Provas sociais no marketing digital: descubra como explorar já

Explorar as provas sociais no marketing digital de sua empresa pode influenciar as decisões de compras de seus leads - comece já!

Muitas empresas usam as provas sociais no marketing digital, especialmente como uma poderosa ferramenta de conversão.

Entender seus clientes é o melhor caminho para uma estratégia de marketing bem-sucedida. Afinal, como e por que eles vão escolher suas soluções em vez de outras opções do mercado?

Por isso, os comentários positivos e recomendações sobre seus produtos são tão importantes. Assim como os depoimentos mostrando a experiência de clientes anteriores. Tudo isso contribui para uma decisão de compra.

Com isso em mente, hoje queremos mostrar a você como aplicar as provas sociais no plano de marketing digital de sua empresa. E como isso vai fazer a diferença para o seu negócio. Vamos lá!

 

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Recapitulando sobre prova social

A prova social refere-se ao fenômeno psicológico que ocorre quando as pessoas adaptam seu comportamento com base nas ações dos outros em uma determinada situação.

Saiba mais: Prova Social: entenda o conceito – e como isso ajuda seu negócio

No caso do marketing digital, isso está diretamente conectado à influência e à persuasão. Pois essa é a forma de nos sentirmos mais seguros: se um produto ou serviço está fornecendo valor para os outros, é mais provável que faça o mesmo por nós.

Com certeza você já tomou decisões com base em provas sociais. Como seguir a recomendação de um especialista ou influenciador do setor. Ou escolheu um produto com base nos comentários positivos.

É natural: a maioria das pessoas hesita em ser a primeira a experimentar um novo produto ou marca. Mas ver outras pessoas experimentá-lo as torna mais confiantes em fazer uma compra ou iniciar uma avaliação gratuita. Simplificando, esta é a prova social em ação.

Qual é a importância das provas sociais no marketing digital?

A importância de uma prova social para qualquer negócio é aumentar as receitas.

Boas descrições de produtos, CTAs eficazes e uma ótima estratégia de conteúdo: tudo isso é um bom começo. Mas são as provas sociais que conduzem os clientes em potencial para fazer uma compra.

Mas, além do aumento das receitas, existem outras maneiras pelas quais a prova social pode ajudar sua empresa – incluindo:

  • Criar uma comunidade de defensores da marca a longo prazo
  • Reduzir suas despesas gerais de marketing
  • Acelerar as vendas
  • Mostrar sua experiência e autoridade ao mercado

Saiba mais: Como gerar autoridade de marca em 5 passos

Lembre-se: o Google incentiva o uso de provas sociais no marketing digital. Pois os rastreadores e bots da plataforma constantemente analisam páginas da Web em busca de afirmações de credibilidade e autoridade.

Assim, as recomendações, avaliações e agregadores de prova social, como links para sites de consumidores, podem aumentar os rankings. Especialmente para empresas locais.

Isso ajuda a explicar por que as empresas locais otimizam seus perfis do Google Business, adicionando classificações.

Pois quanto mais e melhores classificações uma empresa tiver, maiores serão as chances de gerar mais cliques a partir das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).

10 maneiras de usar as provas sociais no marketing digital

As vantagens da prova social vão além do reconhecimento da marca, da confiança e do aumento das receitas.

Por isso vamos explorar como você pode aproveitar o poder da prova social para atrair mais vendas, reconhecimento e crescimento no mercado.

1) Faça parcerias com influenciadores e especialistas

As empresas B2B e SaaS podem explorar recursos de conteúdo do marketing digital, como:

  • Estudos de caso
  • Recomendações de produtos
  • Depoimentos

Mas além dessas opções, empresas de SaaS, B2B e B2C também podem aproveitar o poder de influenciadores de nicho e especialistas do setor.

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Pois esses especialistas / influenciadores construíram um número constante de seguidores nas mídias sociais. Além disso, estas pessoas possuem uma credibilidade de especialistas em seu campo, ganhando assim a confiança de seus seguidores – potenciais leads para a sua empresa.

Mas lembre-se: é preciso fazer parcerias com as pessoas certas. Então os influenciadores escolhidos devem se alinhar com os valores da sua marca e estar entusiasmados com o seu produto / marca.

Só assim você vai garantir uma atuação eficaz das provas sociais no marketing digital do seu negócio.

2) Adicione depoimentos em páginas de vendas e redes sociais

Clientes satisfeitos são o melhor tipo de marketing para qualquer negócio.

Não só as pessoas são capazes de escrever comentários e deixar classificações. Mas também podem compartilhar fotos ou vídeos de seus melhores momentos.

3) Compartilhe resultados obtidos por clientes atuais como provas sociais no marketing digital

Conhecer a opinião de clientes atuais sobre seus produtos e serviços é fundamental. Pois ajudam a nortear suas campanhas e até em novos lançamentos.

A Netflix é um ótimo exemplo de uma marca que aproveita o ciclo de feedback do cliente para adaptar seu conteúdo.

A empresa realizou uma enquete no Twitter e a maioria dos telespectadores votou esmagadoramente por uma segunda temporada da série Stranger Things – um de seus grandes sucessos.

4) Use estudos de caso como provas sociais no marketing digital

Esta é uma ferramenta poderosa para demonstrar o que os clientes em potencial podem esperar do seu produto ou serviço.

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Por que os estudos de caso são importantes enquanto provas sociais no marketing digital?

Porque eles apoiam as reivindicações da marca, fornecendo dados reais. Além disso, também demonstram como alguém usou seu produto com sucesso. Por fim, eles constroem credibilidade e confiança.

5) Explore as menções na mídia

Não subestime o poder de uma menção da mídia na construção de provas sociais. Pois as menções da mídia, sejam impressas ou audiovisuais, podem influenciar as massas ou até mesmo uma audiência de nicho para sua marca.

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Além da autoridade da mídia, psicologicamente, há um poder em ser mencionado positivamente por diferentes veículos independentes. Pois isso reforça sua credibilidade e expõe sua marca a diferentes públicos.

6) Aproveite o conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é uma das maneiras mais poderosas de gerar provas sociais no marketing digital. Especialmente nas mídias sociais.

Saiba mais: Conteúdo gerado pelo usuário: obtenha os resultados certos

Ao incentivar seu público a enviar conteúdo relacionado à marca, você pode criar confiança e autenticidade. Além de aproveitar o poder das conexões fora de sua rede.

A GoPro é um excelente exemplo de uma marca que aproveita o conteúdo gerado pelo usuário para promover novos produtos, promoções e prêmios. Pois seu perfil no Instagram é quase que totalmente formado por uma série de conteúdos impressionantes produzidos por usuários de produtos GoPro.

7) Incentive os clientes a escrever comentários

As avaliações de clientes são importantes provas sociais dentro de uma estratégia de marketing digital.

Não só pelo endosso à marca, mas que são o tipo de prova de “confiança” que os mecanismos de pesquisa como o Google desejam.

Pois o Google exibe com destaque avaliações positivas no nível superior de suas SERPs, especialmente para empresas locais.

Então se você tem um novo produto, mas poucas ou nenhuma avaliação disponível, tente convencer os clientes a escrever um depoimento através de incentivos. Como um cupom de desconto para uma próxima compra, por exemplo.

8) Aposte em Perguntas & Respostas para ter provas sociais no marketing digital

Adicionar uma seção “Perguntas e respostas” às páginas de seus produtos é uma estratégia eficaz. Pois cria uma comunidade em torno de sua marca.

Assim, essa comunidade de marca atua como uma forte fonte de provas sociais no marketing digital. Além de ajudar a transformar visitantes em clientes e clientes em evangelizadores da sua marca.

9) Obtenha bons backlinks para o seu site

Se o seu conteúdo está atraindo organicamente backlinks de outros sites respeitáveis e, como resultado, subindo SERPs, sua autoridade é melhorada. Juntamente com a confiança dos clientes em potencial.

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À medida que eles veem os outros usando seu conteúdo para reforçar o seu próprio, sua marca se torna a “especialista” aos olhos deles. E sabemos que a confiança é um fator significativo no comportamento de compra.

10) Responda a todas as menções e comentários positivos

A menção espontânea do nome da sua empresa nas mídias sociais é algo muito poderoso. Pois as organizações gastam enormes quantias de dinheiro na construção de citações.

Então quando você recebe menções orgânicas de seus clientes ou mesmo de parceiros, esse é o momento de aproveitar essas provas sociais no marketing digital para:

Lembre-se: estas menções são o tipo certo de prova social, que ajudam a construir uma marca.

Aproveite as provas sociais na sua estratégia!

A prova social não é apenas um conceito psicológico abstrato. Quando alavancada corretamente, pode levar sua marca para o próximo nível:

  • Aumentando as taxas de conversão e vendas
  • Garantindo maior fidelidade do cliente
  • Estabelecendo confiança e credibilidade da marca
  • Gerando resultados mais estratégicos nos mecanismos de pesquisa
  • Otimizando seus investimentos em marketing

Mais importante ainda: sua estratégia de prova social deve ser centrada em se familiarizar com seu público-alvo. Por isso, identifique quais canais e tipos de prova social seriam mais eficazes para eles antes de lançar qualquer nova estratégia.

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