Investir em inbound marketing tem sido uma das principais etapas dos planejamentos de marketing para empresas em todo o mundo. Motivos para isso não faltam: investimentos menores, resultados mais palpáveis, fácil de mensurar – e isso é só o começo.
Mas enquanto alguns CEOs e empresários já vêm adotando a metodologia e colhido resultados, outros ainda têm dúvidas.
Será que a estratégia, que parece tão boa na teoria, realmente se traduz em resultados reais na prática? A resposta é uma só: SIM. Muitos resultados!
É possível citar estatísticas, cases e argumentos que mostram as vantagens de investir em inbound marketing para as metas de sua empresa.
Se você já conhece as vantagens do inbound, mas ainda está enfrentando resistência da diretoria de sua empresa, aqui está sua boia de salvação.
Siga na leitura e confira abaixo três razões definitivas que mostram porque sua empresa deve começar já a investir em inbound marketing:
1) Sua empresa vai reduzir custos
Vamos direto ao ponto: umas das principais vantagens do inbound marketing é seu baixo custo de produção e veiculação.
E baixo custo é baixo custo mesmo: um anúncio de Google AdWords pode custar menos de R$ 1 por dia do budget de marketing. Se você ainda não tem uma agência de inbound marketing, converse com uma sobre isso.
Vamos voltar brevemente há alguns anos e pensar no cenário do outbound marketing. Nesse período, sua empresa tinha opções limitadas para atingir seu lead potencial – TV aberta, jornal, rádio e revista.
O custo de veiculação de um anúncio na TV pode facilmente chegar na casa dos seis dígitos. Fora a verba necessária para a produção do filme publicitário. E o tempo para editar, aprovar e enviar para a veiculação.
Quando sua empresa começa a investir em inbound marketing, consegue atingir mais pessoas com uma fração desse valor e garantir muito mais impacto.
Especialmente por conta da segmentação – outra grande vantagem dessa estratégia. O meio digital permite escolher exatamente o público para quem sua empresa vai anunciar:
- Localização,
- Faixa etária,
- Sexo,
- Hábitos de consumo,
- Ponto em que o lead está no funil de vendas.
Empresas que optam por investir em inbound marketing podem economizar em torno de R$ 65 mil por ano em comunicação. Mas a economia não prejudica o volume de resultados? Descubra no próximo tópico.
2) O ROI das campanhas será cada vez mais alto
Como falamos no item acima, os investimentos em marketing de sua empresa tornam-se mais enxutos com o inbound marketing.
Mas além de enxutos, eles também se tornam mais eficazes. De acordo com estudos da Hubspot, investir em inbound marketing gera um ROI três vezes maior que no marketing convencional.
Isso porque um anúncio de revista ou um spot de rádio é um tiro no escuro – sua empresa está falando com milhares de pessoas aleatórias. Mas quantas dela são de fato clientes potenciais? Não seria melhor concentrar investimentos, tempo e esforços em falar com as pessoas certas na hora certa?
Ainda que sua mensagem consiga chegar a um lead, sua empresa pode não conseguir de fato conduzi-lo através de sua jornada de compras. É preciso contar com a sorte dele lembrar do seu e-commerce ou ponto de venda quando puder.
No inbound marketing não: seu lead já está no meio. Você pode conduzi-lo para seu site, blog, redes sociais, além de captar seu e-mail para receber ofertas e conteúdos.
Ele pode até efetuar a compra naquele mesmo momento, se esta for a natureza do seu negócio. Conversão imediata!
3) Investir em inbound marketing aumenta a taxa de conversão de vendas
Leads são ótimos – especialmente quando se transformam em clientes pagantes. Quando as vendas aumentam, há um aumento potencial de receita.
E investir em inbound marketing, segundo o Hubspot, ajuda sua empresa a aumentar a taxa de conversão em vendas em mais de 40%.
Um dos principais motivos está no que listamos no item anterior: o inbound marketing facilita a condução dos leads para a jornada de compra.
E não é só isso: estratégias de inbound aliadas à análises do Analytics do seu site permitem colher dados fundamentais sobre estes leads.
Sua empresa vai poder compreender de onde esse lead veio (e com isso entender quais estratégias estão trazendo mais resultados) e como ele se comporta em seu site.
E todas essas informações vão alimentar a sua equipe de vendas, que saberá exatamente qual solução este lead procura e em qual momento de compra ele está.
E, a partir daí, formular seu discurso de vendas focado no seu interesse, antes que o cliente tenha a chance de verbalizá-lo.
Concluindo: o inbound marketing pode gerar mais receita e crescimento para a empresa. Mais possibilidades de conversão e eficácia comprovada por custos muito menores.
Agora é só sair e esperar os aplausos.