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Pesquisa por voz: a hora certa para sua empresa investir

Pesquisa por voz: a hora certa para sua empresa investir

Engana-se quem pensa que a pesquisa por voz ainda é uma demanda distante para as empresas brasileiras: a hora de se preparar é agora.

Com a popularização dos dispositivos de assistente de voz doméstica, como o Amazon Echo e o Google Home, no Brasil, a tendência é que cada vez mais as pessoas utilizem o recurso para acessar serviços e produtos.

Existem muitas razões pelas quais é necessário que as marcas adotem estratégias voltadas para a pesquisa por voz – uma tecnologia emergente, que tende a se tornar imensamente popular e que mudará a maneira como o SEO é feito. E isso é só o começo – siga na leitura e descubra como isso impacta seus negócios e como se adaptar a este novo cenário.

A evolução da tecnologia de voz

O início dessa história remonta à década de 1950, mas só nos últimos anos ganhou um progresso mais expressivo – especialmente após o lançamento dos dispositivos voltados para IoT, como Amazon Echo e Google.

Segundo o Google, quase um terço dos 3,5 bilhões de pesquisas realizadas todos os dias são pesquisas por voz. E uma pesquisa afirma que 61% das pessoas de 25 a 64 anos e 57% das pessoas de 18 a 24 anos dizem que usarão a pesquisa por voz mais ativamente no futuro.

Por isso as empresas que desejam permanecer visíveis para os consumidores nos próximos anos terão que encontrar uma maneira de incorporar a pesquisa por voz em suas estratégias de marketing digital. Saiba como colocar isso em prática a seguir.

​​5 etapas para otimizar seu conteúdo para pesquisa por voz

Para garantir que seu conteúdo seja otimizado para este tipo de recurso, coloque em prática estas cinco etapas:

1) Pense nas perguntas frequentes

Embora a linguagem coloquial seja muito mais usual do que no passado, é importante lembrar que ainda existem diferenças entre as frases que as pessoas usam durante a pesquisa por voz e a pesquisa online tradicional.

Uma opção é contar com uma página de perguntas frequentes. Afinal, o que melhor reflete a resposta do snippet de voz que sua empresa recebe quando faz uma pergunta ao Google? Outro caminho é manter essa estrutura em mente ao elaborar ou reformular o conteúdo já disponível em seu site ou blog.

2) Use dados estruturados

Criar conteúdo relevante é a melhor maneira de otimizar a pesquisa por voz. É possível usar dados estruturados para fazer isso. O formato de tópicos, por exemplo, pode ajudar a otimizar o conteúdo do seu site e blog para pesquisa por voz.

Para ajudar a garantir que tudo esteja no lugar, use a ferramenta de pesquisa aprimorada do Google para verificar se você está no caminho certo.

3) Verifique se o conteúdo é compatível com dispositivos móveis

Os smartphones são hoje a principal fonte de pesquisa por voz – por isso esta é uma questão essencial para o seu site.

De toda forma, é importante aplicar o básico da redação de conteúdo otimizada para celular e layout da página:

4) Aponte para os snippets em destaque

Às vezes, quando fazemos uma busca no Google, resposta vem diretamente de um site e o resultado é mostrado na parte superior da página, uma das SERPs.

Aqui estão algumas técnicas que sua empresa pode usar para aumentar sua chance de classificação como um snippet (resultado) em destaque:

5) Explore mais o Google Meu Negócio

Seu site precisa exibir, de maneira bem visível, a localização e informações de contato de sua empresa. O ideal é que estas informações estejam no cabeçalho ou rodapé de cada uma das suas páginas da web. Dessa forma, as pessoas não precisam procurar.

Mas preencher corretamente a ficha de sua empresa no Google Meu Negócio pode garantir uma vantagem extra no caso de uma pesquisa por voz. Por isso siga esta lista ao preencher esse perfil:

A pesquisa por voz já é uma realidade. Qual será a sua?

Atualmente, o mobile já é responsável por uma grande parte dos acessos aos mecanismos de busca – e a pesquisa por voz é reflexo deste novo hábito do consumidor.

Falar é mais rápido e fácil do que digitar. Sendo assim, a pesquisa por voz não pode ser ignorada, uma vez que a tendência é de que cresça ainda mais, e deve fazer parte de uma estratégia digital bem estruturada.

Se você quer começar já a promover estas mudanças, conte com a UP2Place Digital! Fale conosco e descubra como podemos ajudar sua empresa a obter resultados expressivos através do marketing digital!

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