Mulheres no marketing digital: descubra quem faz a diferença
Cada vez mais as mulheres estão dominando o cenário corporativo: hoje elas correspondem a 44% do mercado formal de trabalho no Brasil. E as mulheres no marketing digital fazem parte dessas poderosas estatísticas
Por isso listamos a seguir uma série de dicas de figuras inspiradoras e insights sobre as mulheres no marketing digital. Siga na leitura e descubra “who run the world” nesse mercado.
Mulheres no marketing digital que você deve acompanhar já
Listamos a seguir alguns grandes nomes do marketing digital mundial que você deve acompanhar já – suas lições, dicas e inspirações podem fazer a diferença em sua carreira:
- Bia Granja: a publisher já foi eleita a 6ª pessoa mais inovadora do mercado de comunicação e marketing no Brasil e é co-fundadora do youPIX, uma plataforma aceleradora de negócios para criadores de conteúdo.
- Purna Virji: Gerente Sênior de Engajamento Global da Microsoft, Purna foi apontada pelo Search Engine Journal como uma das 50 melhores mulheres em marketing digital;
- Martha Gabriel: uma das estudiosas de digital (marketing e tecnologia) mais influente no Brasil, foi apontada entre as principais referências e fontes do Social Media brasileiro;
- Mari Smith: uma das líderes globais em mídia social, foi incluída pelo TopRank em seu ranking das 50 mulheres influentes em Marketing de Conteúdo;
- Carol Rocha: uma das mulheres no marketing digital de destaque no Brasil, a Tchulim equilibra os papéis de mãe, publicitária, podcaster e creator em uma série de projetos – como o #vaidoa.
Inspirações: o que as mulheres no marketing digital podem nos ensinar?
A UP2Place é um bom exemplo de empresa que entendeu o poder e as habilidades das mulheres no marketing digital.
Atualmente, sua equipe é majoritariamente composta por mulheres, que atuam das mais diversas partes do Brasil na busca pelos melhores resultados de seus clientes e parceiros.
Por isso chamamos algumas delas para darem suas dicas para quem quer começar ou aumentar sua participação no setor do marketing digital – confira a seguir:
“Procure e acompanhe alguém que te inspire”
É importante que as mulheres no marketing digital encontrem uma poderosa fonte de inspiração, uma espécie de mentor ou mentora para buscar conhecimento.
Isso pode trazer mais confiança e ajudar a tomar melhores decisões de carreira, além de aproveitar ao máximo as oportunidades.
O tópico anterior trouxe três dicas inspiradoras, mas a Letícia Frasão – Analista de SEM, trouxe mais uma figura inspiradora: “uma figura que sempre me inspirou, fiz cursos dela e depois que a conheci pessoalmente me encantei mais ainda, é a Liliane Ferrari. As aulas e palestras dela são em um nível que você fica deslumbrada de tanto conteúdo bom e da forma que ela passa. Ela é genial!”
“Encontre o seu diferencial”
Todo mundo tem alguma coisa única e especial – tudo o que você precisa fazer é encontrar isso e usar em seu dia a dia.
Martha Rios Guimarães, Gestora de Conteúdo, aposta em suas habilidades de relacionamento interpessoal para fazer a diferença em seu trabalho: “lidamos com pessoas e é preciso habilidade para lidarmos com cada uma delas, respeitando suas características, opiniões e valorizando-as sempre”.
“Construa um network poderoso”
Crie relacionamentos não apenas dentro de seu departamento, mas também em outras áreas – dentro e fora de sua organização.
Construa sua rede agregando outras mulheres que também estejam na trajetória de crescimento profissional. Tente ir para o maior número possível de eventos de rede e diversifique suas conexões.
Uma rede sólida é valiosa para trocar ideias, oportunidades de negócios e aprender as melhores práticas e as últimas tendências.
Letícia Frasão lembrou um importante canal de network: “O LinkedIn também é uma rede social muito útil para isso, lá as pessoas estão focadas em falar de negócios.”
“Seja confiante – ou busque motivos para manter-se confiante”
No universo corporativo, muitas mulheres se calam por conta da opressão do ambiente ou dos colegas de trabalho – quem nunca sofreu um mansplaining no trabalho?
Mas isso nunca deve ser motivo para duvidar de si mesma: não permita que a opinião ou o comportamento dos outros sobre você prejudique seu desempenho.
Para reforçar isso, a dica é estar preparada para os desafios diários. “Sobre a insegurança eu diria que ela é diária, porque trabalhamos com marketing de conteúdo, então, convenhamos, deixou de ser uma área simples. A gente precisa entender minimamente de SEO, formatos de mídia enfim, estratégias de marketing. Fora isso o mercado é impactado o tempo inteiro pela dinâmica ensandecida das redes e das métricas. Ou seja, não dá para ficar parada, ouvindo o canto do cisne, nem em alegoria ou em Schubert” – Camila Pinho, Gestora de Conteúdo.
“Mantenha-se em constante aprendizado”
O marketing digital é bombardeado de tendências, novidades e mudanças constantemente.
As mulheres no marketing digital precisam manter-se por dentro de tudo – consuma os artigos dos principais nomes do setor, faça cursos sempre que possível (existem muitas opções gratuitas disponíveis) e acompanhe os principais portais do setor.
Najla Agueri, Analista de Marketing, explica a importância disso: “o marketing digital é dinâmico, muda a cada dia, sempre tem algo novo, uma nova estratégia, uma nova tecnologia. Estar no setor é ter consciência de que você vai estudar a vida inteira para poder se manter funcional – pois é tudo evolui muito rápido mesmo”.