Marketing de conteúdo gera leads para sua empresa? Descubra!
Muitas empresas ainda encaram o inbound marketing com desconfiança – especialmente para aquelas que atuam no B2B. Marketing de conteúdo gera leads? Redes sociais convertem no B2B? Marketing digital realmente funciona?
A resposta para todas essas dúvidas é um grande SIM. O inbound marketing de resultados que é fundamentado por uma boa estratégia de marketing de conteúdo gera leads e conversões. Especialmente no B2B, que exige uma estratégia ainda mais personalizada que a utilizada no B2C.
Siga na leitura e descubra como o marketing de conteúdo gera leads – e como você pode aplicar essa estratégia no plano de sua empresa.
Por que o marketing de conteúdo gera leads?
Para que você possa entender de forma definitiva o que é marketing de conteúdo e como isso gera leads, trouxemos aqui uma definição do Content Marketing Institute:
“Quando pensamos em conteúdo, pensamos principalmente em blogs. Mas o conteúdo pode assumir várias formas, incluindo e-books, guias, estudos de caso, kits, modelos e listas de verificação, vídeos, podcasts, webinars e muito mais. O importante é que o conteúdo seja valioso e relevante.”
É assim que o marketing de conteúdo gera leads – utilizando estes formatos mencionados acima para:
- Atrair os visitantes certos para o seu site (dentro do seu mercado-alvo, com potencial para se tornar leads de qualidade);
- Manter os visitantes envolvidos o suficiente para estarem dispostos a compartilhar informações sobre si mesmos (e, assim, tornarem-se leads qualificados);
- Continuar a manter os leads engajados através da nutrição – com conteúdo relevante e abordagens de sua equipe de vendas – até que se convertam em clientes;
- Gerar compartilhamentos sociais e links de inbound (para atrair ainda mais os visitantes certos);
- Estimular uma forte consciência de marca, que vai atrair a preferência de marca e influenciar futuras compras.
Como fazer marketing de conteúdo que gera leads para sua empresa?
Estabelecer o objetivo geral de sua estratégia é um dos primeiros passos para garantir a eficácia de seu conteúdo.
Sua empresa deve concentrar-se em uma meta única, clara e alcançável – algo como “gerar mais leads de qualidade para passar para vendas e marketing”.
Além disso, é importante:
- Definir seu público-alvo: quem você quer que acesse seu conteúdo? Se a sua primeira resposta é seu mercado-alvo, repense. A melhor resposta aqui é o seu cliente ideal – e as buyer personas são fundamentais neste momento;
- Decidir sua estratégia de conteúdo: fale sobre o que sua empresa conhece. Para obter um norte, vale perguntar-se questões como “Qual é a minha área de especialização?”, “Qual é a competência principal do meu produto ou serviço?”, “O que eu posso oferecer de valor para o meu público-alvo?”;
- Desenvolver ideias de conteúdo e tópicos que se alinhem com sua meta, seu público e sua mensagem central: agora que sua empresa já sabe o ponto central de sua estratégia de conteúdo, precisa se concentrar em ideias específicas para os tópicos – é assim que o marketing de conteúdo gera leads.
Esses tópicos devem estar alinhados com sua meta e mensagem principal. Eles também devem segmentar seu público-alvo, de preferência segmentos distintos com base na persona e no estágio da jornada do comprador em que seus leads se encontram; - Criar um ótimo conteúdo: um ótimo conteúdo é valioso, acionável, orientado por dados e bem escrito. O marketing de conteúdo gera leads quando engaja e provoca uma identificação junto aos seus clientes potenciais, apela à emoção e mostra que há solução para as suas dores. Quando é compartilhável e faz valer a pena a abertura de seus e-mails marketing;
- Identificar formatos de conteúdo e canais de distribuição: descubra onde seus conteúdos vão ser encontrados por seus leads potenciais. Em seguida, encontre formatos apropriados para distribuí-lo: blog, boletim informativo por e-mail, ativos para download, vídeo etc.;
- Definir e acompanhar as métricas: de acordo com o State of Inbound, as empresas que verificam suas métricas três ou mais vezes por semana têm 20% mais chances de obter um ROI positivo. Lembre-se: uma boa estratégia de marketing de conteúdo gera leads – mas ela não é imutável do início ao fim. É preciso acompanhar cada etapa e verificar a necessidade de ajustes sempre que o rumo não estiver de acordo com as metas de sua empresa.