A receita para fazer inbound marketing de sucesso consiste na união de diversos fatores – e não de ações pontuais, como muitos têm feito por aí.
O ideal é uma combinação de técnicas de marketing digital e marketing de conteúdo de qualidade em diversos formatos.
Tudo isso arrematado por ações para atrair tráfego para seu site ou blog, que ajudem a aumentar a visibilidade através de suas redes sociais.
Dessa forma, sua empresa consegue atrair leads de forma não invasiva, acompanhando-os durante toda a jornada de compras.
E todas essas questões acima podem ser trabalhadas a curto ou longo prazo. E para saber qual é o melhor caminho para sua empresa atrair resultados é que nós preparamos esse artigo para você.
O inbound marketing de sucesso é feito de estratégias de curto ou longo prazo?
Essa é uma metodologia de trabalho que inclui várias técnicas voltadas para atrair tráfego qualificado para um blog ou web através de conteúdo de qualidade. E, a partir daí, converter a maior percentagem possível desses registros ou leva de usuários anônimos.
Mas o processo não termina aqui: há ainda uma etapa de nutrição, que pode ser feita através do envio e-mails personalizados e fornecimento de materiais que ajudam a acompanhar e preparar o cliente desde o topo do funil, o que é o mais distante do produto final, ao fundo do funil, quando o lead está muito perto de finalizar a compra.
Obviamente, a complexidade da estratégia de inbound marketing contribui para determinar se o perfil é de médio ou longo prazo, uma vez que o que sua empresa quer é criar confiança e relações duradouras com os leads e clientes já convertidos, através da agregação de valor e do uso de argumentos sólidos para venda.
Isso não quer dizer que as ações de inbound marketing não têm lugar no curto prazo. Elas não só têm lugar como ainda ajudam a garantir o equilíbrio das táticas onde os resultados não são esperados em pelo menos seis meses de implantação.
O que é uma estratégia de inbound marketing de curto prazo?
As estratégias de curto prazo são aquelas implementadas para gerar resultados imediatos, entre um dia e, no máximo, um mês.
São normalmente ações rápidas e precisas, que não necessariamente agregam valor no futuro.
Especialmente no campo do marketing 2.0, elas são exigidas por muitos clientes como uma maneira de verificar se os seus esforços (e investimentos) estão começando a gerar resultados positivos.
Exemplos de estratégia de curto prazo
– Guest posts: publicar artigos em blogs externos, que incluam um CTA para download de conteúdo de sua empresa: e-books, white papers, comparativos, guias, etc.
– Divulgação em redes sociais: usar suas redes sociais para distribuir seus artigos de blog ou materiais ricos sempre ajuda a gerar mais tráfego para as páginas de destino.
– Estratégias Pay Per Click (PPC): estratégias através de publicidade paga (SEM) em plataformas como o Google Adwords ou Anúncios do Facebook, a fim de gerar visitas ou contatos em troca de um certo investimento.
– Lembretes: pop-ups de saída, usados para minimizar o número de visitantes que deixam a página antes de se tornarem leads.
Essa é mais uma forma de obter os dados dos seus visitantes em troca do download de materiais ricos.
E o que é uma estratégia de inbound marketing de longo prazo?
O inbound marketing de sucesso é projetado especialmente para trazer resultados duradouros e agregar valor a médio e longo prazo.
Ele usa ações com base no posicionamento do site ou blog através do bom uso das palavras-chave, otimização de conteúdo e links (ligações) internos e externos.
E, por fim, a análise dos resultados serve para alinhar a estratégia e alcançar os melhores resultados.
Conheça as principais estratégias de longo prazo e os objetivos associados
– Analisar as palavras-chave para o posicionamento.
Usar as palavras-chave relacionadas ao seu negócio ou atividade, considerando fatores como volume de pesquisa ou leilões, que depois devem ser aplicadas em seus artigos, postagens nas redes sociais e conteúdo para download.
OBJETIVOS: atrair visitas orgânicas e posicionar seu site da melhor forma organicamente (SEO).
– Otimizar o conteúdo das palavras-chave.
Certifique-se de que o título, subtítulo, a URL dos seus artigos e textos da imagem contenham a palavra-chave.
Aplique-a também no primeiro parágrafo e em negrito, além de acrescentá-la na meta descrição do artigo.
OBJETIVOS: atrair mais visitantes orgânicos e ampliar a conversão de leads.
– Análise de resultados.
Quando você usa boas métricas para acompanhar suas estratégias, consegue garantir a detecção de erros e possibilidades de melhoria que ajudem a garantir as metas.
OBJETIVOS: verificar se os resultados esperados estão se concretizando e fazer correções em caso de grandes desvios entre metas e resultados.
Esperamos que esta diferenciação entre curto e longo prazo ajude a compreender como fazer inbound marketing de sucesso. Para se aprofundar ainda mais no tema, a dica é baixar nosso book sobre o tema. Clique a seguir e faça o download agora mesmo!