Atualmente, o conceito de inteligência digital está cada vez mais popular – nos negócios em nosso dia a dia.
Afinal, uma das maiores influências da transformação digital está nas oportunidades de oferecer uma boa experiência do cliente. E uma boa experiência do cliente vai muito além das visitas ao seu site.
Pois engloba também as interações através da sua estratégia de e-mails marketing. A experiência obtida nos pontos de venda. Na forma como sua equipe de vendas atua e muito mais.
Já abordamos aqui também a jornada de compra do cliente em todas essas experiências. Embora, sua empresa possa contar com métricas e insights no processo, ainda se faz necessária uma boa dose de inteligência digital.
Entenda um pouco mais sobre esse conceito e como aplicá-lo em sua empresa na busca por resultados no artigo a seguir.
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Definição de inteligência digital
Uma empresa rica em inteligência digital compreende seus clientes. Especialmente como eles estão usando seu site – tanto para desktop quanto para mobile – e aplicativo para smartphones graças à análise de dados.
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Assim, usa esses dados para otimizar a experiência oferecida. Independentemente de quando, onde ou como eles interagem com a empresa.
Neste cenário de dispositivos móveis, multidispositivos e abordagens omnichannel, a inteligência digital é a capacidade de transformar dados digitais em insights em tempo real. Sempre acionáveis e focados no cliente.
A importância (e a dificuldade) de mensurar dados
Medir qualquer dado em todas essas interações parece quase uma missão impossível.
E infelizmente vemos com frequência algumas empresas adotarem uma abordagem fragmentada de medição. Ou seja: a equipe de marketing acompanha suas métricas separadamente da equipe de atendimento ao cliente.
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Muito disso vem da multiplicidade de fonte de dados, cada um com suas próprias ferramentas de mensuração. Onde se concentram apenas em seu próprio produto ou parte da jornada.
Mas este cenário está mudando aos poucos e abordagens abrangentes de inteligência digital tem surgido no mercado.
É por isso que contar com uma agência de marketing digital é tão importante. Porque isso permite que sua empresa tenha uma visão 360º de sua estratégia digital. Sem focar apenas em um ou outro departamento.
Em alguns casos, esse apoio surgiu através de uma iniciativa ligada à transformação digital. Já em alguns outros, a mudança foi alavancada por Diretores de Marketing, Diretores de Estratégia ou similares.
Essa mudança é fundamental. Pois quando os executivos fundamentam suas tomadas de decisão nos esforços de inteligência digital, essa política impacta diversas outras áreas diferentes da empresa.
Plataformas que facilitam a inteligência digital dentro das empresas
Soluções mais abrangentes: esta é uma das principais necessidades do mercado. Pois alguns fornecedores estão vendo estas oportunidades e respondendo com atualizações de seus sistemas ou novas plataformas.
A Adobe, por exemplo, é considerada líder nesta avaliação mais recente da Forrester. Hoje a empresa já oferece várias variações do Adobe Analytics, Adobe Target, Adobe Activation, Adobe Mobile, entre outros.
Atualmente, o Google disponibiliza o Google Analytics 4, o Google Tag Manager, o Google Attribution, entre outras aplicações. A IBM tem o Watson – e por aí vai.
Então o desafio agora é integrar todas essas ferramentas de forma contínua. O movimento atual mostra os principais fornecedores de dado se mobilizando em duas frentes:
- Integração dos seus próprios produtos
- Integração com outros produtos ou liberação de dados que possam interagir com outras aplicações que trabalhem os dados em seus sistemas.
A ideia de um sistema integrado, sem “gambiarras”, ajuda as empresas a acessarem a análise e medições. E também permite que esses fornecedores recebam insights para desenvolvimentos futuros.
Você deve ter ouvido muito sobre Inteligência Artificial ultimamente – e o IBM Watson é um dos maiores responsáveis por isso.
Estas plataformas são excelentes exemplos dos benefícios da transformação digital para as empresas. Plataformas assim são capazes de fornecer insights coletando dados em um caminho mais amplo da jornada dos clientes.
E ainda aplicam sistemas de inteligência artificial a esses dados.
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