Entenda como o Lead Scoring ajuda a facilitar a qualificação de leads e otimizar os esforços de suas equipes de Vendas e Marketing!

Lead Scoring: amplie já suas oportunidades de vendas!

O lead scoring é crucial para o sucesso dos seus negócios. Pois, junto com a criação e a nutrição de leads, ele auxilia no processo de transformar leads em clientes potenciais.

Quando sua empresa coloca o conceito em prática, passa a saber exatamente o perfil dos leads que serão encaminhados para a equipe de vendas.

Então isso ajuda a realizar negociações com sucesso. Já que leads ruins acabam desperdiçando tempo e capital de qualquer empresa.

Por isso entenda um pouco mais sobre esse conceito e como ele pode trabalhar em prol de suas vendas e de sua receita.

Entendendo o conceito

O lead scoring é um método para qualificar leads de modo a priorizar aqueles que estão mais prontos para a etapa de compra.

Por isso, seu principal uso está na identificação de leads com o maior potencial de vendas. Mas ele também é frequentemente usado em conjunto com ferramentas de marketing, para projetar cenários.

Então quando sua empresa tem acesso a estes dados, os leads com maior potencial podem ser repassados ao time de vendas. Assim é possível dar continuidade no processo de negociação.

Pois trabalhar leads mais qualificados aumentam as chances de conversão. O que aumenta as oportunidades de negócios para sua empresa.

Vantagens de aplicar o lead scoring

A principal razão para utilizar o lead scoring está na possibilidade de fazer com que as equipes de Marketing e Vendas sejam mais eficientes. Ou seja:

  • A análise dos leads passa a ser mais ágil e precisa,
  • Os leads com as melhores qualificações são entregues à equipe de vendas, agilizando o processo de negociação,
  • É possível ter uma comunicação específica com cada lead conforme o perfil e/ou interesse de cada um.

Pois pesquisas recentes colheram dados que provam a eficácia do lead scoring na estratégia de marketing digital de sua empresa.

No total, 42% das empresas apontou o ROI mensurável como o principal benefício do lead scoring. Além disso, 38% citou o aumento das taxas de conversão como vantagem.

Já para 31% o diferencial competitivo está no aumento da produtividade e da eficácia das vendas. Enquanto que 27% apontou a diminuição do ciclo de vendas encurtado.

Em resumo: sua empresa deve começar já a colocar o lead scoring em prática. Pois esses números só confirmam isso!

Como colocar o lead scoring em prática?

O processo de funcionamento deste conceito é simples e se baseia na avaliação de alguns critérios. Sendo assim, gera uma ou mais notas para determinar o nível de maturidade do lead para realizar uma compra.

Existem diversas ferramentas capazes de realizar o lead scoring no mercado. Mas, no geral, planilhas simples em Excel ou até sistemas um pouco mais elaborados são capazes automatizar a tarefa.

Além disso, independente da ferramenta utilizada, vale avaliar o lead em dois pontos diferentes, dando também duas notas.

Pois esta prática proporciona uma melhor compreensão do momento. Além de ajudar a determinar qual ação tomar com aquele lead.

Critérios para qualificação de leads

A etapa de definição dos critérios para qualificação dos leads varia de empresa para empresa. Por isso, procure definir quais os critérios serão mais relevantes em sua operação. Ao invés de apenas se preocupar com o peso de cada um deles.

Sendo assim, estabeleça entre dois e quatro critérios que ajudem sua equipe a identificar se o lead poderá ou não ser um bom comprador.

Um bom ponto de partida é selecionar os melhores e os piores clientes que sua empresa possui. A partir daí, encontrar características comuns neles.

Além disso, é preciso tomar algumas ações que definirão o sucesso da aplicação do lead scoring.

Ou seja, para que sua empresa realmente tenha sucesso no processo é preciso tratá-lo conforme as suas notas.

  • Leads com alto interesse e bom perfil: devem ser repassados ao time de vendas;
  • Leads com bom perfil, mas ainda com baixo interesse: devem ser um pouco mais nutridos;
  • Leads com perfil ruim e muito interesse: economize energia com estes;
  • Leads com perfil ruim e baixo interesse: evite este perfil.

Como vimos, o Lead Scoring é uma excelente ferramenta para “separar o joio do trigo”. Especialmente quando o assunto é repassar os leads para a equipe de vendas.

Pois esta ferramenta pode ser utilizada por empresas de todos os portes, não se restringindo apenas a grandes companhias.

No entanto, a única condição é já estar utilizando a estratégia de Inbound Marketing na sua empresa para a captura de leads.

Descubra todas as vantagens que o Inbound Marketing pode trazer para sua empresa com nosso e-book especial sobre o tema. Clique a seguir e baixe gratuitamente!

E-book UP2Place "O que é Inbound Marketing?"

Pesquisar

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

BAIXE O SEU GUIA PRÁTICO DE GERAÇÃO DE LEADS

O Guia Definitivo da Automação de Marketing

Saiba como utilizar o Digital para Aumentar Vendas e Conquistar Novos Clientes

Clique aqui e solicite gratuitamente uma avaliação da sua Estratégia Digital

COVID-19 Comece a recuperar seus negócios agora!

ABM Account-based Marketing

Guia de Mídia Paga

Ebook Marketing Digital para Indústrias

Representante de Vendas – Digital

Cadastre-se e receba conteúdos inéditos sobre Marketing Digital

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Ebook Guia de ofertas de conteúdo para uma geração eficaz de leads

Posts Relacionados