Ter um plano de marketing de conteúdo eficaz é essencial para qualquer empresa em busca de resultados expressivos e crescimento de marca.

Por que investir em conteúdo eficaz para a sua empresa?

Atualmente, contar com um plano de marketing de conteúdo eficaz é essencial. Especialmente se a sua empresa quer obter resultados expressivos em vendas e em participação no mercado.

Pois é através dele sua empresa consegue atrair, qualificar e converter leads em clientes. Além de obter o status de especialista dentro de seu segmento de atuação. E também elevar o número de vendas e do faturamento de sua empresa.

Por isso mantenha-se na leitura. Assim você vai saber porque sua empresa precisa começar já a investir em conteúdo eficaz. E, principalmente, como colocar isso em prática.

Começando do princípio: o que é marketing de conteúdo eficaz?

O marketing de conteúdo eficaz é uma abordagem estratégica focada na criação e distribuição de conteúdo. Sempre de alto valor, relevante e consistente.

Seu objetivo é de sempre atrair e reter um público claramente definido. E, em última instância, impulsionar uma ação lucrativa do cliente.

Então em vez de lançar seus produtos ou serviços, sua empresa deve fornecer conteúdo realmente relevante e útil. Tudo para ajudar leads e clientes a resolver seus problemas.

Por isso, uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz inclui ações como:

  • Artigos educacionais em blogs,
  • eBooks e outros materiais ricos,
  • Vídeos,
  • Webinars, entre outros.

O foco de tudo isso é responder a perguntas específicas que seus leads têm. Dessa forma, sua empresa mostra que tem a solução que eles procuram.

É a melhor maneira de transformar seu produto, não importa o quão comum ele seja, em algo diferenciado, eficaz e essencial.

Leia mais: Planejamento de conteúdo e seu papel no inbound marketing de resultados

Como fazer marketing de conteúdo eficaz?

Para ter certeza sobre a real necessidade deste tipo de investimento, é preciso observar o mercado. Um estudo apontou que ser referência em marketing de conteúdo é o objetivo número 1 para empresas do eixo Ásia-Pacífico.

Mas esse movimento é global e vem sendo seguido pelos mercados da Europa, América do Norte e inclusive pelo Brasil.

A questão aqui é que nem sempre essas verbas estão sendo utilizadas da melhor maneira. Pois a maioria das marcas ainda trata seu marketing de conteúdo apenas como publicidade.

Então para que o conceito funcione verdadeiramente, ele deve ser diferenciado. Além disso, também precisa ser produzido consistentemente durante um período de tempo maior. Esforços pontuais geralmente não trazem bons resultados.

Algo parecido com as produções de entretenimento e informação pensados para a mídia convencional, como novelas, minisséries, colunas de jornal e programas jornalísticos.

Se tivéssemos que defini-lo em uma palavra, ela seria relevância. Pois o conteúdo produzido por sua empresa deve contemplar as necessidades de seu público. Assim como mostrar de que maneira as suas soluções podem resolver os problemas delas.

Pois essa é a diferença, se comparada ao método convencional. A publicidade apenas fala como seu produto é bom. Já o conteúdo eficaz mostra porque seu produto é bom para resolver o problema daquela pessoa.

Por que sua empresa deve investir em conteúdo eficaz já?

Resumindo rapidamente, estes são alguns dos principais motivos pelos quais sua empresa deve investir em produção de conteúdo eficaz e inbound marketing:

  • Valores mais baixos de produção e veiculação,
  • Maior assertividade junto ao público-alvo através da segmentação,
  • Métricas efetivas de acompanhamento dos resultados.

Por isso, criar seu próprio conteúdo oferece aos seus negócios uma variedade de oportunidades para aumentar as vendas. Qualquer forma de conteúdo original ajuda a transformar os consumidores que buscam informações em clientes. Por isso:

  • Publique artigos em seu blog corporativo,
  • Grave um podcast,
  • Compartilhe lançamentos de produtos, participações em eventos do mercado ou palestras de seus especialistas,
  • Explore os recursos de vídeos das redes sociais.

Mas se isso ainda não o convenceu, listamos abaixo quatro razões infalíveis:

1) Poucos riscos e custos baixos

Publicar anúncios no Facebook, iniciar uma campanha PPC ou investir em anúncios gráficos custa caro. Além disso, envolve etapas de produção de imagens, confecção de layout e muito mais.

Fora o período até descobrir o mix de marketing certo para gerar tráfego de qualidade para o seu site através destes anúncios pagos.

Enquanto isso, o marketing de conteúdo eficaz possui poucos custos iniciais. Especialmente porque deve ser publicado em seu próprio site ou redes sociais.

2) Complemento da estratégia de marketing atual

Se sua empresa já está executando uma campanha PPC, trabalhando o SEO e investindo em mídias sociais, produzir conteúdo próprio só vai fortalecer estas ações.

No caso do PPC, ele proporciona outras alternativas de contato entre o lead e sua marca. Os artigos, publicados em seu blog serão o local perfeito para direcionar esses leads às respostas que estão procurando.

Se sua empresa já implementou o SEO em seu site, você conhece a importância das palavras-chave para aumentar seus resultados em rankings de pesquisa.

Pois os artigos no blog permitem incorporar mais palavras-chave de uma maneira amigável. Assim fica mais fácil melhorar seu rankeamento de forma orgânica e econômica.

Leia também: O que é tráfego orgânico – e como ele pode ajudar seu negócio

As mídias sociais se beneficiam com o aumento de conteúdo relevante disponível para ser trabalhado. Dessa forma, sua marca amplia sua participação na rede e também fortalece sua presença digital.

3) Gerenciamento do tráfego direcionado para o site de sua empresa.

A estratégia ajuda a trazer mais visitantes para seu site através de todos os canais acima mencionados. Com uma vantagem: esse tráfego é mais qualificado.

Tanto que estudos já demonstraram que o marketing de conteúdo eficaz é mais eficaz na obtenção de leads do que o modelo convencional.

Pois sua empresa está se conectando com os clientes no momento certo: quando eles precisam de informações sobre a solução que você tem para oferecer.

Ao invés de empurrar uma propaganda, sua empresa lhe oferece conteúdo útil. Dessa forma, cria mais confiança e ajuda a estabelecer um relacionamento.

Conteúdo eficaz: é hora de remar a favor da maré

Vale ressaltar que provavelmente todos os seus concorrentes estão apostando no marketing de conteúdo. Então talvez você esteja atrasado.

Pois hoje cerca de 88% das organizações B2B estão alavancando o marketing de conteúdo para expandir seus negócios. Assim como 76% das empresas B2C.

Então a hora de começar a investir em conteúdo eficaz é agora. E nós, da UP2Place, podemos ajudar a recuperar o tempo perdido.

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