KPIs para empresas B2B: conheça os principais indicadores

KPIs para empresas B2B: conheça os principais indicadores

Os KPIs para empresas B2B são fundamentais para mensurar o sucesso dos negócios. Pois são eles ajudam a nortear os investimentos, controlar as metas e direcionar os esforços rumo aos bons resultados de sua empresa.

Mas é preciso ser assertivo ao definir estes KPIs. Afinal, se aprofundar em muitas métricas pode desviar a atenção do objetivo principal do marketing, que é envolver-se em uma conversa com leads em potencial.

Por isso, vale apostar no uso de dados para monitorar seu progresso. Assim fica mais fácil impulsionar a criação de conteúdo atraente e de qualidade. Tudo para fazer com que sua empresa se destaque na concorrência.

Então para combinar o potencial mensurável com a criatividade, sua organização precisa se concentrar nos principais indicadores de desempenho (KPIs). Pois são eles que determinam se as conversas que sua empresa está se esforçando para ter com clientes em potencial estão funcionando.

Por isso selecionamos aqui abaixo três KPIs para empresas B2B. Todos fornecem uma visão global e de alto nível do desempenho da sua estratégia de conteúdo. Por isso siga na leitura e saiba mais!

Que tal ir direto ao que interessa: o sucesso do seu negócio? Então clique a seguir e fale já com os especialistas em Estratégias Digitais da UP2Place!

FALAR COM UM ESPECIALISTA

1) Número total de visitantes

Para envolver os clientes em potencial, sua empresa precisa ter certeza de que eles podem encontrá-la em primeiro lugar.

Então isso significa criar um conteúdo excepcional em torno de palavras-chave disruptivas. Se o seu site não está recebendo o número de visitantes desejado, dê uma olhada na sua estratégia de SEO e pergunte-se:

  • A linguagem em torno de sua palavra-chave mudou?
  • Está tentando classificar por muitas palavras-chave na mesma página?
  • É possível aproveitar as oportunidades para otimizar as landing pages das palavras-chave?
  • Seu conteúdo está respondendo às perguntas de seus possíveis clientes?

Assim como o marketing digital é uma conversa entre sua empresa e seus potenciais leads, a estratégia de palavras-chave é uma conversa entre leads potenciais e o mecanismo de pesquisa. Por isso, monitorar o tráfego é uma das principais KPIs para empresas B2B.

Dessa forma, sua empresa precisa fazer parte dessa conversa se quiser aumentar o tráfego orgânico para o seu site. Anúncios Pay-per-click (PPC) também ajudam a direcionar o tráfego para seu site.

Saiba mais: Conheça as principais tendências do PPC para 2023

Então tornar esses leads mais focados nas palavras-chave – ao invés de concentrá-las na sua empresa – ajuda a aumentar as taxas de cliques. Pois assim sua empresa está abrindo as portas para um possível relacionamento, não para uma venda.

2) Taxa de rejeição

Uma “rejeição” ocorre quando um visitante deixa seu site depois de olhar apenas uma página.

O mais comum é ter uma taxa de rejeição de 50% na sua página inicial. As pessoas que não estão interessadas no que sua empresa oferece vão sair – e isso é bom. Você quer atrair leads de qualidade.

Mas uma taxa de rejeição da página inicial muito maior que isso pode indicar um problema com a página. Entre os KPIS para empresas B2B, a taxa de rejeição oferece uma série de dados fundamentais para o sucesso de seus negócios.

Primeiro, dê uma olhada na experiência do usuário. Verifique se o seu site funciona em todos os dispositivos e se é fácil navegar. Veja também se ela carrega rapidamente, sem apresentar erros.

Leia também: Otimizar o site de sua empresa também otimiza o marketing digital

O conteúdo da página inicial precisa ser claro e orientado para os leads: diga aos visitantes exatamente o que sua empresa faz e por que ela é a melhor opção para resolver os problemas deles. Considere as dores de suas buyer personas ao elaborar seus CTAs.

3) Taxa de Conversão

O desempenho de suas landing pages é um dos KPIS para empresas B2B mais importantes – mais até do que o desempenho da sua página inicia, em alguns casos.

Embora qualquer lead possa encontrar sua página inicial, o tráfego da sua landing page deve ser o resultado de uma estratégia precisa de conteúdo.

Leia também: Conversão de leads online em clientes – 5 dicas matadoras

Os visitantes da landing page geralmente estão mais adiantados em sua jornada de compra e mais preparados para iniciar um relacionamento com a sua empresa.

Se as landings estão recebendo cliques, mas sem conversões, verifique questões como:

  • O tipo de linguagem que está sendo usada
  • Se está centrada no cliente ou nos negócios
  • Se os CTAs estão bem diretos e visíveis
  • Que tipo de oferta está sendo oferecida

Lembre-se: o foco precisa estar em seus leads, não em sua empresa. Considere também o que está sendo oferecido. Em vez de uma consulta ou demonstração genérica, considere uma proposta específica orientada por ações.

Verifique também a estratégia que vem sendo usada. Se os visitantes chegarem à sua landing page antes de estarem prontos para fornecer suas informações de contato, sua taxa de conversão será prejudicada.

A jornada de compra é uma parte vital da estratégia de marketing. É preciso saber quais perguntas seus clientes potenciais estão fazendo antes de poder respondê-las.

Como você pode ver, usar KPIS para empresas B2B ajuda a ajustar as conversas que sua empresa está tendo com seus clientes em potencial. Isso atrairá tráfego, aumentará o engajamento e ampliará as conversões.

Temos um material extra sobre KPIS para empresas B2B e geração de leads que pode ser muito útil para seus negócios:

CLIQUE E BAIXE GRATUITAMENTE

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Posts Relacionados