Maturidade digital: 5 passos para garantir a de sua empresa

Garantir a a maturidade digital de sua empresa hoje em dia é essencial. Por isso, confira os cinco passos essenciais para isso.

Hoje em dia, a transformação digital não é mais opcional. Por isso, garantir a maturidade digital de sua empresa é essencial.

Especialmente porque o mercado está impulsionando as organizações a adotar novas práticas de negócios. Então a complexidade do projeto de transformação em uma empresa varia de acordo com sua maturidade digital.

Assim, o primeiro passo para alcançar tais iniciativas é determinar sua maturidade digital. Mas você conhece este conceito? Sabe quais são os passos para garantir sua maturidade digital?

Este artigo vai explicar tudo isso. Além de mostrar os caminhos para te ajudar a destacar sua empresa da concorrência. Então siga na leitura e prepare-se!

O que é maturidade digital?

Adaptar e responder às tendências tecnológicas disruptivas: isto é o que a maturidade digital significa para uma organização como a sua.

Durante esse processo, as empresas transformam seus processos de negócios existentes. Sempre com foco em melhorar seu potencial de crescimento e funcionar de forma mais eficiente do que antes.

O que ela não é

A tecnologia ou recursos de ponta não definem a maturidade digital. E também não depende do seu investimento em tecnologia.

Então não é só investir milhares de reais em novos sistemas. Pois se seus funcionários não usá-los porque acham tudo muito complicado, os passos para garantir sua maturidade digital serão em falso.

Por que a maturidade digital é tão importante?

Empresas maduras digitalmente ganham mais. Um estudo mostrou que as vantagens vão além, já que a maturidade digital garante mais:

  • Eficiência para a empresa,
  • Satisfação do cliente,
  • Engajamento por parte dos funcionários. Com refinamentos claros para seus produtos e serviços.

Como a maturidade digital pode fazer tanto? Porque as tecnologias digitais melhoram o que seu negócio pode fazer. E tornar muitas etapas mais práticas e descomplicadas.

A mudança de cenário com a chegada da pandemia

Anteriormente, alcançar alta maturidade digital garantia às empresas uma vantagem competitiva. Porém, a pandemia da COVID-19 mudou isso. Estudos apontam que toda essa movimentação acelerou a adoção de tecnologia digital em até dez anos.

Sendo assim, aumentar sua maturidade digital não é mais sobre vencer seus concorrentes. Pois este está se tornando o requisito mínimo para sobreviver no novo mercado digital first.

5 passos para garantir a maturidade digital de sua empresa

Acelerar esta movimentação é o ponto alto das demandas dos grandes líderes de hoje.

A pergunta que muitos estão fazendo é: “como passamos para a combinação certa de nossos objetivos de negócios, nossos recursos, nosso pessoal e nossa tecnologia para encontrarmos benefícios digitais ao mesmo tempo em que alcançamos o sucesso dos clientes, dos funcionários e dos negócios?”

A maturidade digital é a resposta mais simples para essa questão tão complexa. Pois oferece informações críticas sobre dados, transformando-os em informações significativas.

Dessa forma, as empresas se tornam capazes de criar novos valores e novas experiências para clientes, clientes e organizações. Por isso, é particularmente importante alinhar sua estratégia de transformação digital com objetivos de talento, liderança e negócios.

Pois as organizações e seus líderes serão medidos através de sua capacidade de ser:

  • Adaptáveis,
  • Resilientes,
  • Oportunistas frente aos riscos.

Então o sucesso sustentável dos negócios depende dessa realidade emergente. Mas, do nosso ponto de vista, o digital vai muito além de olhar apenas para a tecnologia como o caminho para a transformação digital.

Pois ela fornece dados brutos e resultados mais rápidos. Mas, sozinha, não oferece o insight necessário para alcançar a maturidade digital.

Por isso, desenvolvemos uma abordagem sistemática de cinco etapas para garantir a maturidade digital de sua empresa. Vamos mergulhar neles a seguir.

1) Avalie seu nível atual de maturidade digital

Quão digitalmente capaz é o seu negócio? Responder a essa pergunta é o primeiro passo para melhorar sua evolução digital. Em um nível mais específico, você pode medir sua maturidade perguntando:

  • Novas tecnologias foram integradas ao meu negócio?
  • Que táticas e estratégias digitais implementei?
  • Minhas estratégias digitais estão me ajudando a vencer a concorrência?
  • Como minhas estratégias digitais refinam a experiência do cliente?
  • Minhas equipes estão capacitadas para aproveitar ao máximo nossas tecnologias digitais?

2) Conquiste os principais stakeholders de sua empresa

Os projetos de transformação digital falham quando os líderes organizacionais não estão comprometidos em garantir a maturidade digital.

Por isso, você precisa ter estes líderes ao seu lado. Para conquistar seus stakeholders, é preciso mostrar a eles como a inovação digital beneficia seus departamentos.

Para sua equipe de vendas, isso pode incluir o uso de ferramentas digitais. Como sistemas de CRM (Customer Relationship Management ou gerenciamento de relacionamento com o cliente).

O recurso pode ajudar a coletar e analisar dados de leads e clientes. Esses resultados podem ser usados para:

3) Desenvolva uma estratégia de maturidade digital de curto e longo prazo

Você pode imaginar suas capacidades digitais dentro de um espectro. De um lado, existem empresas que usam o digital apenas por necessidade. Na outra ponta, estão os disruptores digitais, que fornecem experiências digitais únicas.

Saiba mais: Estratégia de experiência do cliente B2B: mais eficácia para sua empresa

Para progredir ao longo do espectro, você deve desenvolver um conjunto de estratégias de curto prazo. Mas que podem ajudá-lo a alcançar estratégias a longo prazo, mais ambiciosas.

4) Comece pequeno antes de escalar suas iniciativas digitais

Minimize seu risco colocando em prática projetos digitais de escopo menor antes de dimensioná-los para iniciativas de nível corporativo.

Dessa forma, você pode descobrir o que funciona e o que não funciona em um ambiente gerenciável.

Por exemplo: que tal adicionar chatbots ao site de sua empresa para ajudar potenciais clientes a navegar em suas ofertas de produtos? Como começamos devagar nisso? O segredo é experimentar o uso de chatbots apenas em páginas de produtos selecionadas.

Em seguida, monitore cuidadosamente como os leads interagem com os chatbots. Dê atenção extra às frustrações dos usuários frente à ferramenta.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil atualizar as respostas do chatbot para atender melhor às necessidades dos clientes.

Quando seus chatbots forem finalmente adicionados em todo o site, eles estarão prontos para garantir uma melhor experiência do cliente.

5) Mensure o sucesso e otimize seus processos

O que seus stakeholders devem fazer para impulsionar sua maturidade digital? Como suas iniciativas digitais têm se comportado? Como anda seu progresso para alcançar as estratégias de longo e curto prazo? Mensurar seu crescimento de maturidade digital é fundamental para avaliar o sucesso de seus esforços.

Leia também: KPIs de Marketing Digital que todo CEO / CMO deve acompanhar

Além disso, reavaliar suas deficiências permite reformular suas estratégias. E otimizar seus processos pode ampliar o volume e a intensidade de seus sucessos.

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