Descubra como a Prova Social é importante para o seu negócio - e também como usá-la em prol de suas vendas e geração de receita.

Prova Social: entenda o conceito – e como isso ajuda seu negócio

Você conhece o conceito de prova social? E a importância dela para o sucesso dos seus negócios? Pois deveria!

Afinal, nossas decisões são sempre influenciadas por algo. Seja indicação de amigos, matérias na TV ou em seu portal preferido, postagens nas redes sociais de influenciadores e por aí vai. Pois todas essas influências são chamadas de Prova Social.

A Prova Social existe porque vivemos em uma sociedade. Afinal, todas as outras pessoas ao seu redor e as escolhas que elas fazem nos influenciam. Especialmente quando se trata dos nossos comportamentos e hábitos de consumo.

Atualmente, muitas empresas já têm explorado isso em suas estratégias de marketing digital como uma maneira de incrementar suas vendas. Assim como para aumentar sua geração de receita.

Então agora é a sua vez de aprender como aproveitar essa ferramenta. Basta seguir na leitura conosco.

É hora de se aprofundar no conceito

A Prova Social é um fenômeno psicológico que se refere à dependência das pessoas por feedbacks. Assim como pelas ações dos outros para determinar o que é certo e errado em uma determinada situação.

Este é um conceito tão antigo quanto o próprio marketing. Afinal, testemunhos de personalidades endossando produtos é um dos formatos mais antigos da publicidade.

Mas a transformação digital e a chegada das redes sociais ampliaram a força da Prova Social. Pois hoje estes feedbacks são mais rápidos, acessíveis e visíveis.

Como resultado, empresas de todos os portes estão percebendo que essa influência é uma parte importante de sua presença digital.

Mas como explorar isso da forma certa? É o que você vai ver no tópico a seguir.

Como aplicar a Prova Social em seu negócio

O primeiro passo é ter total consciência de sua eficácia. E, em seguida, procurar maneiras de aproveitá-la dentro das estratégias que você já faz.

Pois um dos melhores gatilhos para estimular a Prova Social é oferecer um ótimo produto para o público.

Por quê? Porque um produto sensacional é comprado por muitas pessoas, que indicam para outras várias pessoas. Assim, elas até postam sobre isso em suas próprias redes sociais.

Este é um bom exemplo de prova orgânica. Pois ocorre de forma natural: sua empresa apenas dá às pessoas o que elas querem e elas influenciam futuros clientes potenciais.

Leia também: O que é tráfego orgânico – e como ele pode ajudar seu negócio

Outra opção é produzir um bom marketing de conteúdo. Afinal, quando você tem um artigo ou post que é muito compartilhado, ele se torna popular.

Assim as pessoas passam a incluir sua marca em conversas sempre que sua indústria é discutida. Sendo assim, sua empresa recebe o rótulo de autoridade, uma especialista no tema.

Saiba mais: Como gerar autoridade de marca em 5 passos

Além disso, sua marca ganha menções positivas e de forma contínua. Assim as pessoas passam a reconhecer sua empresa como alguém que é bom no que faz. Então por que não experimentar as suas soluções?

Isso é a Prova Social: dar-lhe status com base em referência social.

Como usar as redes para produzir Provas Sociais

Empresas de pequeno e médio porte podem ver seu negócio crescer em níveis inimagináveis. Ou quebrar completamente. Tudo por conta de uma Prova Social.

E como as redes sociais são um canal influente para fornecer este tipo de dado, você precisa aprender a usá-las a favor dos seus negócios.

Por isso veja aqui na sequência nossas dicas para as três principais redes fontes de Prova Social:

Instagram

Conseguir uma Prova Social através do Instagram é bastante simples: estimule as pessoas a compartilhar suas experiências com seus produtos na rede. Para isso, poste em uma hashtag específica, que permita rastrear o conteúdo depois.

Além desse endosso, sua empresa também passa a ter uma fonte contínua de conteúdo para usar em suas próprias redes. Basta pedir a autorização de uso pelos comentários.

Se você praticar o engajamento adequado nesta mídia social, sua presença digital vai crescer, criando um ciclo de Prova Social.

Saiba mais: Geração orgânica de leads no Instagram: comece já!

Foursquare

Muitas empresas perdem a oportunidade de fortalecer sua marca em aplicativos de resenhas e opiniões – como a área de check in do Facebook e o Foursquare. Até o TikTok hoje é uma referência neste setor.

A nova versão do aplicativo tem como objetivo alavancar descobertas pessoais. Assim as pessoas podem encontrar o melhor restaurante ou lavanderia em sua região.

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As pessoas são capazes de fornecer opiniões, a Prova Social em sua essência, diretamente para as empresas.

Então para certificar-se de que sua empresa está colhendo boas Provas Sociais, construa seu perfil e certifique-se de moderar seus comentários.

Se houver uma menção negativa, mostre a qualidade de seu atendimento ao cliente, respondendo da maneira correta e mostrando que sua empresa se preocupa com seus clientes.

Facebook

Estimule as pessoas a deixarem seus comentários na área de avaliações ou a fazer check in quando chegarem ao seu ponto de venda.

Leia também: Descubra como otimizar sua estratégia B2B no Facebook

Isso fornece a validação da qualidade dos seus serviços e das vantagens de se tornar cliente ou parceira da marca. Você pode ainda colocar essa área dentro do seu site.

Converse com sua agência de marketing digital sobre essa possibilidade.

Quer uma estratégia eficaz de prova social? Fale com um especialista

Como você pode ver, a prova social é uma das melhores maneiras de conquistar a confiança do seu público e construir ou reforçar a reputação da sua marca.

Pois seja na forma de depoimentos positivos de clientes satisfeitos, avaliações em sites especializados ou menções em mídias sociais, essas provas são fundamentais para o sucesso do seu negócio.

Então se você quer uma estratégia eficaz para ajudar a obter e explorar ao máximo as provas sociais em prol de seu negócio, você precisa da UP2Place.

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