Marketing multichannel como estratégia digital: saiba mais

Você sabia que o marketing multichannel pode ser uma das melhores maneiras de aumentar seu ROI, seus esforços de retargeting e ampliar seu alcance?

Sim! O marketing multichannel permite que sua empresa se envolva com seus clientes e amplie a presença de sua marca em várias plataformas. Sempre usando diferentes táticas.

Vamos entender melhor essa técnica a seguir. Além de conhecer formas de aplicar isso na prática e garantir resultados expressivos para seus negócios. Então vamos lá!

O que é marketing multichannel?

O termo refere-se à prática pela qual as empresas interagem com os clientes por meio de múltiplos canais, diretos e indiretos, para vendê-los bens e serviços. Assim, as empresas usam:

  • Canais diretos: aqueles em que a empresa atinge proativamente o cliente, como lojas físicas, catálogos e correio direto;
  • Canais indiretos: nos quais eles enviam conteúdo através de sites ou mídias sociais, também conhecidos como inbound marketing.

Além disso, existem outros meios de alcançar clientes com marketing multichannel, como:

  • Notificações em dispositivos móveis,
  • Mensagens de texto,
  • E-mail marketing,
  • Sites da empresa,
  • Mídias sociais,
  • Otimização de mecanismos de busca ou GPS para rastrear a proximidade dos clientes com bens e serviços.

Dessa forma, o marketing multichannel combina as práticas de outbound e inbound marketing com o objetivo de alcançar os clientes no canal de sua escolha.

Assim, o processo de compra é controlado mais pelo cliente do que pelo comerciante.

A base do marketing multichannel

Esta técnica se baseia no fato de que os clientes têm mais opções do que nunca em termos de obter informações sobre produtos.

Afinal, a disseminação de canais disponíveis, incluindo o crescimento de e-mails, mídias sociais e móveis, fez com que os departamentos de marketing aumentassem sua presença nesses canais. Sempre a fim de desenvolver seus esforços de gestão de relacionamento com o cliente (CRM).

Por isso, as velhas formas de marketing, como o uso de fontes de impressão, telemarketing e radiodifusão no rádio e na TV não são mais o único foco dos departamentos de marketing.

Esses métodos ainda estão presentes. Porém, fazem parte de uma estratégia maior que inclui novas mídias.

Junto com a transformação digital, as estratégias de marketing evoluem de acordo com a mudança de hábitos dos clientes e suas preferências de comunicação.

Qual é a importância do marketing multichannel?

De acordo com um estudo recente, 73% dos consumidores usam mais de um canal durante a jornada do cliente.

Pois a busca por conveniência dos clientes tem se alimentado em grande parte modelos de marketing multichannel.

Atualmente os clientes exigem acesso e escolha 24 horas por dia, sete dias por semana, em como e onde interagem com o seu negócio.

Portanto, uma estratégia que englobe todos os canais de atuação é importante para quase todos os negócios hoje em dia.

Além disso, os consumidores que veem anúncios em vários canais também têm uma taxa de conversão 24% maior do que aqueles que os veem por um canal.

Quais são os benefícios do marketing multichannel?

Os benefícios do marketing multichannel incluem os seguintes pontos:

Construir relacionamentos duradouros com os clientes

Sua empresa pode oferecer simultaneamente informações, produtos e suporte a prospectos e clientes através de vários canais sincronizados. Dessa forma, pode aumentar o potencial de mercado e o engajamento do cliente.

Na verdade, o feedback recebido de diferentes canais ajuda você e seu time de marketing a construir uma visão de 360 graus do cliente. O que, por sua vez, permite oferecer experiências personalizadas.

Aumentar as vendas e a retenção de clientes

Ao aumentar a conveniência para seus clientes usando marketing multichannel, você será capaz de reduzir as taxas de churn do cliente e maximizar as oportunidades de venda cruzada e venda.

Isso ajudará você a reter mais clientes e, como resultado, aumentar o valor de cada ciclo da vida do cliente.

Criar vantagem competitiva

O uso de uma abordagem multicanal ajuda você a posicionar seu negócio no lugar certo onde seu público-alvo irá encontrá-lo facilmente.

Além disso, a técnica vai ajudá-lo a abrir portas de oportunidades interagindo com seus clientes em canais onde seus concorrentes ainda não estão presentes.

Se bem-feito, os dados dos clientes coletados a partir de interações em vários canais podem ajudá-lo a identificar as necessidades do cliente. Assim como criar novos caminhos para o crescimento.

Aumentar a eficiência do marketing

Os fluxos de dados coletados de vários canais também podem ser consolidados para criar uma visão unificada de seus clientes.

Você pode usar esses dados de clientes para criar mensagens direcionadas, redirecionadas e personalizadas para seus clientes. Assim como atribuir receitas a campanhas específicas.

Canais utilizados no marketing multichannel

Veja a seguir alguns exemplos de canais usados em uma campanha multicanal incluem o seguinte:

  • E-mail: este sem dúvida é o canal de marketing multichannel mais antigo – e um dos mais eficazes;
  • Vitrines físicas: dependendo da indústria, as vitrines físicas podem desempenhar um papel importante na conexão e satisfação do cliente. Eles também podem determinar a abordagem que outros canais farão para corresponder à experiência do cliente na vitrine física;
  • Notificações push: frequentemente exibidas em uma página da web ou em um aplicativo móvel, são ideais para comunicações e oportunidades pontuais;
  • Mensagens SMS: uma boa opção para ofertas ou atualizações sobre algo que previamente indicaram interesse em outro canal;
  • Podcasts: os podcasts são uma maneira de estender a publicidade a um formato de áudio, semelhante aos anúncios de rádio tradicionais;
  • Mídias sociais: ferramentas de escuta que rastreiam o que as pessoas estão dizendo sobre uma marca ou produto podem ser usadas para agregar feedback dos clientes e integrá-lo com uma plataforma de CRM. Além disso, é possível fazer uma análise de sentimentos também pode ser usada para obter insights da entrada do cliente em plataformas sociais.

Próximos passos

À medida que a concorrência pela atenção do público continua a aumentar, marcas que adotam uma estratégia de marketing multichannel sairão na frente.

Hoje em dia, não é mais suficiente publicar um anúncio em um outdoor ou publicar algumas postagens pagas nas redes sociais para gerar os retornos que sua empresa busca.

Agora que você já conhece o conceito de marketing multichannel, aproveite para saber mais sobre outras estratégias relacionadas:

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