúdo que esses usuários dão à sua empresa: o tempo que o usuário investe em seu site e perfis sociais está diretamente relacionado ao nível de interesse que recebe.
  • Visite as páginas relacionadas ao seu produto e até o da concorrência: sinta na pele como funciona a experiência de compra do seu cliente.

Com isso em mente, é chegada a hora de implementar isso, através de uma série de ações de inbound marketing de resultados. Todas as dicas a seguir ajudarão a melhorar o engajamento em relação à sua marca.

Como obter o envolvimento do usuário usando inbound marketing de resultados?

Oferecer produtos e serviços de qualidade é um primeiro passo para alcançar um bom nível de compromisso. Mas existem quatro itens fundamentais para transformar um visitante em um cliente comprometido:

1) Conteúdo de qualidade

O marketing de conteúdo, aliado às estratégias de SEO, são as principais iscas dentro de um plano de inbound marketing de resultados.

Ofereça informação relevante através de postagens interessantes em seu blog e redes sociais. Isso vai estimular seu usuário a continuar navegando e realizar mais ações.

Por isso analise cuidadosamente o tipo de conteúdo oferecido por sua empresa e veja se ele apresenta estes valores:

  • Utilidade,
  • Personalização,
  • Relevância,
  • Adaptado às suas buyer personas,
  • Intuitivo,
  • Visual e interatividade.

2) Uma boa experiência do usuário (UX)

Observe como é navegabilidade do website de sua empresa. Verifique se ela flui de acordo com o roteiro previsto para seus usuários.

Se os conteúdos mais importantes estão visíveis e atraentes, se todas as call to action estão levando para o caminho e o lugar certo.

Ter cuidado com a experiência do usuário fará com que eles não saiam do seu site e ainda os estimula a ter mais ações na página. Isso é inbound marketing de resultados!

3) Geração de Leads

Como já falamos algumas vezes, e-books, estudos de casos e white papers são excelentes ferramentas para gerar e qualificar leads.

Agora é a hora de nutrir este lead e oferecer-lhe conteúdo que ele deseja consumir, que esteja totalmente relacionado ao conteúdo baixado anteriormente. Por quê?

O objetivo é que este usuário conheça cada vez mais sobre sua empresa e as soluções que ela oferece. Isso ajuda a criar um vínculo e um compromisso. Uma vez estabelecido este vínculo, maior será a confiança dele em seus serviços ou produtos, o que aumenta suas chances de conversão.

4) Confiança

Como construir essa relação de confiança entre sua empresa e seus clientes potenciais? Converse com seu time ou agência de marketing digital sobre a possibilidade de realizar pequenas pesquisas para obter feedbacks dos usuários sobre o conteúdo.

Algumas ferramentas, como o WordPress, disponibilizam plug-ins que permitem ao usuário classificar a qualidade do que está lendo.

KPIs para analisar o envolvimento do usuário

O KPI certo é fundamental para mensurar o sucesso de suas estratégias de inbound marketing de resultados.

É através dele que sua empresa vai saber se está engajando seu cliente potencial e checar se ele está evoluindo no funil de compra. Aqui estão algumas sugestões:

  • Número de usuários que chegam ao site e saem sem clicar em nenhum link (taxa de recuperação ou abandono),
  • Número de cliques do usuário por sessão,
  • Número de páginas vistas por um usuário em uma sessão,
  • Número de páginas visualizadas mais de uma vez por um usuário em uma sessão (re-visitas),
  • Tempo gasto por usuário em cada página por sessão,
  • Tempo gasto por usuário no total no site em uma sessão,
  • Tempo total investido,
  • Total de downloads de conteúdo,
  • Taxa de abertura de e-mails marketing,
  • Taxa de cliques em e-mails marketing,
  • Compartilhamento de conteúdo (ou menções),
  • Interações nas redes sociais.

O engajamento é essencial dentro do inbound marketing de resultados

Contar com usuários engajados traz inúmeras vantagens. E adotar ou aprimorar ações que melhorem o engajamento só vai aumentar isso.

Isso se reflete desde o aumento das vendas até a melhoria da experiência e da confiança do usuário, o que afetará diretamente o aumento de clientes potenciais.

O que os usuários dizem sobre seus produtos e serviços? Certamente há formas de criar ações para aumentar o número de clientes comprometidos. Por onde você começaria?

Se você quer saber mais sobre inbound marketing de resultados ou como aumentar as taxas de engajamento em sua empresa, clique a seguir e fale com nosso time de especialistas!

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