Orçamento de marketing ideal
Se você quer garantir que sua empresa cresça, precisa estabelecer um orçamento de marketing ideal.
A estruturação de seus investimentos de marketing permite que sua instituição obtenha retorno sobre eles e os aumente ao longo do tempo.
E uma das grandes dúvidas de todo diretor ou dono de empresa é em relação ao valor que uma empresa deve investir nesse setor. De fato, essa quantia varia de acordo com vários fatores, incluindo estágio e velocidade de crescimento, indústria, recursos disponíveis e muito mais.
É seguro dizer que não existe uma fórmula que determine esse total para todas as empresas. No entanto, existem algumas diretrizes comuns que devem ser consideradas – seja qual for o perfil, área de atuação e tamanho de sua empresa.
Abaixo estão algumas considerações importantes para garantir que você crie um orçamento de marketing que vai funcionar para sua empresa.
5 dicas para garantir um orçamento de marketing certeiro
Veja nos tópicos a seguir algumas questões que devem ser consideradas ao dimensionar o budget que sua empresa deverá investir em marketing.
1) Lembre-se de ações paralelas ao marketing
Ao pensar em seu orçamento de marketing, você imediatamente lista itens promocionais, como o site, produção de conteúdo, investimentos e mídias digirais e off-line.
Mas tenha em mente que muitas atividades de marketing requerem recursos, como:
- Compras de pesquisa de mercado ou na indústria;
- Ingressos e transporte para feiras e eventos do setor;
- Treinamento ou contratação de colaboradores.
2) Reserve uma quantia para ações de oportunidade
Muitas ações de marketing são previsíveis. Como as que são fundamentadas em feriados e datas comemorativas, calendários promocionais e eventos recorrentes. Mas existem situações que podem surgir de forma aleatória: espaço em uma importante feira do setor, parcerias com influencers, participação em eventos locais, entre outros.
Para garantir que seu orçamento de marketing se mantenha preciso e eficaz, mapeie as tendências, os eventos nacionais e até locais. Defina um orçamento anual e orçamentos mensais, ajustados de acordo com essas tendências.
Contar com o suporte de uma agência de marketing pode ser decisivo neste momento, já que seus especialistas possuem uma visão mais global destas tendências dentro do cenário digital.
3) Invista na lealdade
O foco do marketing está não só na obtenção de novos clientes, mas também na manutenção dos existentes.
A retenção de clientes é importante porque fortalece sua base, aumenta sua credibilidade e desenvolve fidelidade à marca.
Manter clientes existentes também é mais barato do que obter outros novos – uma economia de 300%, na verdade.
Um orçamento de marketing efetivo, que produz um crescimento sustentado, deve alocar recursos para manter a comunicação e a satisfação de seus clientes atuais. Com o tempo, estes clientes se transformam em clientes fiéis, que poderão gerar novos negócios através de poderosas indicações.
4) Otimize seu tempo e seus resultados
O mercado hoje oferece uma ampla gama de ferramentas para otimizar suas estratégias de marketing, seu tempo e especialmente o seu dinheiro.
No entanto, o custo delas pode ser elevado, quando contratadas de forma unitária, e sua operação pode ser complicada demais caso você não seja um especialista no assunto.
Se você não souber utilizá-las com eficiência ou obter os melhores resultados de todas as suas características, o que você economiza em dinheiro não valerá o tempo perdido. Tempo esse que você precisa para outras tarefas – como fazer de fato sua empresa crescer dentro ds sua expertise.
Nesse ponto, contar com uma agência especializada resolve este problema – e uma série de outras questões envolvendo o marketing de sua empresa. Ao trabalhar com a UP2Place, sua empresa terá à disposição um time de especialistas em SEO, Redes Sociais, Mídia Digital, Análise de Dados, trend hunters e as melhores ferramentas – por custos mais competitivos, já que uma agência consegue diluir o custo inicial ao contratar planos que englobem mais clientes.
5) Orçamento de marketing ideal: Mantenha seu marketing focado em seus objetivos
Em algum momento, você pode que escolher entre dois itens que deseja incluir no seu orçamento de marketing – mas só ter verba para um.
Uma das melhores maneiras de garantir a decisão certa é lembrar do seu objetivo principal. Tenha em mente quais atividades estão mais alinhadas com os valores principais e a mensagem geral do seu negócio.