O marketing de conteúdo B2B pode ser a estratégia certa para solucionar uma série de problemas deixados pela pandemia.
Afinal, o setor B2B passou por uma série de questões delicadas neste período. Muitas empresas descobriram na marra o quão rápida a transformação digital pode ser quando nossos meios de subsistência estão em jogo.
Além disso, descobrimos que as cadeias globais de suprimentos não são tão resistentes quanto pensávamos.
Descobrimos que o trabalho remoto é uma opção muito mais viável do que fomos levados a acreditar.
Pois nada disso era de fato uma novidade. Na verdade, são assuntos que já abordamos aqui e vimos em portais muitas vezes. O mesmo se aplica ao comportamento do comprador B2B.
Leia também: Entenda o novo perfil dos compradores B2B
Quando falamos sobre como a pandemia mudou as vendas e o marketing B2B, estamos dizendo é que finalmente podemos ver o que ficou em stand by antes. Pois muitas empresas esperaram tempo demais para usar estes recursos.
À medida que reconstruímos e recuperamos o tempo perdido, precisamos evoluir para o próximo nível.
Então essa é a chance de colocar o comprador no centro de nossos esforços. Aqui estão alguns dos maiores desafios pela frente, e como podemos enfrentá-los.
O que é marketing de conteúdo B2B?
O marketing de conteúdo B2B envolve a prática de produzir e distribuir conteúdo, a fim de aumentar:
- Conscientização da marca,
- Tráfego para o seu site,
- Geração de leads mais qualificados,
- Vendas e conversões.
As formas comuns de marketing de conteúdo no B2B incluem:
- Blogs,
- Podcast,
- Boletins informativos por e-mail,
- Infográficos,
- Materiais ricos – como eBooks e white papers.
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Através do marketing de conteúdo sua empresa consegue atrair mais leads e nutri-los de forma eficaz ao longo da jornada. Assim seu time de vendas otimiza tempos e esforços, focando na conversão.
Além disso, sua empresa consegue resolver uma série de questões – saiba mais a seguir.
Vamos resolver problemas de negócios com marketing de conteúdo B2B!
A pandemia trouxe à tona uma série de lacunas em muitas empresas. A principal delas foi a demora em abraçar a transformação digital. Uma questão que, sem dúvidas, custou a sobrevivência de muitas delas.
Além disso, muitas enfrentaram gargalos de comunicação. Por isso, o marketing de conteúdo B2B pode ser uma ferramenta poderosa. Especialmente se sua empresa precisa:
Comunicar empatia
Você não passa por traumas coletivos como todos nós experimentamos nos últimos dois anos sem algumas cicatrizes.
Então as pessoas ainda estão se ajustando, processando, lutando, até mesmo de luto. Ao mesmo tempo, as empresas têm necessidades que sua solução pode atender. Problemas que você pode resolver.
Mas como as marcas podem ajudar sem parecer insensíveis? O marketing de conteúdo B2B é a solução aqui. Dessa forma, é possível estabelecer uma comunicação “de humano para humano”. E ainda oferecer valor real. Então seja útil e gentil em seu conteúdo. Seja um parceiro afetivo para o seu público.
Afinal, sua empresa possui uma série de dados. Você conhece essas pessoas e com o que elas estão lutando. Por isso, está em uma posição única para criar conteúdo edificante.
Mostrar que lidera com propósito
Ultimamente, as empresas têm chegado à conclusão inovadora de que as pessoas se preocupam profundamente com questões sociais.
Parece óbvio? Pois muitas empresas custaram muito – algumas ainda se portam desta forma – a entender que os compradores B2B são seres humanos. Então o apelo emocional tem um papel tão decisivo quanto fatos, dentro de um processo de compras.
A partir daí, essa “epifania” levou a sérias discussões sobre “propósito”:
- O que significa sua marca além do lucro dos acionistas?
- Quais são os problemas que estão no topo da mente dos compradores?
- Como a marca está ajudando a enfrentá-los?
- De que forma podemos deixar as pessoas saberem que compartilhamos seus valores?
Pois o marketing de conteúdo B2B é fundamental para uma marca que está procurando liderar com propósito.
Afinal, este é o melhor meio para contar a história de propósito da marca. Mas podemos ir mais fundo: o conteúdo pode ser uma maneira de amplificar outras vozes. E de ajudar a contar suas histórias.
Sua empresa pode postar frases de impacto sobre o Dia Internacional da Mulher em suas redes sociais. Então agora imagine deixar que uma mulher de destaque na sociedade utilize este espaço para mostrar causas e desafios efetivos?
Ou, indo mais além: sua marca pode mostrar seu apoio contra a Guerra na Ucrânia. Ou levar vozes de refugiados diretamente para um público simpático e mostrar formas de ajudar na causa.
Isso é agir com propósito. Não apresentar um propósito como uma reflexão posterior.
Humanizar a marca
Para muitas pessoas, humanizar uma empresa parece ser um grande desafio. Mas pode ficar mais fácil quando você tem em mente uma questão vital: você não pode humanizar uma marca.
Não foi um erro de digitação: sim, você não pode humanizar uma MARCA. Afinal, é uma marca – não é um humano. Mas as pessoas são.
Então é aí que entra o marketing de conteúdo B2B. Pois essa é a forma certa de apresentar pessoas em nome da marca. Ao invés de tentar falar pela marca.
Por isso, traga seus executivos para o seu conteúdo. Dê espaço para funcionários, influenciadores, especialistas externos. Inclua seus clientes e leads potenciais também. Se você quer realmente humanizar, deixe os humanos saírem de trás da sua marca.
Como? É fácil – você precisa de:
Dessa forma, você tem dois bons caminhos para humanizar sua empresa. Além de mostrar o endosso do mercado para suas soluções.
Assim você também mostrar aos leads potenciais como seu produto já resolveu bem os problemas para os quais eles buscam uma solução.
Construir relações
Atualmente, vivemos neste mundo pós-pandemia (onde ela ainda acontece, mas de uma forma mais suave). Neste ponto, a construção de relacionamentos é uma parte ainda mais crucial do sucesso para os negócios B2B.
Clientes recorrentes, referências e defesa da marca são uma fonte de receita muito mais confiável do que até mesmo a publicidade mais direcionada.
O marketing de conteúdo B2B pode ajudar a construir essas relações. Para estabelecer as bases para um relacionamento, aposte em:
- Oferecer conselhos úteis,
- Compartilhe informações sobre o estado da indústria,
- Mostre as melhores práticas — ou seja, o que seu público precisa para ter sucesso em suas vidas profissionais e até pessoais.
Mas qual é a maneira mais rápida de construir um relacionamento?
- Dar ao seu potencial cliente dados para fazê-los parecer brilhantes na frente de seu chefe;
- Dê reconhecimento aos seus clientes existentes;
- Destaque o incrível sucesso que sua marca os ajudou a alcançar.
Pois quanto mais você levanta e celebra seus compradores, mais eles provavelmente farão o mesmo pela sua marca.
Eleve seu conteúdo para resolver desafios B2B
Foram anos difíceis. E ainda temos um longo caminho a percorrer – emocionalmente e economicamente. As pessoas sofreram traumas individuais e coletivos. Ainda estamos processando e reconstruindo. Além de observarmos os impactos econômicos de todas essas questões.
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Por isso, o melhor a ser feito por sua empresa é usar o conteúdo para o que é realmente bom: contar histórias, amplificar vozes humanas e fornecer valor.
Isso não quer dizer que o marketing de conteúdo B2B deve focar nisso, em vez de impulsionar um resultado de negócios.
Então o que estamos dizendo aqui? Que um conteúdo mais humanizado e útil é a melhor maneira de impulsionar os seus resultados de negócios.
Se você precisar de ajuda – seja para encontrar o tom certo ou colocar tudo em prática, conte com a gente. Nossos especialistas estão prontos para te ajudar com isso. E até mais!