Cada vez mais as empresas investem em Podcast como estratégia ABM. Afinal, a popularidade crescente dos podcasts mostra que implementá-los em sua campanha de marketing B2B pode ser altamente benéfico.
Hoje o Brasil já é o 3º país que mais consome podcasts no mundo. Por isso, usar o formato como a base de sua estratégia de conteúdo ABM pode ajudar a criar uma experiência de compra única para o público.
Vamos dar uma olhada mais de perto no que é o podcast baseado em conta (ABP) e como você pode usá-lo para obter resultados expressivos em sua estratégia ABM.
O que é podcast baseado em conta?
O conceito envolve a criação de podcasts voltados especificamente para suas contas-alvo. Assim, implementar o formato em sua estratégia ABM traz mais personalização para o quadro.
Com o ABP, sua empresa ganha uma oportunidade extra para oferecer uma experiência suave, personalizada e de autoridade ao seu público. Dessa forma, ele pode complementar sua estratégia ABM ou até ser o foco principal.
Leia também: Conheça as 6 melhores estratégias de ABM para B2B
Como isso funciona? Na prática, os podcasts permitem que sua marca se afaste das buyer personas e se concentre em cada segmento de conta ou conta pessoalmente.
Então, as informações transmitidas através do formato carregam um maior grau de personalização, conscientização e orientação do que conteúdos voltados para perfis genéricos de clientes.
Em resumo: falar diretamente com a conta-alvo humaniza sua marca. O que permite estabelecer uma conexão mais forte e impulsionar a venda.
Podcast como estratégia ABM no seu funil de vendas
Como você pode ver, o formato tem um alto potencial para atrair conversões. Especialmente quando analisamos isso com base no funil de vendas de sua empresa:
Hora de criar uma intimidade com seu público
Os podcasts oferecem uma riqueza de oportunidades de engajamento do cliente.
Pois quando as pessoas ouvem sua voz – as entonações, as tiradas inteligentes, sua risada – elas se sentem próximas de você. Elas sentem que estão te conhecendo.
Assim, você deixa de ser um estranho por trás de uma campanha de marketing chamativa. E torna-se um humano em quem eles podem confiar.
Os podcasts podem preencher o interesse e a geração de desejos do funil de relacionamento. Dessa forma, ajudam sua empresa a desenvolver um relacionamento com sua base de clientes.
Pense: em quem você confiaria mais? Uma empresa que tem uma tonelada de dinheiro para gastar em anúncios, mas se sente um pouco impessoal? Ou uma empresa que pode ter menos dinheiro, mas investe tempo em ajudá-lo a conhecê-los?
Podcast como estratégia ABM: uma chance de mostrar sua experiência
Além de formar um vínculo com seu público, os podcasts são uma maneira mais pessoal de mostrar o que você pode fazer, seja sua experiência em encantar a audiência ou desenvolvimento de software.
Bastam 45 minutos a uma hora para ter em mãos o momento perfeito para expressar sua experiência em qualquer assunto.
Além disso, aliar todo esse conteúdo a uma postagem de blog pode ser um conjunto de iscas infalíveis para sua estratégia ABM. Pois isso, definitivamente, vai diferenciá-lo em termos de confiança em sua experiência.
Papel importante na etapa de “consciência” do funil
Quanto mais pessoas ouvirem seu podcast, mais ele será sugerido para outros ouvintes que têm interesses relacionados. Especialmente por conta de alguns algoritmos como os empregados pelo Spotify.
Além disso, há uma boa técnica inteligente para conscientizar sua empresa através de podcasts: ser um convidado no podcast de outra pessoa. Assim como ter convidados em seu próprio podcast.
Nestes dois casos, isso ajuda a ter sua figura apresentada ao público de outras pessoas – e vice-versa. Algo parecido com o conteúdo gerado pelo usuário.
Outras vantagens de aplicar o Podcast como estratégia ABM
Além de seu potencial estratégico dentro do funil de vendas, o formato ainda entrega uma série de outros benefícios – veja a seguir:
Conveniência é chave
Simplificando: os podcasts são fáceis de consumir. Os ouvintes podem ouvir quando, onde quer que.
Hoje, as pessoas estão sem tempo. Todos estão muito ocupados para sentar e digerir informações. Por isso, o Podcasts tem se popularizado. Afinal, você pode ouvir no carro, em uma caminhada, na academia, ou até mesmo no chuveiro.
À medida que os consumidores se movem em direção a dispositivos móveis, o podcast se torna ainda mais eficaz.
Pois os podcasts são feitos para quando seus clientes estão em movimento, proporcionado-lhes uma capacidade multitask. Uma excelente forma de comunicar a versatilidade de seus produtos e serviços.
Hora de se destacar
No cenário atual, as empresas precisam se concentrar no que as torna diferentes da concorrência. Então apostar no podcast como estratégia ABM pode ser uma ótima maneira de conseguir isso.
Se você está produzindo conteúdo de alta qualidade que fornece valor ao seu público, então poderá construir um relacionamento confiável com seus clientes.
Isso pode ser especialmente benéfico para empresas de tecnologia. Pois isso ajuda a educar seu público sobre o valor que sua inovação traz.
Voz à sua empresa
Aqui, é tudo sobre mostrar sua personalidade e também a autoridade de marca.
Pois seu podcast pode mostrar quem sua empresa é, seus valores e cultivar uma imagem distinta entre um público hiper-direcionado. Assim, apostar no formato ajudará a posicionar sua marca como líder de pensamento em sua indústria.
Central de Conversão
Ah, conversão. O termo que adoramos ouvir e o objetivo que queremos atingir.
Pense sob este ponto de vista: seus clientes estão ouvindo podcasts. Então, isso significa que você tem uma oportunidade de ficar na frente deles.
No final das contas, é a era da informação. Seu público está pesquisando informações, então por que você não entrega em um formato envolvente?
Produza conteúdo que possa responder a todas as suas perguntas, ao mesmo tempo em que faz do seu produto/serviço sua solução.
Dica rápida: lembre-se de adicionar CTAs eficazes no final de cada episódio. Teste qual linguagem funciona melhor com seu público e, em seguida, conecte-o em cada gravação.
Alguns pensamentos finais sobre podcast como estratégia ABM
Todos temos um pequeno podcaster dentro de nós, uma voz que anseia ser ouvida.
Mesmo no caso de negócios de nicho muito específico, sempre haverá alguém, na internet, que anseia ouvir mais sobre o assunto.
Além disso, este é um grande caminho para construir uma relação genuína com seu público. Afinal, as pessoas compram das pessoas.
Desse modo, apostar no podcast como estratégia ABM pode ajudar sua empresa a criar uma experiência pessoal e autêntica com sua marca. Além de fornecer conteúdo profundamente personalizado, informações valiosas e estabelecer uma conexão genuína.
Assim será justamente essa conexão próxima e autêntica com sua marca que transformará seus leads em clientes ao longo da vida.
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