Inteligência Artificial no Marketing Digital: o que esperar?

Entenda os impactos e a influência da inteligência artificial no marketing digital - e como tudo isso vai afetar seus negócios.

O avanço da inteligência artificial no marketing digital aumentou significativamente em todo o mundo. Hoje já é possível afirmar que a IA se fundiu perfeitamente em nossas vidas, dos chatbots aos veículos autônomos.

Um bom exemplo é o ChatGPT, a grande febre do momento que foi pauta de nosso último artigo – clique aqui para ler.

Por isso, os especialistas acreditam que a IA será um componente crucial dos próximos planejamentos digitais. Afinal, isso pode transformar os negócios, automatizando tarefas simples e fazendo previsões aprofundadas.

Atualmente, ferramentas e técnicas de IA já são usadas para desenvolver produtos ou serviços para diversas empresas nos mais variados setores. Além disso, a tecnologia permite acessar clientes-alvo facilmente e tomar decisões de marketing complexas rapidamente.

Quer entender o assunto mais a fundo e como tirar proveito? Então leia este artigo e aprenda como usar essas técnicas para fazer sua empresa vender mais.

Quer explorar a inteligência artificial no marketing digital? Conte com os especialistas em Estratégias Digitais da UP2Place nesta jornada!

FALAR COM UM ESPECIALISTA

Inteligência artificial (IA): o que é?

Quando abordamos sob a ótica da ciência da computação, o campo da inteligência artificial (IA) está focado no desenvolvimento de robôs inteligentes. Aqueles capazes de realizar atividades que tradicionalmente exigem raciocínio humano.

No caso, isso engloba à função de desenvolver habilidades cognitivas semelhantes às dos seres humanos. Como a capacidade de raciocinar, encontrar significado, generalizar ou aprender com a experiência.

As respostas inteligentes do Gmail são um ótimo exemplo do estado atual da IA. Pois é uma das aplicações com a qual a maioria das pessoas está familiarizada. Mesmo que você ainda não a tenha usado pessoalmente.

A “máquina” por trás do recurso está realmente lendo cada pedaço de dado, treinando o algoritmo para prever melhor a linguagem.

Leia também: Dados em Marketing Digital: descubra o que faz sua estratégia ser bem-sucedida

Até algum tempo atrás, o resultado envolviam várias opções de resposta curta. Mas isso evoluiu e hoje alcançou o restante de suas frases. Algo semelhante ao que as consultas de pesquisa de preenchimento automático fazem agora.

O que a IA não é

A inteligência artificial não é exatamente uma ameaça ou um milagre, como muitos a retratam atualmente. Especialmente quando o assunto é o marketing digital.

De fato, um grande equívoco é que a tecnologia reduzirá ou eliminará o fator humano das marcas. Pelo contrário: se existe uma certeza efetiva nisso, é a de que a IA tem o potencial de permitir que as marcas sejam mais humanas do que nunca.

Pois sua capacidade de atender aos clientes em um nível personalizado é sem precedentes.

Além disso, muitas das tarefas monótonas e repetitivas serão retiradas dos ombros dos profissionais. Dessa forma, eles poderão se concentrar na sua marca e em seus clientes. Mais do que nunca, até.

Saiba mais: Automação do marketing de conteúdo eficaz em 7 etapas

Da mesma forma, ela não significa o fim de certas funções instantaneamente.

Afinal, mesmo entre as responsabilidades que poderão ser automatizadas, existe a necessidade de um treinamento para que as máquinas desenvolvam os algoritmos certos para assumir esses trabalhos.

Acredita-se que processos assim levarão entre cinco ou mais anos, dependendo da tarefa. Além disso, as coisas mudam muito nesse setor – e tecnologias ficam obsoletas rápido demais.

Chatbots: um bom exemplo de inteligência artificial no marketing digital?

Os chatbots parecem ser um dos primeiros exemplos em que as pessoas se apoiam ao discutir IA. Mas a realidade é que os recursos atuais – pelo menos os que estamos interagindo hoje – dificilmente são exemplos de IA.

Leia também: Chatbots: descubra como revolucionar seu relacionamento com os clientes

Claro, há exceções. Porém, a grande maioria dos bots é construída com codificação humana.

O que isso significa? Que as respostas que seu cliente recebe são escritas e programadas por humanos. Embora haja alguma IA em andamento aqui, ela ainda não é tão avançada quanto muitos pensam.

Mas o que a inteligência artificial poderá fazer?

Afinal, podemos construir nossas estratégias de marketing digital de forma mais inteligente usando máquinas? Bem, essa é a ideia.

Então imagine o que a IA será capaz de fazer para eventos, por exemplo. Hoje os profissionais do setor e gerentes de eventos têm encontrado maneiras brilhantes de adaptar a experiência do evento para os participantes.

Com a inteligência de IA, uma experiência de evento verdadeiramente personalizada se torna muito possível. Como? Aproveitando os dados dos participantes de uma maneira que os humanos não poderiam fazer em escala.

Além disso, acredita-se que a inteligência artificial também poderá cuidar de algumas das tarefas mais monótonas do marketing digital.

Leia também: 5G no marketing digital e as vantagens para seu negócio

Alguns acreditam que ferramentas como o Chat GPT poderá criar os textos de assunto dos e-mails marketing. Bem como os tempos de envio personalizados serão decididos pelas máquinas, para otimizar as taxas de abertura por remetente.

Então se você já lutou com linhas de assunto de e-mail ou testes A / B para encontrar os melhores horários de envio, vai concordar que esta é uma ótima notícia. Agora você poderá ter mais tempo para escrever e criar estratégias.

Aqui estão algumas outras tarefas que poderão ser influenciadas pela inteligência artificial no marketing digital:

  • Construção de buyer personas
  • Definição de tópicos e títulos para editorias de conteúdo
  • Determinação das metas de marketing com base em dados históricos e desempenho previsto
  • Ajustes mais precisos sobre os gastos com anúncios digitais em tempo real
  • Identificação de tendências de mídia social
  • Previsão de resultados de campanhas com base em análise preditiva

Benefícios da Inteligência Artificial no Marketing Digital

É verdade que a inteligência artificial está transformando a face do cenário digital.

Pois a IA pode identificar com mais precisão as tendências de marketing graças à análise prática de dados e à capacidade de responder a entradas dinâmicas (em comparação com os seres humanos).

Então o uso de serviços automatizados de marketing digital vai permitir que marcas consigam economizar tempo e dinheiro em tarefas como:

Rastreamento em tempo real

Plataformas ou sites com a integração da IA ajudarão a rastrear a eficácia de seu conteúdo junto ao seu perfil de cliente ideal.

Saiba mais: Perfil de cliente ideal (ICP): qual é o certo para sua empresa?

Isso significa que as pessoas que usam o marketing digital para seus negócios podem ver rapidamente os resultados e mudar seu próximo curso de ação.

Aumento da produtividade

Várias tarefas monótonas poderão ser prontamente automatizadas através da inteligência artificial no marketing digital. Como resultado, a produção estratégica vai aumentar, economizando muito tempo e recursos.

Marketing mais eficaz

Acredita-se que a IA poderá eliminar as presunções na publicidade.

Assim, a análise e os serviços de dados orientados por inteligência artificial podem ajudá-lo a criar um plano de marketing digital mais assertivo e bem-sucedido.

Maior precisão

Hoje a IA já pode analisar grandes quantidades de dados e fazer previsões precisas sobre o comportamento do consumidor.

Assim, ela ajuda sua empresa e suas equipes de marketing e vendas a tomar decisões mais informadas e precisas. A tendência é que essa precisão amplie exponencialmente nos próximos anos.

Personalização aprimorada

Como falamos no tópico anterior, a IA pode analisar os dados do consumidor e ajudar sua empresa a personalizar suas estratégias de marketing para alcançar seu público-alvo de forma mais eficaz.

Com isso, cresce a relevância e a ressonância da mensagem e melhora as taxas de conversão.

Segmentação de público

Alcançar o público correto é uma necessidade para que toda estratégia de marketing tenha sucesso.

Saiba mais: Segmentação de clientes: técnicas eficazes para seu negócio

Com a atuação da inteligência artificial no marketing digital, as empresas podem facilmente segmentar seus clientes. Pois ela coleta dados do usuário, analisa-os e prevê o comportamento.

Assim, é possível personalizar suas campanhas de acordo com as preferências do consumidor usando esses dados.

Aumento do ROI

A inteligência artificial já permite otimizar muitas tomadas de decisão, o que ajuda sua agência de marketing digital a produzir conteúdo com melhor desempenho.

Leia também: 5 dicas para escolher a agência de marketing digital ideal para seus negócios

Dessa forma, sua empresa pode direcionar iniciativas de marketing digital focadas com um ROI maior. Tudo graças aos seus benefícios em melhorar o conhecimento do público.

Melhor experiência do usuário

Ao usar a inteligência artificial no marketing digital, você pode entregar o conteúdo certo para o público ideal.

Como resultado, os clientes ficarão mais satisfeitos, pois podem receber exatamente o que buscam – e precisam.

Baixe o Guia de Ofertas de Conteúdo para uma Geração Eficaz de Leads

Como a inteligência artificial está transformando o marketing digital?

Podemos afirmar que hoje a inteligência artificial está transformando o setor de marketing digital ao:

  • Revolucionar a forma como as empresas abordam as campanhas promocionais. Hoje já é possível reduzir o tempo para idealizar e implementar uma estratégia de marketing e fornecer uma visão profunda do que o público-alvo gosta e não gosta
  • Aplicar a análise preditiva para segmentar os clientes em grupos estratégicos, com base na idade, renda e outros fatores. Além de gerar insights sobre o comportamento do cliente e seu padrão de compra
  • Responder automaticamente às consultas de suporte ao cliente. Muitas empresas estão usando chatbots habilitados com IA para resolver consultas rápidas de clientes sem intervenção humana

Além disso, existem outras frentes onde podemos ver os impactos da inteligência artificial no marketing digital:

Customer Relationship Management (CRM)

Com aplicativos orientados por IA, sua empresa pode personalizar as interações com o cliente. Além de oferecer uma experiência de usuário aprimorada com promoções especiais ou incentivos para restaurar a fidelidade do cliente.

Relacionado: Contar com um CRM para equipe de vendas é um bom negócio?

Assim como os aplicativos alimentados por IA, como chatbots, aplicam processamento de linguagem natural (PNL) para:

  • Segmentar consultas de clientes
  • Responder rapidamente a solicitações urgentes de usuários
  • Minimizar insatisfações, atendendo a todos os consumidores em tempo real

Além disso, o CRM alimentado por IA usa análise preditiva para extrair insights profundos relacionados ao comportamento e preferências do cliente. Tudo com base em suas interações passadas e outros dados.

O recurso ainda pode ser usado para geração de leads e aumento das taxas de conversão.

Otimização de mecanismos de busca (SEO)

A aplicação de IA em SEO ajuda a melhorar a pesquisa de palavras-chave, criar conteúdo otimizado, gerar links e fazer análise de sites.

Assim, o SEO habilitado para IA pode analisar grandes volumes de dados para identificar palavras-chave relacionadas aos produtos ou serviços.

Relacionado: SEO Marketing e seu papel no sucesso dos seus negócios

Bem como aplicá-los para melhorar a classificação do site na página de resultados da SERP ou do mecanismo de pesquisa.

Social Media Marketing (SMM)

Hoje já é possível usam aplicativos habilitados para IA para gerar conteúdo escrito ou visual, como:

  • Postagens
  • Hashtags
  • Posts gráficos

Além disso, a IA também pode ajudar a personalizar o conteúdo de mídia social para cada cliente com base em seus interesses, localização e outros fatores.

Leia também: As melhores redes sociais B2B para alavancar seus negócios

E-mail Marketing

As empresas hoje aplicam a inteligência artificial para segmentar clientes com base em seus interesses, nível de engajamento, histórico de compras e outros.

Leia também: 5 dicas essenciais para aumentar a taxa de abertura de e-mails marketing

Assim, os aplicativos orientados por IA permitem criar uma lista segmentada e enviar mensagens personalizadas de acordo com seu perfil de seus clientes sobre:

  • Lançamentos de novos produtos
  • Ofertas especiais
  • Descontos e outras informações relacionadas a empresas e produtos

Além disso, a IA também pode ajudar a evitar a criação daqueles e-mails que vão direto para a caixa de spam.

Marketing de Conteúdo

O crescente apetite por anúncios baseados em conteúdo tornou o marketing de conteúdo uma forma dominante de promoção em todos os setores.

Com a IA, será possível identificar tipos de conteúdo nos quais seus clientes existentes e potenciais clientes estão interessados.

Recentemente, o ChatGPT e o BARD, aplicativos avançados de IA, chamaram a atenção das massas por sua capacidade de gerar respostas a quase todas as perguntas de maneira conversacional.

Inclusive, pedimos ao Chat GPT que respondesse à pergunta inicial deste tópico e ele nos disse que “a inteligência artificial está transformando a produção de conteúdo para mídias sociais, permitindo a criação automatizada de conteúdo personalizado e otimizado para SEO, geração de títulos e descrições, identificação de tópicos e palavras-chave relevantes e seleção de imagens e vídeos adequados para a audiência e canal de distribuição”.

Mas a tecnologia esqueceu de usar a palavra-chave que pedimos – ou seja: a interação humana ainda é essencial para orquestrar a ferramenta.

Experiências online personalizadas

A capacidade de encontrar informações e experiências personalizadas on-line, assim como no mundo real, pode ser a diferença entre ganhar a atenção do seu público-alvo ou desaparecer em segundo plano.

Ao ajustar o conteúdo e a entrega dependendo da localização, gostos, desgostos, atividade on-line, dispositivos e muito mais, a IA permite criar uma jornada de compra distinta e personalizada.

Assim, sua empresa pode criar conteúdos e abordagens personalizadas – como e-mail marketing, landing pages e até mesmo anúncios em tempo real, ampliando a probabilidade de conversão.

Materiais ricos com base na inteligência artificial no marketing digital

A IA permite que você identifique o material de maior resultado com base no comportamento do seu público-alvo. Assim, possibilita a aplicação do marketing de conteúdo que gera resultados.

Dessa forma, sua empresa pode acessar dados mais específicos sobre os tipos de conteúdo que engajam seu público-alvo – e criar conteúdo mais eficaz.

Atualmente, com todos os apps e tecnologias disponíveis em seu smartphone, é plenamente possível criar vídeos e outros conteúdos audiovisuais de forma rápida e simples.

Assim, caso os dados do público indicarem que é o que sua marca precisa, você pode rapidamente suprir esta demanda e acelerar tomadas de decisão com a abordagem certa na hora certa.

Análise para Marketing Preditivo

Hoje, obter insights da enorme quantidade de dados que entra diariamente em sua empresa pode parecer um grande desafio.

Mas a análise preditiva, que usa uma combinação de aprendizado de máquina, algoritmos, modelos e conjuntos de dados para prever o comportamento futuro, as soluções de IA Marketing permitem explorar ao máximo esses dados.

Saiba mais: Use o poder do Marketing Preditivo para o sucesso de suas vendas

Isso pode ajudar suas equipes de marketing e vendas a entender melhor os tipos de produtos que os consumidores procurarão ao longo do tempo. Bem como posicionar as campanhas de acordo.

Encontrando influências em pequena escala

Outra grande tendência da inteligência artificial no marketing digital agora são os influenciadores.

Hoje os algoritmos de IA já estão sendo usados para garantir que as pessoas com maior probabilidade de atrair leads para o seu negócio. Assim, eles aparecem em seus resultados de pesquisa e feeds de mídia social com mais frequência.

Dessa forma, os anunciantes empregarão cada vez mais a IA para encontrar micro influenciadores mais compatíveis com seus negócios e públicos-alvo.

Os micro influenciadores são aqueles indivíduos com menores fanbases, em vez de superstars, mas que utilizam seu conhecimento especializado para cultivar um pequeno número de seguidores que valoriza suas opiniões.

Leia também: Prova Social: entenda o conceito – e como isso ajuda seu negócio

Com a ajuda da IA, as empresas como a sua poderão pesquisar uma ampla gama de nichos e segmentos de público para identificar micro influenciadores que têm o público certo para o seu negócio.

Comércio eletrônico

O uso bem-sucedido da inteligência artificial tem o potencial de ter um grande impacto sobre os proprietários de empresas de comércio eletrônico.

Acredita-se que a aplicação da inteligência artificial no marketing digital será capaz de produzir tudo. Desde sites e conteúdo até recomendações de produtos, controle de estoque e suporte ao cliente.

Então isso significa que a IA pode ser usada, entre outras coisas, para:

  • Prever as vendas de comércio eletrônico
  • Realizar pesquisas de mercado competitivas
  • Identificar tendências de pesquisa de clientes

Desafios e riscos do uso da Inteligência Artificial no Marketing Digital

Embora existam muitos benefícios da aplicação da IA no setor, também existem desafios e riscos.

Uma das principais preocupações é o potencial de algoritmos tendenciosos. Isso pode levar a resultados injustos ou discriminatórios, onde a IA pode replicar o viés humano em suas previsões e decisões.

Outro receio envolve a privacidade dos dados. À medida que as empresas coletam mais dados dos clientes, há o risco de que estes possam ser comprometidos ou usados indevidamente.

Por isso, as organizações precisam tomar medidas para proteger os dados dos clientes. Como a implementação de protocolos de segurança rigorosos e criptografia de dados.

Leia também: Qual o impacto da LGPD nas estratégias digitais? Descubra!

Outro ponto de atenção envolvendo a inteligência artificial no marketing digital é a questão do plágio.

Pois as ferramentas de inteligência artificial podem gerar conteúdo com base em textos e informações pré-existentes. Assim, caso seu concorrente use o mesma tema e palavras-chaves, talvez receba um texto igual ou muito semelhante ao que sua empresa pode obter.

Portanto, é essencial verificar e editar cuidadosamente o conteúdo gerado pela IA antes de publicá-lo. Dessa forma é possível se certificar de que o conteúdo seja original e não infrinja os direitos autorais de outras pessoas ou empresas.

Concluindo: é hora de apostar em inteligência artificial no marketing digital?

Como você pode ver, a IA já está tendo um impacto significativo no campo do marketing digital. E espera-se que essa tendência continue no futuro.

Com a ajuda da IA, as empresas podem criar campanhas de marketing mais direcionadas, personalizadas e eficazes. Além de melhorar a experiência geral do cliente.

No entanto, as empresas precisam estar cientes dos desafios e riscos do uso da IA e tomar medidas para aliviá-los. Sempre a fim de aproveitar totalmente os benefícios dessa tecnologia.

No entanto, como acontece com qualquer nova tecnologia, é importante tomar medidas para mitigar os riscos e desafios associados à IA. Aqui estão alguns conselhos para as organizações que estão ansiosas para aplicar a inteligência artificial no marketing digital o quanto antes:

Mantenha o controle

Crie uma planilha e comece a documentar as tarefas que você e sua equipe fazem repetidamente. Em outra coluna, observe com que frequência essas tarefas são executadas e, em outra, dê a cada tarefa um valor (que você pode filtrar posteriormente por valor).

Dessa forma, fica mais fácil começar a formular quais são suas maiores prioridades. Bem como quanto tempo elas tiram de outras tarefas.

Analise as oportunidades que os dados oferecem

Se o seu negócio é como a maioria das empresas, boa parte dos dados coletados de seus clientes são informações não utilizadas. Mas que você pode e deve aproveitar.

Como aproveitar esses dados? Reúna sua equipe e sua agência de marketing digital para um brainstorming criativo.

Crie políticas englobando ética e inteligência artificial no marketing digital

A ética de dados está em destaque globalmente nos dias de hoje. E isso só crescerá à medida que a IA se tornar a norma.

Então antes de iniciar o desenvolvimento de uma estratégia de IA, entenda que sua empresa terá enormes quantidades de dados do usuário. Saber desde já como e por que você usará esses dados é importante.

Tudo indica que a IA terá um lugar valioso no marketing digital. Então certamente veremos quais empresas aproveitarão melhor isso nos próximos anos.

Se você tem medo de se atrasar para o jogo, fique tranquilo: a integração com a IA está apenas começando.

Mas você pode começar a se aquecer desde já: fale com a UP2Place e garanta uma análise personalizada e gratuita de sua estratégia digital atual!

SOLICITAR AVALIAÇÃO GRATUITA

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Posts Relacionados