Qual é o status de seu plano de marketing digital para 2023? Pois este é um ótimo momento para refletir sobre suas iniciativas de marketing mais bem-sucedidas neste ano.
Além de analisar para onde você deseja crescer no próximo ano. O que realmente faria a diferença para a sua empresa?
Esteja ele já pronto, em fase final de aprovação ou ainda no campo das ideias, essa leitura pode ser extremamente útil para você.
Sinta-se à vontade para aproveitar essas ideias para seu próprio uso. Ou entre em contato para discutir como podemos ajudá-lo o quanto antes.
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Assim podemos juntos estabelecer as bases para uma estratégia de marketing digital bem-sucedida e abrangente para os seus negócios.
Por que você deve ter um plano de marketing digital para 2023?
- Aumentar seus leads e vendas: esta é absolutamente a razão mais importante pela qual você deve elaborar um plano de marketing digital para 2023.
- Planejamento estratégico: defina e registre facilmente suas metas, estratégias, táticas e segmentos de clientes. Pois um plano bem-sucedido ajudará sua empresa a mapear todas as atividades de marketing digital para apoiar a jornada de compra do cliente.
- Clareza: um plano de marketing digital bem escrito garantirá que as expectativas de todas as partes e partes interessadas sejam claras. Além disso, assim você reduz quaisquer interpretações errôneas do que o marketing digital deve alcançar em sua empresa.
- Acompanhe o progresso: acompanhe facilmente o progresso do seu plano em tempo real. Isso ajudará no gerenciamento de equipes, alocação de responsabilidades, planejamento orçamentário e gerenciamento de projetos.
- Alocação de orçamento e recursos: acompanhar seu orçamento em relação a todas as atividades de marketing digital é fundamental. Assim você evita gastos desnecessários ou deixa de lado ações estratégicas por falta de verba nos últimos semestres do ano.
Estratégia para o seu plano de marketing digital para 2023 e além
Você pode obter muitos insights para 2023 em nosso artigo sobre as tendências do setor para 2023. Além disso, vale também ficar atento a questões como:
1) Foco na criação de conteúdo de RA / RV
O mundo da realidade aumentada e do conteúdo de realidade virtual (RA / RV) ainda está engatinhando.
Mas à medida que a tecnologia continua a se desenvolver, ela só se tornará cada vez mais importante para as empresas. Pois o RA / RV permite que as marcas se envolvam com os clientes como nunca antes.
Afinal, esta pode ser uma experiência imersiva que permite aos usuários experimentar produtos ou serviços de novas maneiras. Incluindo vitrines virtuais.
Mesmo que você não tenha capital para gastar tanto, comece pequeno. Mas não fique fora dessa tendência por muito tempo, porque você pode perder muito no futuro.
2) Aproxime-se de seus clientes
Obter mais dos dados do seu site não é apenas maximizar sua infraestrutura de geração de leads. Trata-se de conhecer mais sobre seus clientes atuais e potenciais.
Há grandes mudanças em andamento na privacidade e na tecnologia que tornarão mais difícil para as empresas encontrar e rastrear clientes.
O Google recentemente adiou sua eliminação gradual de cookies de terceiros até 2024. Mas não se engane, o fim está chegando.
Da mesma forma, atualizações recentes do iOS da Apple tornaram mais difícil acessar dados de usuários de aplicativos. Assim, os consumidores têm mais controle sobre seus dados e estão usando-os.
Como contornar estas questões? Estabelecendo fortes conexões emocionais com os clientes.
Então concentre-se em criar experiências responsivas e personalizadas para seus clientes. Pois é isso que ajuda a construir relacionamentos de longo prazo. Mas como fazer isso na prática? Aqui vão alguns hacks:
- E-mails personalizados e focados em valor que incentivam os destinatários a se envolverem com sua marca e compartilhá-la com outras pessoas,
- Chatbots que podem ajudar os visitantes a responder a perguntas básicas sobre o seu negócio e iniciar o processo de vendas,
- Downloads especiais somente para clientes que criam lealdade e, ao mesmo tempo, geram dados,
- Pesquisas personalizadas e campanhas publicitárias que capturam as opiniões e interesses de seus clientes sem envolver terceiros.
3) Crie conteúdo de vídeo atraente e de alta qualidade
Não há melhor maneira de educar e informar seu público do que usando conteúdo em vídeo.
Afinal, o vídeo também é mais envolvente do que outros tipos de conteúdo. Tudo porque o formato fornece uma experiência visual e auditiva que envolve os sentidos dos espectadores.
Não só é uma abordagem melhor para seus potenciais compradores aprenderem sobre seus produtos. Também é uma maneira melhor de se envolver com eles.
Mais engajamento significa que você atrai mais interesse e motiva os consumidores para a conversão. Por isso cabe então a você converter esses interesses em leads e, em seguida, em vendas.
4) Mais foco na gestão da reputação
Atualmente, a capacidade de gerenciar a reputação da sua marca é ainda mais importante.
Afinal, vivemos em uma época em que qualquer um pode dizer quase tudo o que quiser sobre sua marca on-line com impunidade. Até mesmo seus concorrentes que escrevem avaliações falsas de seus produtos que apontam falhas que nunca ocorreram.
Mais importante ainda, esses comentários podem ficar por aí para sempre. Assim, surge a necessidade de gerenciar a reputação da sua marca. Algo que pode ficar mais prático e efetivo se for tratada por meio de uma agência de marketing digital experiente.
Através de um planejamento estratégico e cuidadoso, a agência pode administrar e até reverter críticas por meio de ações de relacionamento, comunicados de imprensa ou outros caminhos. O que fortalece até sua autoridade de marca.
5) Expanda para várias plataformas de mídia social
A mídia social é uma ótima maneira de alcançar um público mais amplo. Além disso, seu público-alvo provavelmente estará nas mídias sociais. Por isso faz sentido que você também esteja lá.
Plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, TikTok e Twitter permitem que você promova sua marca, se envolva com os clientes e construa relacionamentos com eles.
O segredo é analisar seu perfil de público ideal e ver onde eles passam mais tempo dentro do ambiente digital. Assim você poderá descobrir quais são as redes sociais certas para seu negócio.
Leia também: As melhores redes sociais B2B para alavancar seus negócios
Pois é mais importante investir em fazer algumas plataformas bem do que se espalhar sem critério, tentando desenvolver uma presença em todas elas.
Precisa de um plano de marketing digital para 2023?
Usando essas dicas como um guia, você pode criar uma estratégia de marketing eficaz para o seu negócio. Um plano sob medida para ajudar a alcançar novos patamares em 2023 e além.
Porém, nós sabemos que o fim do ano pode ser corrido, em meio a tantas demandas. Assim, é muito comum que o planejamento do próximo ano fique em segundo plano.
Mas criar seu plano de marketing digital para 2023 não precisa ser um exercício de frustração. Entre em contato conosco — estamos prontos para ajudá-lo a criar uma estratégia de marketing personalizada e exclusiva para suas metas de negócios.