Com toda essa transformação digital que estamos vivendo, as mídias sociais prometem estar entre as principais tendências do Marketing Digital.
Os números não deixam dúvidas: 45% dos brasileiros passa cerca de 650 horas por mês conectados em suas redes sociais.
Esse cenário apresentam uma série de oportunidades para sua empresa – desde construir um relacionamento com seus clientes até fazer negócios.
Ainda mais se sua empresa utilizar as redes em conjunto com outros canais, como e-mails marketing, marketing de conteúdo e investimentos em mídia digital.
Por isso, ao elaborar o planejamento de marketing digital para o próximo ano de sua empresa, inclua ações como:
Social Selling
O social selling promete ser uma das grandes apostas do marketing digital para os próximos anos. Além dos aplicativos já conhecidos, uma série de novas iniciativas devem surgir no mercado. Todas ampliando suas funcionalidades com foco em vendas.
Além disso, as redes sociais serão cada vez mais utilizadas como canais de vendas através da exploração do seu poder de conexão.
O case da Domino’s é um excelente exemplo. Eles possibilitavam que seus seguidores no Twitter fizessem pedidos usando apenas o emoji do pedaço de pizza em seus tweets.
Mas os planosda marca foram ainda mais ousados: a próxima empreitada da marca é usar drones para fazer suas entregas.
Algumas redes sociais – como Facebook, Pinterest, Twitter e YouTube – já disponibilizam botões de “comprar” nos perfis. Assim os consumidores poderão partir para a compra diretamente das redes sociais.
Por enquanto, a iniciativa ainda não gera números expressivos – mas isso deve mudar nos próximos anos.
Pois a tendência é que mais plataformas adotem a opção. Com isso, os consumidores vão se familiarizar e utilizar mais a funcionalidade.
Exposição nas Timelines
Uma das principais vitrines para sua empresa é o feed de notícias exibidos pelas redes sociais. Afinal, todos os conteúdos com os quais sua rede de contatos interage – páginas ou postagens curtidas, atualizações de amigos com os quais seu perfil está conectado e os grupos dos quais você faz parte – são mostrados no feed.
Isso quer dizer que as pessoas que interagem com as atualizações dos perfis de sua empresa funcionam como amplificadores do seu conteúdo dentro das redes.
Então quanto maior for a sua base de seguidores, maior é o potencial de expansão da marca dentro da rede. Pois esse recurso pode ser encontrado em uma série de redes sociais populares entre os perfis corporativos, como o Facebook, o LinkedIn e o Instagram.
Vídeo
O vídeo tornou-se extremamente popular como estratégia de marketing digital e de conteúdo nos últimos anos. Mas vem sendo cada vez mais explorado pelas marcas.
Esse tipo de conteúdo tem um forte apelo junto ao público, ávido pelas últimas novidades, e tem um alto poder de engajamento junto ao público-alvo. Hoje em dia já é possível:
- Acompanhar lançamentos de novos produtos,
- Eventos da marca,
- Ações de inbound marketing,
- Takeovers das redes sociais por celebridades ou influenciadores web e muito mais.
E a novidade tem tudo para evoluir ainda mais com as novas funcionalidades do Facebook e Instagram. Certamente é uma das grandes tendências do Marketing Digital para o futuro.
Remarketing
O Remarketing é uma ferramenta do Google AdWords. Através dela você trackeia todos os potenciais clientes que visitaram seu site ou baixaram algum aplicativo de sua empresa e não fecharam negócio.
Então vale apostar no Remarketing através de um investimento na rede de displays do Google. Pois isso vai colocar sua empresa no dia a dia daqueles 45% de brasileiros que passam mais de 650 horas/mês conectados nas redes.
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