Marketing de Comunidade Eficaz: é hora de mensurar

Boas práticas no Marketing de Comunidade Eficaz geram clientes potenciais e reais, ampliando suas oportunidades de conversão - comece já!

Este é nosso terceiro artigo da série sobre Marketing de Comunidade Eficaz – então leia também: 

Então você aprendeu um pouco mais sobre o Marketing de Comunidade e como criar uma estratégia voltada para trazer bons resultados.  

De fato, a gestão de sua comunidade é fundamental para promover um sentimento de pertencimento e fidelização, incentivar a participação ativa e garantir um relacionamento estreito com seus clientes. 

Mas medir o sucesso dos esforços de gerenciamento da comunidade requer o monitoramento de métricas específicas.  

Pois esses pontos de dados fornecem informações úteis sobre a saúde e o bem-estar de uma comunidade online. Além de ajudar a avaliar o quão bem os objetivos de sua marca estão sendo alcançados. Bem como quais melhorias podem ser feitas. 

Então venha com a gente e vamos entender tudo que precisa ser observado para garantir um marketing de comunidade eficaz! 

Entendendo as métricas do Marketing de Comunidade Eficaz 

As métricas de desempenho do gerenciamento de comunidade medem e avaliam a saúde, a eficácia e o impacto de uma comunidade.  

Além disso, fornecem insights de dados sobre como a comunidade está crescendo, interagindo e evoluindo ao longo do tempo. 

Por isso, as métricas podem abranger uma variedade de pontos de dados, desde o envolvimento do usuário e os níveis de atividade até a satisfação dos membros da comunidade.  

Essencialmente, essas métricas são o indicador para o sucesso de suas estratégias. Pois ajudam a identificar o que funciona, o que não funciona e onde melhorias podem ser feitas. 

Métricas quantitativas x qualitativas 

Métricas quantitativas são métricas que podem ser medidas numericamente. Pois fornecem dados objetivos que são fáceis de rastrear e comparar ao longo do tempo. Alguns exemplos incluem: 

  • Acompanhar o crescimento ou declínio no número de membros da comunidade 
  • Medir curtidas, comentários, compartilhamentos e participação geral em atividades da comunidade na forma de taxas de engajamento 
  • Frequência de postagens, tópicos ou outras interações dentro da comunidade indicando níveis de atividade 
  • Quanto tempo os membros permanecem ativos na comunidade, a taxa de retenção 

Ao contrário das métricas quantitativas, as métricas qualitativas no Marketing de Comunidade Eficaz são mais subjetivas e baseadas na qualidade das experiências e interações dentro da comunidade.  

Então exigem uma análise mais profunda e geralmente envolvem a coleta de feedback diretamente dos membros. Alguns exemplos incluem: 

Como os membros estão felizes com a experiência da comunidade, seus níveis de satisfação. 

  • A relevância e utilidade das informações compartilhadas na comunidade 
  • O humor ou tom geral dentro da comunidade, muitas vezes medido por meio da análise de sentimentos 
  • Profundidade e significado das interações e discussões 

Principais métricas do Marketing de Comunidade Eficaz 

À medida que suas ações constroem e promovem a comunidade de sua marca, essas métricas ajudam a quantificar o valor de seus esforços, medir os resultados ao longo do tempo e comunicar esses resultados à liderança. Por isso, inclua estas métricas em seus acompanhamentos: 

Relacionado: Diferença entre KPI e métrica – como isso afeta seus negócios 

  • Retenção e uso da comunidade: refere-se à utilização da comunidade – tanto nas mídias sociais quanto em sites e fóruns de discussão.
  • Retenção de clientes: pode ser calculada visualizando o número de usuários ou seguidores que sua marca tem no início de um período. Bem como a quantidade que você tem no final e o número total de novos usuários atraídos durante esse período. 
  • Retenção de público: mostra por quanto tempo um usuário visualiza seu conteúdo, lê suas postagens de blog e/ou ouve seu podcast. Por isso, indica se seu conteúdo está atingindo seu público-alvo com sucesso ou se está simplesmente sendo ignorado. 
  • Métricas de moderação: referem-se aos índices de remoções, banimentos ou bloqueios. São úteis para determinar as regras da comunidade, palavras-chave que precisam ser filtradas e quais tipos de postagens atraem os infratores. 
  • Análise de engajamento: identificam o que seu público gosta de ver da marca – e o que não é tão atraente. Como sua agência de marketing digital trabalha para criar conteúdo, esses números podem permitir que eles modifiquem sua abordagem. 
  • Sentimento social: fornece uma visão mais profunda de como os usuários se sentem em relação à marca, seus produtos e seu conteúdo. Ele expressa o quanto o público confia na marca e pode influenciar a forma como sua marca escolhe interagir online.  
  • Taxa de conversão: mostra quantos usuários em sua comunidade estão concluindo as ações solicitadas pelo seu conteúdo. Então é uma métrica útil para avaliar o que sua comunidade responde e identifica oportunidades para melhorar os esforços de marketing. 
  • Métricas de geração de leads: acompanhar quantos usuários únicos encontram sua empresa e como eles a encontram pode ajudá-lo a entender a melhor maneira de alcançar novos clientes.  

Conte com o Marketing de Comunidade Eficaz para ir além 

Sua comunidade tem o poder de fazer ou destruir sua marca. Pois são as pessoas que fazem compras repetidas, escrevem comentários positivos, criam buzz nas redes sociais e espalham a defesa do boca a boca por toda parte.  

Em última análise, eles controlam a narrativa em torno da sua marca. Portanto, invista na sua comunidade. Avalie as métricas importantes para ver o que está funcionando. Depois, reinvestir nas pessoas que fazem a maior diferença. 

Precisa de mais dicas para construir uma estratégia de Marketing de Comunidade Eficaz? Então agende um horário para falar com um de nossos especialistas hoje mesmo. 

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