Com a Otimização de Mídia Social sua empresa pode fortalecer a presença digital e transformar seus canais em máquinas de vendas.

Otimização de Mídia Social: tudo para vender mais

A Otimização de Mídia Social (ou Social Media Optimization – SMO) é uma das principais estratégias de marketing digital que sua empresa pode explorar para vender mais.

Afinal, milhões de pessoas usam plataformas de mídia social regularmente. Assim, existem inúmeras oportunidades para aumentar a visibilidade da sua marca e expandir o seu negócio.

Pois as pessoas passam cada vez mais tempo em redes como o Instagram, o TikTok e afins. Interagindo, descobrindo coisas relevantes e fascinantes e compartilhando com seus contatos.

É justamente essa mídia social, que ajuda a estabelecer enormes redes de conexões e apoiadores, é o canal para promover sua empresa.

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Então como colocar isso em prática, para gerar mais vendas e fortalecer sua marca? Siga na leitura e descubra já.

O que é Otimização de Mídia Social (SMO)?

A otimização de mídia social preenche a lacuna entre o site de sua empresa, a presença digital da sua marca, seus perfis no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram demais redes.

Com isso, sua marca e seus produtos permanecem mais visíveis na web. O que proporciona mais canais para seu público se envolver e interagir com o seu negócio.

Dessa forma, a SMO aumenta a visibilidade do conteúdo em comunidades e redes de terceiros por meio das plataformas de mídia social.

Com isso, o principal objetivo da SMO é aumentar a rentabilidade do negócio. Especialmente porque seu uso contínuo contribui para a melhora das estratégias de comunicação.

Na otimização de mídia social, seu time ou agência de marketing digital usa os metadados para classificar o conteúdo gerado pelo usuário que é postado nas redes sociais.

Leia também: Conteúdo gerado pelo usuário: obtenha os resultados certos

Então esses metadados são organizados por palavras-chave, tags e categorias. A partir daí, geram um índice de conteúdo online pelo qual os usuários podem encontrá-lo.

Então, quando realizada corretamente, a SMO garante que as mensagens da sua marca sejam consistentes em todas as redes.

Por isso, é essencial aprimorar os resultados de pesquisa do seu site. Assim você atrai tráfego de sites sociais e pesquisa orgânica, além de aumentar a conscientização sobre suas soluções e sua empresa.

Diferença entre SEO e SMO

Tanto o SEO quanto a SMO são métodos usados para direcionar o tráfego para um site. Porém, são bem diferentes um do outro:

  • SEO (Search Engine Optimization): técnica para melhorar o tráfego de um site nas páginas de resultados nos mecanismos de busca
  • SMO (Social Media Optimization): estratégia para tornar o conteúdo de mídia social cada vez mais visível para mais usuários

Por que apostar na SMO?

Com a otimização de mídia social, sua empresa pode garantir uma forte presença na web para o negócio. Além de estabelecer uma forte autoridade de marca no meio online.

Leia também: Como gerar autoridade de marca em 5 passos

Além disso, a SMO não apenas apresenta as pessoas ao seu negócio. Mas também ajuda no branding, melhorando a visibilidade e o recall da marca. Assim, ela oferece grandes oportunidades para alcançar o público de nicho:

  • Público qualificado: atração de visitantes segmentados para o site através das atualizações de redes sociais
  • Canais de relacionamento: criação e uso da rede social para se comunicar com pessoas e clientes. Assim é possível responder rapidamente a consultas e reclamações de clientes, fornecer imediatamente informações adequadas e lidar com problemas para garantir boas experiências para os clientes
  • Suporte na criação de buyer personas: através da possibilidade de saber mais sobre os hobbies, preferências e expectativas dos usuários que seguem seu perfil
  • Segmentar e redirecionar: fale diretamente com indivíduos que também estejam em sua área de atuação. Ou opte por segmentar por nível de escolaridade ou até mesmo por seu histórico de compras e páginas curtidas
  • Vantagem competitiva: aborde clientes em potencial antes de sua concorrência
  • Mais oportunidades de vendas: amplie sua base de consumidores, permitindo que clientes que você não sabia que existiam o localizem
  • Mais fidelidade à marca: empresas com índice maior de engajamento nas redes sociais têm consumidores mais dedicados

10 passos para colocar a otimização de mídia social em prática

Agora que você já conhece o conceito e entendeu a importância da SMO para fortalecer suas vendas e seu negócio, é hora de colocar em prática. Para isso, aqui estão algumas dicas:

1) Crie uma boa estratégia

A falta de uma estratégia eficaz de mídia social tem sido um grande obstáculo para as empresas há algum tempo.

Então para fazer isso perfeitamente, você precisa de uma estratégia de otimização de mídia social com um objetivo sólido e conjunto de metas.

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Pois a estratégia ideal foca no crescimento e nos resultados mensuráveis. Então ter uma estratégia no papel pode diferenciá-lo e fazer as melhorias necessárias.

2) Use as palavras-chave certas

Pois os esforços de mídia social e a otimização do mecanismo de pesquisa do site andam de mãos dadas com a análise de mídia social.

Então fica mais fácil aumentar o engajamento em suas postagens de mídia social quando você inclui palavras-chave relevantes em seu conteúdo ou postagens de mídia social.

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Pois essa prática pode ajudar a melhorar sua classificação nos resultados dos mecanismos de busca. Além de aumentar muito o reconhecimento e a visibilidade da sua marca em várias plataformas de mídia social.

3) Publique conteúdo original e de relevante

Criar conteúdo atraente e específico para o seu público-alvo é extremamente importante. Afinal, os usuários podem ser redirecionados para outras plataformas de mídia social, sites ou blogs.

Por isso, sua SMO deve contemplar o uso de imagens, vídeos, infográficos ou outros tipos de mídia ao seu conteúdo.

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Inclusive, um dos motivos pelos quais redes como Instagram, Facebook, TikTok e Pinterest explodiram em popularidade é por causa de seu conteúdo visual.

4) Integre suas mídias sociais com seu site

Adicionar botões que vinculam suas contas sociais ao seu site oficial é uma estratégia simples, mas eficaz, de otimização de mídia social. Assim seus visitantes podem se conectar com sua marca em várias plataformas.

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Além disso, é importante apostar em botões de compartilhamento de mídia social em seu blog. Pois eles facilitam o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais por seus leitores.

5) Defina grupos-alvo em sua otimização de mídia social

Você deve construir sua estratégia de mídia social com seu público em mente. Pois conhecer de fato seu público ajuda a criar mensagens que ressoam com seu cliente potencial.

Afinal, com esses dados em mãos seus conteúdos podem de fato abordar as perguntas, preocupações e questões do público.

6) Organize bem seu conteúdo

É difícil obter comentários e gerar cliques, compartilhamentos e curtidas se seu conteúdo não for exibido corretamente. Por isso é importante ter um site responsivo e voltado para as melhores práticas.

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Então seja uma postagem de blog, apresentação, podcast, eBook ou vídeo, os usuários são incentivados a compartilhar e clicar em links somente se o conteúdo for bem estruturado.

7) Aposte no conteúdo interativo

Envolver seu público com conteúdo interativo pode dar à sua empresa uma presença impressionante nas mídias sociais.

Saiba mais: Conteúdo interativo: 7 benefícios para sua empresa vender mais

De enquetes no Twitter a perguntas no Instagram, há muitas maneiras de engajar seu público. Além disso, o formato ajuda a diversificar o conteúdo da sua empresa.

Conteúdo interativo e envolvente é uma ótima maneira de se conectar com seu público e informá-lo sobre seu produto. Você pode até pedir sugestões aos espectadores, para saber qual conteúdo eles querem ver.

 

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