Ir além do Inbound Marketing: qual é o momento certo?

Ir além do inbound marketing e ampliar a atuação de sua empresa no marketing digital pode ser o diferencial para garantir bons resultados.

Além disso, O inbound marketing tem inúmeras vantagens e é uma maneira eficaz de atingir o consumidor atual. Mas é bastante comum que as empresas foquem só nessa estratégia e esqueçam que, em alguns casos, é preciso ir além do inbound marketing.

Afinal, o inbound deve ser encarado como uma base da estratégia de marketing a ser construída por sua empresa. Por isso, deve ser algo mais que um plano autônomo e pontual.

Por isso, ir além do inbound marketing e integrar várias estratégias e métodos pode ser mais eficaz. Dessa forma, fica mais fácil fazer sua empresa crescer e ter mais oportunidades de negócios.

Então siga na leitura e descubra o que sua empresa deve incluir em seu próximo plano de marketing. Ou integrar desde já, por quê não?

Indo além do inbound marketing: dados, dados e mais dados

A criatividade ainda é fundamental para definir a representação visual de sua marca. Mas, para fazer inbound marketing de resultados, é preciso adotar uma abordagem científica.

Isso envolve a ampla gama de dados que sua empresa já movimenta diariamente. Porém, é preciso englobar também a massa de informações que talvez não esteja se apropriando e utilizando da melhor forma.

É preciso manter os olhos para informações como:

  • Ciclo de receita;
  • Número de visitantes do site por mês;
  • Taxas de conversão;
  • Leads qualificados enviados do marketing para vendas;
  • Oportunidades de vendas;
  • Propostas enviadas;
  • Novos cliente;
  • Ciclo de vida dos clientes;
  • Receita média, entre outros.

São estes dados que fornecem o caminho para as estratégias e táticas que precisam ser planejadas, projetadas, executadas e otimizadas ao longo do tempo para gerar os resultados que sua empresa busca.

Então é preciso ir além do inbound marketing e proporcionar experiências únicas. Saiba como fazer isso com as dicas do tópico a seguir.

Personalize a jornada do consumidor

Uma parte importante dos dados que mencionamos acima está na análise da jornada de compra de seus clientes em potencial. Esta análise é ainda mais válida quando observamos o processo de conversão no B2B. Por isso, é preciso saber:

  • Quais perguntas eles estão fazendo,
  • Que tipo de informações precisam,
  • Que outras opções estão considerando,
  • Como estão avaliando suas opções,
  • Quem de sua empresa está participando dessa jornada.

São estes dados que ajudam a construir um marketing de conteúdo eficaz. Dessa forma, sua empresa consegue colocar o argumento certo na hora certa e para a pessoa certa.

Justamente por isso é que sua empresa precisa saber também quantas pessoas fazem parte de cada decisão de compra. Além disso, também trabalhar em estratégias personalizadas para cada pessoa deste processo.

O que convence o CMO pode não ser o argumento decisivo para o CFO. Então é preciso ir além do inbound marketing e pensar em ações personalizadas, conteúdos específicos e esforços diferenciados.

Aprenda com os acertos dos outros

Amazon, Netflix e Starbucks são exemplos de empresas que estão indo além do inbound marketing e ressignificando o padrão para a experiência do cliente.

Como isso afeta sua empresa? A resposta é: as pessoas esperam que você entregue experiências semelhantes.

Pergunte aos seus clientes mais recentes por que eles escolheram sua empresa. Provavelmente a resposta deles estará conectada ao processo de vendas e à experiência que tiveram com sua marca durante a jornada do consumidor.

Tornar as interações com suas equipes de marketing e vendas mais eficazes pode parecer um grande esforço de tempo e principalmente de dinheiro. Porém, são essenciais para gerar novas receitas.

Isso garante que cada ponto de contato em sua empresa reforce sua proposta de valor e conte uma história que diferencie seu negócio da concorrência. Então pense nisso ao elaborar o planejamento do próximo ciclo!

Aposte na tecnologia para ir além do inbound marketing

A transformação digital gerou nas pessoas e nas empresas um senso de urgência sobre a necessidade de adoção dos avanços tecnológicos disponíveis.

Com isso muitas organizações apostaram na aquisição de softwares e soluções para marketing – mas esqueceram dos planos de implantação. Ou encararam a ferramenta como santo milagreiro, acreditando que o software ia consertar magicamente qualquer coisa errada com sua estratégia e execução de marketing e / ou vendas.

Mas a verdade é bem diferente. Não importa o que as empresas de software digam: sem um plano de estratégia e táticas, qualquer software pode ser inútil.

Pense diferente! Analise quais ferramentas de plataforma seriam necessárias. Qual automação de marketing, que CRM e qual software de atendimento ao cliente sua empresa precisa para proporcionar uma experiência do cliente realmente notável?

É por isso que a melhor solução é contar com uma agência especializada, que vai além do inbound marketing.

Mais do que apontar quais são as ferramentas certas para o seu negócio, elas podem fornecer estas mesmas ferramentas por preços mais competitivos. Além disso, estes recursos serão operados por especialistas no mercado. Com o suporte deles sua empresa poderá extrair os melhores resultados e realmente trazer valor para as suas metas.

Para ir além do inbound marketing, é preciso se aprofundar no conceito. Por isso clique e baixe agora mesmo nosso e-book sobre o tema!

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