Marketing de performance e o uso de dados para converter mais

O marketing de performance garante à sua empresa um excelente ROI em marketing digital, atraindo resultados expressivos no que você precisa.

O marketing de performance representa uma mudança significativa em relação aos métodos tradicionais de marketing. Pois se concentra em alcançar resultados específicos e mensuráveis, orientando-se por métricas claras e objetivas.

Neste artigo, exploraremos as principais características e benefícios do marketing de performance, bem como as estratégias e táticas que sua empresa pode adotar para obter sucesso nessa abordagem.

Assim ficará mais fácil alavancar a eficácia de suas ações no meio digital. O que vai impulsionar o crescimento dos negócios, aumentar a visibilidade da marca, expandir a base de clientes e maximizar o retorno sobre o investimento em marketing.

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Ou siga na leitura e prepare-se: você pode alcançar resultados excepcionais em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo.

Afinal, o que é marketing de performance?

O marketing de performance é um tipo de marketing digital em que o orçamento e a tomada de decisão são impulsionados principalmente pelos resultados mensuráveis de uma campanha específica.

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Por isso, ele se baseia em um ciclo de feedback ativo e iterativo: execute campanhas, veja o que funciona, dobre, repita.

Do ponto de vista prático, o termo refere-se quase inteiramente a campanhas de marketing pagas. Outros tipos de marketing digital, como mídias sociais orgânicas ou SEO, certamente podem impulsionar as vendas.

Porém, os ciclos de feedback nesses canais são muito lentos para serem considerados verdadeiras campanhas de marketing de performance.

Google e Meta (dona do Facebook e Instagram) são as duas plataformas comuns para a execução de campanhas de marketing de performance no meio online.

Inclusive, o termo marketing de performance foi cunhado logo após o advento da publicidade pay-per-click (PPC), começando com anúncios de banner (display) e Google Search Ads.

Leia também: Conheça as principais tendências do PPC para 2023

Mas embora o termo seja frequentemente associado ao pagamento por resultado, o modelo de faturamento não determina se algo é marketing de performance.

Então as decisões de campanha precisam ser tomadas com base em resultados mensuráveis. Aí sim isso pode ser considerado marketing de performance.

Qual a diferença do Marketing de Performance para outras estratégias?

Na maioria das formas tradicionais de publicidade, o anunciante paga uma taxa adiantada pelo espaço publicitário – independente do desempenho. Então isso pode significar centenas e até milhares de reais gastos sem nunca ver uma conversão.

Mas, no marketing de performance, você só paga quando sua meta for cumprida. Seja ela conversão, ação ou transação. Para deixar mais claro, vamos abordar individualmente a seguir:

Marketing de performance X marketing de marca

Em um mercado cada vez mais saturado de marcas, destacar-se é um desafio. Por isso, o reconhecimento da marca é essencial. Então há muitas maneiras de aumentar o reconhecimento da marca, como:

Alguns deles podem realmente se enquadrar no guarda-chuva do marketing de performance, porque são mensuráveis e os anunciantes pagam apenas por ações específicas.

Marketing de performance X marketing de afiliados

O marketing de afiliados é um subconjunto definido do marketing de performance. Pois ele é inteiramente impulsionado por métricas e metas.

Através do marketing de afiliados, ganha-se uma comissão pela promoção online do produto ou serviço de outra empresa.

Então o comerciante afiliado anuncia em nome do comerciante, com o objetivo de direcionar tráfego, cliques e vendas para o site do comerciante.

Assim, o afiliado recebe pagamento apenas por ações realizadas, como cliques, conversões ou leads.

Marketing de performance X marketing programático

O marketing programático é um método automatizado de compra de espaço publicitário, visando o público mais relevante ao melhor preço possível.

Por isso, a programação está se tornando um ingrediente essencial do marketing de performance, pois permite que os anunciantes comprem melhores posicionamentos em escala e maximizem seu ROI.

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Quais são os principais tipos de marketing de performance?

Atualmente, as empresas em busca de resultados mais expressivos investem em quatro tipos principais de marketing de performance:

Publicidade nas redes sociais

Isso inclui a veiculação de anúncios no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e muito mais.

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Normalmente, essas campanhas são configuradas com uma estrutura de funil:

  • Alcançar novas pessoas (chamada de prospecção)
  • Atrair usuários que visitaram seu site, mas ainda não converteram (retargeting)

Nem toda publicidade nas redes sociais é marketing de performance. Então quando não é usada para gerar conversões, ela também pode ser usada para marketing de marca ou validação de mercado.

Marketing para motores de busca (SEM)

O marketing de mecanismo de pesquisa refere-se à execução de campanhas publicitárias para direcionar o tráfego de mecanismos de pesquisa, como o Google ou o Bing.

Dessa forma, sua agência de marketing digital vai estruturar as campanhas com base nos tipos de pesquisas que segmentam.

Por exemplo, uma empresa pode ter campanhas para o tipo de produto que vende, marcas concorrentes e sua própria marca.

Leia também: 5 dicas para escolher a agência de marketing digital ideal para seus negócios

Marketing de influência

Historicamente, as pessoas nem sempre consideraram o marketing de influência como marketing de “performance”. Mas, nos últimos anos, isso mudou. Pois os influenciadores ficaram mais experientes em negócios.

Além disso, plataformas como o próprio Instagram permitiram que as marcas rastreassem e repetissem adequadamente suas parcerias de influenciadores. Com isso, tornaram-se verdadeiramente orientadas para o desempenho.

Publicidade nativa/conteúdo patrocinado

A metodologia é semelhante ao marketing de influência. Mas, em vez de pagar um influenciador para falar sobre sua marca, você paga uma publicação para escrever sobre ela.

Então um aspecto positivo é que isso garante um alto grau de controle criativo sobre o que eles publicam para sua marca.

Algumas publicações chamam de publicidade nativa, outras de conteúdo patrocinado, mas a estratégia é a mesma.

Inclusive, vale lembrar que, no geral, as publicações têm um requisito regulatório para divulgar que o conteúdo é patrocinado.

Benefícios do Marketing de Performance

Agora que você já sabe o que é este tipo de marketing digital, também deve tentar entender seus benefícios – como:

Mensuração

O principal ponto positivo marketing de performance é a possibilidade de acompanhar seu progresso e medi-lo. Pois ele permite que você defina uma meta mensurável e, em seguida, meça os resultados reais de uma campanha.

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Você pode calcular métricas como CPC, CPL, CPI, entre outra. Além de poder fazer as correções necessárias na campanha se os números forem diferentes do seu alvo.

Alcance

Com o marketing de performance, você pode ampliar o alcance do seu negócio. Especialmente porque as plataformas permitem que você segmente públicos e selecione regiões geográficas onde deseja que seus anúncios sejam exibidos.

Assim, sua empresa pode usar diferentes canais digitais e colaterais para aumentar o alcance do negócio.

Economia

A remuneração de uma campanha marketing de performance é feita com base nos resultados. Portanto, oferece um ROI mais alto e custos efetivos.

Assim, torna-se uma forma acessível de marketing. Especialmente se comparada com os outros métodos tradicionais de promover seus produtos e alcançar o público.

O marketing de performance é para o seu negócio?

Sem dúvidas! Pois esta metodologia está evoluindo e mudando a forma como o marketing é feito. Por ser orientada para resultados, ajuda sua empresa a medir os resultados de seus esforços.

Assim, seus investimentos são efetivos no intuito de impulsionar seu crescimento e expandir seus negócios. Se você quiser ver estes resultados na prática, nossos especialistas podem criar a estratégia ideal para você – é só clicar a seguir.

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